Jump to content
  • 0

Queda dos Fundos Imobiliários.

Izael Da Silva Dantas

Pergunta

Bom dia pessoal. Sobre a queda dos preços dos FIIs de tijolo continuo aportando normalmente pois entendi que faz parte do ciclo. Mas como invisto em FIIs a pouco tempo tenho uma dúvida: Durante essa fase de (queda) nos preços das cotas, como isso influencia no meu recebimento mensal de proventos?  Minha renda passiva será impactada de que forma?

• Brabo 1
Link para compartilhar

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Você continua recebendo normalmente… o DY vai aumentar…

Por exemplo você está recebendo 1,00 por uma cota de 200,00 ou seja 0,50%

ai a cota caiu para 100,00 e você recebe novamente 1,00 que agora equivale a 1,00%

O que pode acontecer é como os amigos disseram, se o mercado “piorar” muito e houver vacância ou inadimplência, pode haver oscilação na cota por um tempo… mas neste momento está parecendo por enquanto que os motivos são outros, por exemplo Selic subindo.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Izael Da Silva Dantas disse:

Bom dia pessoal. Sobre a queda dos preços dos FIIs de tijolo continuo aportando normalmente pois entendi que faz parte do ciclo. Mas como invisto em FIIs a pouco tempo tenho uma dúvida: Durante essa fase de (queda) nos preços das cotas, como isso influencia no meu recebimento mensal de proventos?  Minha renda passiva será impactada de que forma?

Izael, é importante entender que o preço das cotas e os proventos pagos pelos FIIs têm relação, mas não são diretamente proporcionais no curto prazo. Os proventos que você recebe mensalmente vêm principalmente da renda gerada pelos imóveis do fundo, como aluguéis ou operações relacionadas a esses ativos. Essa geração de receita, em grande parte, não é afetada pelo preço de mercado das cotas, mas sim pela capacidade do fundo de manter seus contratos de locação, a vacância dos imóveis, a saúde financeira dos inquilinos e a gestão do portfólio.

A queda no preço das cotas, geralmente, reflete o cenário macroeconômico, como aumento nas taxas de juros, percepção de risco maior pelo mercado ou até expectativas negativas sobre o setor imobiliário. Isso significa que, mesmo com as cotas em baixa, a renda passiva tende a permanecer estável se os imóveis do fundo continuarem gerando a mesma receita.

Com as cotas mais baratas, seu aporte compra mais participação no fundo, aumentando sua quantidade de cotas. Como os proventos são distribuídos proporcionalmente ao número de cotas, seu rendimento mensal tende a crescer no médio/longo prazo, caso a receita do fundo se mantenha ou aumente.

Se a economia piorar ou houver problemas específicos com os imóveis (vacância, inadimplência, renegociação de contratos), o fundo pode gerar menos receita e, consequentemente, distribuir menos proventos. Por isso, é importante acompanhar a saúde do portfólio e da gestão do FII.

Em resumo, avalie ampliar sua posição nos fundos, desde que o fundo esteja bem administrado e gerando receitas consistentes, o impacto na renda passiva mensal será mínimo ou inexistente.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...