Jump to content

Quanto custa o meu sonho?

Recommended Posts

Boa tarde, show!

Só uma dúvida, nesses 8k de aposentadoria vc está considerando a manutenção desses 2 imóveis (ap+casa), e também o seu plano de saúde (família) além do dos seus pais?

Digo isso pois andei cotando esses dias para viabilizar a mudança e os preços estão salgados.

Sucesso na empreita!

• Brabo 2
Link para compartilhar

Boa Noite, Otávio! Tudo bem?

Cara, desculpa pela demora, só consegui parar agora para responder hehehe.

Então, você tem toda razão, e confesso que inicialmente não considerei essas despesas nos 8k que mencionei. A manutenção dos dois imóveis (apartamento e casa), já o resto eu imaginei que deixando o valor seguindo a inflação eu conseguiria manter os planos em reserva de valor mesmo e só usasse na necessidade.

Acho que mesmo com as duas casas, o valor de 8K estaria o suficiente como salário-base, já que como sou da área de TI facilita eu continuar nem que seja com uns freelancers no futuro sabe?

Mas de fato os preços de financiamento e saúde pelo que pesquisei estão realmente salgados... inclusive de financiamentos... Abraços, e muito obrigado pelo apoio!

• Brabo 1
Link para compartilhar

6 horas atrás, Mateus Santos disse:

Seguindo a recomendação da aula sobre liberdade financeira, estou fazendo este post.

Me chamo Mateus, tenho 26 anos e moro com minha mulher, hoje minha profissão é desenvolvedor de softwares e ganho em torno de 10k mensal, bom hoje além da minha mulher a minha preocupação é dar uma boa vida para meus pais, sou filho único...

Meus sonhos se baseiam em:

- Dar um bom suporte de aposentadoria para meus pais ( hoje eles estão na casa dos 50 anos de idade ) - Fiz as contas em torno de manter em média uns 5 a 7 anos - Inclusão de gastos como cirurgias, emergências, medicamentos, tratamentos, fisioterapia etc : 220k BRL

- Minha aposentadoria completa ( sustentável por 20 anos ) e ter um ganho de 8k mensal ( reais ), ter um valor em torno de: 384k USD

- Quitar meu ap financiado: 215k BRL

- Comprar uma casa de condomínio futura: 500k BRL

- Viajar para Resort All Inclusives durante o ano 3 vezes ao ano ( 2 Brasil, 1 na gringa ): média 53k por ano

- Tirar um ano sabático: 100kBRL

Total do sonho estimado: 3.004.000 BRL

Mateus, é incrível ver a clareza que você tem em relação aos seus objetivos de vida e ao impacto que deseja causar na vida de quem ama. A maneira como você estruturou suas metas demonstra responsabilidade, planejamento e uma visão ampla do que realmente importa para você. Parabéns!

Seu desejo de proporcionar uma aposentadoria tranquila e digna para eles é admirável. Com o valor estimado em R$ 220 mil para cobrir emergências e gastos médicos ao longo de 5 a 7 anos, é importante considerar alocações conservadoras e líquidas. Investimentos como Tesouro IPCA+ com vencimento adequado ou CDBs com boa liquidez podem ajudar a proteger o poder de compra desse montante enquanto geram rendimentos consistentes.

Ter um valor suficiente para gerar R$ 8 mil mensais por 20 anos é um objetivo sólido. Para chegar aos R$ 384 mil USD (aproximadamente R$ 2 milhões hoje, dependendo da cotação), você precisará focar em investimentos de longo prazo, diversificando entre renda fixa atrelada à inflação e renda variável, como ETFs, ações e fundos imobiliários. Com aportes consistentes, sua renda atual de R$ 10 mil oferece margem para atingir esse objetivo com disciplina.

Eu acredito que com um saldo de R$ 215 mil no financiamento, uma estratégia interessante seria balancear o pagamento acelerado da dívida com investimentos de maior retorno. Isso permite que você aproveite os juros compostos ao mesmo tempo em que reduz o impacto dos juros do financiamento. Avalie as taxas contratadas e priorize quitar se elas forem superiores ao rendimento dos seus investimentos.

Sobre a casa de condomínio, com um objetivo de R$ 500 mil, você pode começar a formar um montante específico para essa meta, usando aplicações de médio e longo prazo que superem a inflação, até compondo com Tesouro IPCA+.

Reservar R$ 53 mil anuais para viagens e R$ 100 mil para um ano sabático é muito alinhado com a qualidade de vida que você quer, estas metas de curto a médio prazo, considere investimentos mais conservadores e líquidos, como fundos de renda fixa, LCIs ou Tesouro Selic, garantindo que o dinheiro esteja disponível quando necessário, principalmente quando chegar a fase de usufruir desses valores.

Com uma meta geral de R$ 3.004.000, o segredo será combinar aportes regulares com estratégias de diversificação e otimização de rendimentos. Criar "caixinhas" financeiras separadas para cada objetivo pode ajudar na organização e no foco, além de escolher ativos levando em conta os prazos para alcançar estas metas. Consideraria, quando você puder, buscar a ajuda de um consultor de investimento para alinhar detalhes e garantir que você está no caminho certo.

Com sua renda atual e disciplina, você tem o potencial de alcançar tudo isso e ainda aproveitar cada etapa do processo. Boa sorte nessa jornada, Mateus! 🚀

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

23 horas atrás, Daniele Vilela disse:

á combinar aportes regulares com estratégias de diversificação e otimização de rendimentos. Criar "caixinhas" financeiras separadas para cada objetivo pode ajudar na organização e no foco, além de escolher ativos levando em conta os prazos para alcançar estas metas. Consideraria, quando você puder, buscar a ajuda de um consultor de investimento para alinhar detalhes e garantir que você está no caminho certo.

Com sua renda atual e disciplina, você tem o potencial de alcançar tudo isso e ainda aprov

Oiii Daniele, muito obrigado pelas dicas 🙏🙏

Surgiu algumas dúvidas...

- Sobre o valor da aposentadoria ( 8 mil ), estava querendo montar esse patrimônio exclusivamente em dólar, em cima somente dos ETFS e em Bonds que acredito que estaria de certa forma mais protegido, você considera essa uma boa abordagem exclusivamente para a aposentadoria?

- Que tipo de investimentos seriam mais adequados para gerar um retorno superior aos juros do financiamento? tem alguns exemplos? Meu objetivo é amortizar esse financiamento e seguir em paralelo aprendendo sobre investimentos e fazendo aportes tbm, um problema que não queria que acontecesse é que esse financiamento parasse meus estudos sobre investimentos e só focasse nisso hehe

Muito obrigado pelo apoio desde já 🤗, joguei na calculadora dos juros compostos do investidor sardinha e é viável, mas tendo essa visão de um aluno experiente tbm foi ótimo, percebi que não estou muito fora da curva hahaha

• Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

15 horas atrás, Mateus Santos disse:

Oiii Daniele, muito obrigado pelas dicas 🙏🙏

Surgiu algumas dúvidas...

- Sobre o valor da aposentadoria ( 8 mil ), estava querendo montar esse patrimônio exclusivamente em dólar, em cima somente dos ETFS e em Bonds que acredito que estaria de certa forma mais protegido, você considera essa uma boa abordagem exclusivamente para a aposentadoria?

- Que tipo de investimentos seriam mais adequados para gerar um retorno superior aos juros do financiamento? tem alguns exemplos? Meu objetivo é amortizar esse financiamento e seguir em paralelo aprendendo sobre investimentos e fazendo aportes tbm, um problema que não queria que acontecesse é que esse financiamento parasse meus estudos sobre investimentos e só focasse nisso hehe

Muito obrigado pelo apoio desde já 🤗, joguei na calculadora dos juros compostos do investidor sardinha e é viável, mas tendo essa visão de um aluno experiente tbm foi ótimo, percebi que não estou muito fora da curva hahaha

Oi Mateus, investir para a aposentadoria exclusivamente em dólar, utilizando ETFs e Bonds, é uma estratégia interessante e vejo boas vantagens. Primeiro, você se protege contra a desvalorização do real ao manter seu patrimônio em uma moeda forte. Além disso, os ETFs oferecem uma diversificação global eficiente, permitindo acesso a diferentes setores econômicos e regiões do mundo, o que ajuda a diluir riscos. Já os Bonds, especialmente os de países estáveis ou corporativos de alta qualidade, proporcionam maior segurança e previsibilidade, algo fundamental para quem busca tranquilidade financeira na aposentadoria. Este seria um ponto. Por outro lado, é importante essa estratégia pode limitar os ganhos em momentos de valorização da moeda local (real), e você também estará exposto a custos como taxas de câmbio e eventuais tributações. Uma abordagem equilibrada pode incluir diferentes tipos de ETFs (como de ações, setores específicos ou REITs, para renda passiva) e Bonds (com prazos variados, para equilibrar liquidez e rendimento).

Agora, sobre os investimentos que podem gerar um retorno superior ao financiamento do apartamento, sua lógica é muito acertada. O foco é encontrar ativos que superem a taxa de juros efetiva que você paga no financiamento. Algumas opções adequadas para isso são:

- Fundos de Renda Fixa com crédito privado ou atrelados ao CDI: com os juros ainda altos no Brasil, é possível encontrar CDBs, LCIs ou fundos que paguem acima de 100% do CDI, superando o custo da maioria dos financiamentos. 

- Títulos do Tesouro IPCA+: se o seu financiamento tem taxas abaixo de 6% + IPCA (por exemplo), títulos do Tesouro IPCA+ com vencimentos próximos podem gerar retornos superiores, especialmente quando comprados em períodos de alta nas taxas.

- Fundos Imobiliários: os FIIs podem oferecer dividendos constantes (em geral superiores à taxa do financiamento) e ainda permitem valorização do capital investido.

- ETFs ou ações com foco em dividendos: no longo prazo, boas empresas pagadoras de dividendos podem entregar retornos consistentes, embora com mais volatilidade.

Eu acredito que seria interessante ao invés de direcionar tudo para amortizar o financiamento, você pode dividir os aportes. Use parte para acelerar a quitação e outra para construir sua carteira, aplicando o que está aprendendo (continue estudando, o curso abre uma porta, mas o aprendizado é contínuo). Dessa forma, você mantém o equilíbrio entre o objetivo de se livrar do financiamento e o aprendizado prático sobre o mercado.

Ah, e parabéns por usar a calculadora de juros compostos! Isso mostra que você já está pensando como um investidor de longo prazo (e aplicando o que aprendeu hehehe). A viabilidade que você encontrou é um ótimo sinal de que está no caminho certo. A chave agora é seguir firme com disciplina e sempre buscar novas formas de aprimorar sua estratégia. 😊

Espero ter te ajudado. Qualquer dúvida me avise 😃

• Me ajudou 1
Link para compartilhar

• Criar novo...