Jump to content
  • 0

Diversificação FIIs

Lourenco Joao Vicenzi

Pergunta

Olá sardinhas,

Analisando alguns FIIs me deparei com vários interessantes, alguns do mesmo setor. Na opinião de vocês, faz sentido ter em carteira mais de um FII de shoppings, logística...?

Em minha humilde opinião, como os FIIs não são ''concorrentes'', faz sentido diversificar entre mais de um FII de um mesmo setor desde que ambos os fundos estejam de acordo com a estratégia e que ainda assim haja outros tipos em carteira.

• Brabo 3
Link para compartilhar

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
4 minutes ago, Lourenco Joao Vicenzi disse:

Olá sardinhas,

Analisando alguns FIIs me deparei com vários interessantes, alguns do mesmo setor. Na opinião de vocês, faz sentido ter em carteira mais de um FII de shoppings, logística...?

Em minha humilde opinião, como os FIIs não são ''concorrentes'', faz sentido diversificar entre mais de um FII de um mesmo setor desde que ambos os fundos estejam de acordo com a estratégia e que ainda assim haja outros tipos em carteira.

Boa noite, @Lourenco Joao Vicenzi !

Na minha opinião sim, faz sentido pois é uma forma de até de minar uma parte do risco não sistemático que é o risco das empresas ou setoriais. No caso, é possível dar essa minada no quesito de empresas pois tendo uma quantidade de fundos de um mesmo setor você estará exposto a diversos imóveis. A contrapartida que é importante se ater é que um eventual problema de um setor, vai abalar mais ativos na carteira. Isso não é necessariamente um problema, mas o investidor precisa estar ciente disso.

Importante é você ter uma quantidade de ativos que consiga acompanhar. Especialmente falando de FIIs que costumam ter alterações mais relevantes em prazos mais curtos (trimestrais) onde um acompanhamento um pouco mais assíduo se faz necessário.

• Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0

Pensei mesmo nessa linha, tanto por conseguir dispersar o risco do setor, quanto para ter mais variedade de imóveis e de inquilinos. Claro que ainda prezo por ter em mais setores, mas identifiquei vários FIIs de shoppings que julguei interessantes e por isso pensei em aceitar mais de um ao invés de escolher o melhor como nas ações de empresas.

Seguimos estudando hehehe

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
3 horas atrás, Lourenco Joao Vicenzi disse:

Olá sardinhas,

Olá João, complementando o que já foi dito.

Na minha opinião vale a pena, visto que entre FIIs de shoppings, por exemplo, existem uma infinidade de opções em estados completamente diferentes. É válido analisar onde estes imóveis estão localizados. Mesmo sendo FIIs de shopping, os imóveis tem valores diferentes por conta da localização que o mesmo se encontra, exemplo: um Shopping no centro do Rio de Janeiro x um Shopping em Rio Branco no Acre. O mesmo vai para os FIIs de logística, lajes, galpões, etc.

Outra coisa que se deve levar em consideração é a quantidade de aporte que você consegue fazer mensalmente. Caso você não consiga fazer muito, talvez seja melhor separar em setores e pegar 1 ou 2 FIIs que você estudou e achou o case interessante e com o tempo ir implementando outros e assim fechar sua carteira.

Há diversas pessoas que falam que uma carteira interessante de FIIs seria entre 10 - 15 FIIs, digamos que isso seja uma verdade absoluta, entenda que querendo ou não você vai acabar pegando FIIs do mesmo setor. 

Espero ter ajudado um pouco.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...