Rodrigo Aparecido Dos Santos Postado 2 de Dezembro Compartilhar Postado 2 de Dezembro Tenho dois grandes objetivos a longo prazo, um é a intendência financeira e outro é uma reserva para os estudos do meu filho que hoje tem 3 anos. Qual seria a melhor estratégia a ser adotada para cada um dos objetivos? Ou eu poderia adotar a mesma estratégia, tendo em vista que o prazo estimado para ambos são similares? 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Daniele Vilela Postado 2 de Dezembro Compartilhar Postado 2 de Dezembro 1 minute ago, Rodrigo Aparecido Dos Santos disse: Tenho dois grandes objetivos a longo prazo, um é a intendência financeira e outro é uma reserva para os estudos do meu filho que hoje tem 3 anos. Qual seria a melhor estratégia a ser adotada para cada um dos objetivos? Ou eu poderia adotar a mesma estratégia, tendo em vista que o prazo estimado para ambos são similares? Rodrigo, seus dois objetivos a longo prazo, a independência financeira e a reserva para os estudos do seu filho, têm características importantes em comum, como o horizonte temporal similar. No entanto, as estratégias podem ter nuances diferentes, considerando a natureza de cada meta. Para a independência financeira, o foco está em construir um patrimônio capaz de gerar renda passiva suficiente para sustentar seu estilo de vida no futuro. Aqui, é essencial diversificar os investimentos, buscando uma combinação equilibrada entre ativos de renda fixa e variável, como ações, fundos imobiliários e títulos públicos (como Tesouro IPCA+). O objetivo é alcançar crescimento consistente e proteção contra a inflação ao longo dos anos. Já para a reserva dos estudos do seu filho, é importante que os investimentos tenham menor volatilidade à medida que o prazo para uso do dinheiro se aproxima. Isso significa começar com uma carteira mais arrojada nos primeiros anos, incluindo renda variável, e ir migrando progressivamente para opções mais conservadoras, como CDBs, LCIs/LCAs e títulos públicos atrelados ao IPCA, conforme o tempo passa. Embora ambas as metas tenham um horizonte temporal longo, o grau de risco aceito e o cronograma de retirada podem ser diferentes. Você pode adotar uma estratégia inicial parecida para ambos, mas deve monitorar regularmente e ajustar conforme cada objetivo se aproxima de sua concretização. Separar os recursos em "caixinhas" distintas (ou contas/investimentos separados) vai te ajudar a manter a clareza e evita misturar as metas. Assim, você terá tranquilidade para sustentar sua independência financeira e garantir um futuro acadêmico confortável para seu filho. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Henrique Magalhães Postado 3 de Dezembro Compartilhar Postado 3 de Dezembro 10 horas atrás, Rodrigo Aparecido Dos Santos disse: Qual seria a melhor estratégia a ser adotada para cada um dos objetivos? Ou eu poderia adotar a mesma estratégia, tendo em vista que o prazo estimado para ambos são similares? @Rodrigo Aparecido Dos Santos como as duas estão no longo prazo , e se você pensar em uma única carteira com um único objetivo , ter uma renda mensal que te de liberdade financeira e pague os estudos do filho ? Desta forma você não ficaria organizando dois objetivos e sim focar em um só , que seria aumentar o máximo que conseguir de patrimônio no longo prazo ! De quebra você teria um montante que iria continuar crescendo e lá , bem lá no futuro ficaria de herança pro filhao ! 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts