Sara Antunes Postado 3 de Dezembro Compartilhar Postado 3 de Dezembro Tenho 35 anos, sou casada e tenho 2 filhos, de 9 e 13 anos. Sou funcionária pública desde meus 21 anos, atuei como professora da rede municipal e estadual por 2 anos, depois pedi licença sem vencimento para atuar como extensionista rural numa empresa pública do meu estado, e após esse período passei no concurso do IBGE, onde estou a quase 11 anos, tendo um salário líquido de R$7.500,00. Em 2018, eu e meu esposo fizemos 2 empréstimos para comprar uma linha de transporte alternativo e uma van, para ele trabalhar, pois nunca gostou muito de estudar. Um desses empréstimos foi um consignado onde pago R$1200,00 por mês até jan/26,e o outro empréstimo foi feito a com uma pessoa da minha família, onde ainda falta pagar R$50.000,00. Nesse trabalho, ele um lucro médio de R$1500,00/mês. Em 2020, em meio a pandemia, abrimos uma loja de Produtos Naturais, na minha cidade ainda não tinha nada desse tipo. Com 6 meses após a abertura dessa loja, surgiu a oportunidade de comprarmos um imóvel na principal avenida da cidade (era uma casa muito velha), não tínhamos o dinheiro todo, então trocamos nossa casa por esse imóvel e pagamos mais R$25000,00 ao proprietário. Vendemos um terreno para fazer a reforma, mas ainda falta construir mais da metade do terreno e fazer salas comerciais no 1º andar. Da forma que está hoje, esse imóvel vale em torno de R$500.000,00, e o investimento até o momento foi de R$180.000,00. A retirada mensal deste negócio é de R$1500,00, pois a cidade é pequena, mas existe um crescimento na procura por nossos produtos. Como colocamos nossa casa própria na troca, hoje estamos morando numa casa da minha mãe que estava desocupada e ela já declarou que a casa do térreo é minha e o 1º andar é da minha irmã, portanto estamos confortável quanto a moradia. Quanto a bens móveis temos um Corolla 2023 que não pago IPVA, pois sou PCD e tenho isenção, o carro dele de trabalho e uma moto. Meu sonho é: 1- Pagar as dívidas que ainda possuímos: R$ 68.000,00 2- Terminar a construção das salas comerciais: R$ 100.000,00 3- Trocar o carro de trabalho do meu esposo por um mais novo: R$100.000,00 4- Fazer uma viagem internacional por ano e algumas viagens nacionais nos feriados prolongados: R$ 25.000,00/ano 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Tainah Carvalho Postado 3 de Dezembro Compartilhar Postado 3 de Dezembro 36 minutes ago, Sara Antunes disse: Meu sonho é: 1- Pagar as dívidas que ainda possuímos: R$ 68.000,00 2- Terminar a construção das salas comerciais: R$ 100.000,00 3- Trocar o carro de trabalho do meu esposo por um mais novo: R$100.000,00 4- Fazer uma viagem internacional por ano e algumas viagens nacionais nos feriados prolongados: R$ 25.000,00/ano Primeiramente, parabéns por tudo que já conquistou! Concordo que priorizar o pagamento das dívidas é o primeiro passo. Sobre seus objetivos, sugiro que você faça como o Raul explicou na aula 5, utilizando uma ferramenta como a calculadora de juros compostos para organizar os aportes necessários para cada meta. Assim, você pode entender melhor como os custos mensais atuais e futuros (como a troca de carro a cada 5 anos) impactam seu orçamento. Por exemplo, para o carro do seu esposo, além de prever o valor total da compra, é fundamental considerar um aporte mensal que cubra a depreciação e possibilite trocas periódicas. O mesmo vale para as viagens internacionais, que podem ser planejadas com antecedência, incluindo um valor fixo mensal no orçamento para não pesar quando for a hora de realizá-las. Espero que tenha ajudado. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts