Carlos José De Lima Filho Postado 4 de Dezembro Compartilhar Postado 4 de Dezembro fala pessoal,boa noite,uma dúvida em relação a quantidade de empresas na carteira,penso que devo colocar o quanto eu posso administrar,e hoje,acredito que posso tomar de conta de umas 5/6 empresas,gostaria de sugestões e ajuda sobre esse assunto 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Jaimson Bispo Postado 4 de Dezembro Compartilhar Postado 4 de Dezembro 1 minute ago, Carlos José De Lima Filho disse: fala pessoal,boa noite,uma dúvida em relação a quantidade de empresas na carteira,penso que devo colocar o quanto eu posso administrar,e hoje,acredito que posso tomar de conta de umas 5/6 empresas,gostaria de sugestões e ajuda sobre esse assunto Boa noite! É exatamente isso que vc falou, deve ter na carteira a quantidade que vc consegue administrar, o caminho é esse aí mesmo e na minha opinião pra quem tá começando é um bom número. 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Cliscerio Cavalcante Uchoa Postado 4 de Dezembro Compartilhar Postado 4 de Dezembro Leia "A Fórmula Mágica de Joel Greenblatt para Bater o Mercado de Ações". É um livro bem fácil de ler. La ele faz uma excelente análise. Eu uso o método dele e vem funcionando pra mim. 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Eddy Paulini Postado 5 de Dezembro Compartilhar Postado 5 de Dezembro 3 horas atrás, Carlos José De Lima Filho disse: fala pessoal,boa noite,uma dúvida em relação a quantidade de empresas na carteira,penso que devo colocar o quanto eu posso administrar,e hoje,acredito que posso tomar de conta de umas 5/6 empresas,gostaria de sugestões e ajuda sobre esse assunto Boa noite, @Carlos José De Lima Filho ! Apenas complementando nossos amigos. Você já pegou a ideia central da coisa que é ter uma quantidade de ativos que consiga acompanhar. E acompanhar não é ver cotação mas sim ler relatórios pelo menos uma vez no ano quando falamos de ações no começo do ano que trará o fechamento do ano anterior e o guidance para o seguinte. Além disso, considere também na quantidade de ativos se você vai ter FIIs em carteira os quais tendem a ter um acompanhamento idealmente mais curto sendo este a cada trimestre. Espero que ajude! 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Carlos José De Lima Filho Postado 5 de Dezembro Author Compartilhar Postado 5 de Dezembro 28 minutes ago, Edison Paulini disse: Boa noite, @Carlos José De Lima Filho ! Apenas complementando nossos amigos. Você já pegou a ideia central da coisa que é ter uma quantidade de ativos que consiga acompanhar. E acompanhar não é ver cotação mas sim ler relatórios pelo menos uma vez no ano quando falamos de ações no começo do ano que trará o fechamento do ano anterior e o guidance para o seguinte. Além disso, considere também na quantidade de ativos se você vai ter FIIs em carteira os quais tendem a ter um acompanhamento idealmente mais curto sendo este a cada trimestre. Espero que ajude! valeu mestre! 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Janderson Costa Leão Lima Postado 5 de Dezembro Compartilhar Postado 5 de Dezembro Só compartilhando mais um raciocínio, lembrando que apesar da "pouca" quantidade de empresas na carteira é importante se atentar na área delas, pra não acabar se expondo duplamente em algum setor específico ☺️ 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia Postado 5 de Dezembro Compartilhar Postado 5 de Dezembro 13 horas atrás, Cliscerio Cavalcante Uchoa disse: Leia "A Fórmula Mágica de Joel Greenblatt para Bater o Mercado de Ações". É um livro bem fácil de ler. La ele faz uma excelente análise. Eu uso o método dele e vem funcionando pra mim. Olá @Cliscerio Cavalcante Uchoa, Posso estar errado e por favor me corrija se eu estiver, pois não conheço a magic fórmula do greenblat em profundidade... Mas ao q me lembro, ele usa basicamente o ROIC e o ebitda pra avaliar as empresas e exclui alguns segmentos para evitar distorções na filtragem, que são bancos, energia e saneamento (não lembro sequer se tinha outros setores). Oras, se assim é, e falando em termos Brasil, entendo q ele exclui justamente os melhores segmentos que o Brasil possui, perenes e lucrativos. Nenhum banco no mundo ganha tanto qto os bancos brasileiros, e acho q nenhuma eletricitaria tb pelo modelo que temos com as concessões públicas etc... Aí q eu me pergunto, então qual a vantagem da teoria dele sobre a do Graham ou do fisher? 🤷🏻♂️ 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Cliscerio Cavalcante Uchoa Postado 5 de Dezembro Compartilhar Postado 5 de Dezembro 1 hora atrás, Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia disse: Olá @Cliscerio Cavalcante Uchoa, Posso estar errado e por favor me corrija se eu estiver, pois não conheço a magic fórmula do greenblat em profundidade... Mas ao q me lembro, ele usa basicamente o ROIC e o ebitda pra avaliar as empresas e exclui alguns segmentos para evitar distorções na filtragem, que são bancos, energia e saneamento (não lembro sequer se tinha outros setores). Oras, se assim é, e falando em termos Brasil, entendo q ele exclui justamente os melhores segmentos que o Brasil possui, perenes e lucrativos. Nenhum banco no mundo ganha tanto qto os bancos brasileiros, e acho q nenhuma eletricitaria tb pelo modelo que temos com as concessões públicas etc... Aí q eu me pergunto, então qual a vantagem da teoria dele sobre a do Graham ou do fisher? 🤷🏻♂️ Minha analise é diferente da dele. Eu uso apenas o estudo q ele fez sobre a quantidade de empresas q se deve ter em carteira. O cenario americano é diferente do daqui. Minha porcentagem em ações são quase todas a mesma, para equilibrar a carteira. Algumas exceções quando a ação esta bem descontada. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Vinícius Oliveira Lara#7703 Postado 5 de Dezembro Compartilhar Postado 5 de Dezembro 15 horas atrás, Carlos José De Lima Filho disse: fala pessoal,boa noite,uma dúvida em relação a quantidade de empresas na carteira,penso que devo colocar o quanto eu posso administrar,e hoje,acredito que posso tomar de conta de umas 5/6 empresas,gostaria de sugestões e ajuda sobre esse assunto Fala Carlos, eu acredito que cada pessoa vai se sentir confortável com certa quantidade, não acredito ter um número magico, nada adianta colocar varias empresas na carteira apenas para "bater um número". E o processo é gradativo, essa numero vai aumentando conforme formos ficando confiantes, com essas 5/6 empresas, depois de um tempo, vai ter acostumado ja ver os relatórios e a "analise" vai ser muito mais rápida. Assim você automaticamente vai começar olhar para outras empresas e ir adicionando ao portifolio, conforme for estudando. 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Mario W. Postado 5 de Dezembro Compartilhar Postado 5 de Dezembro Eu já vi pessoas defenderem que o número mágico são 20~25, por conta dos estudos do Markowitz ou do Malkiel (gráficos abaixo), mas sabemos que quanto maior o risco normalmente maiores os retornos, e por óbvio que um único ativo será o melhor ativo de todos numa janela de tempo (só é difícil cravar qual será), então já vi pessoas defendendo que 20 é excessivo, que seria interessante tomar um pouco mais de risco para potencialmente ter mais ganhos e ficam na casa dos 10~15 ações na carteira. Acho que não tem resposta exata, mas eu não teria menos que 10, nem mais do que 25 empresas! Ah, colocando ETFs no meio creio que essa análise muda bastante rsrs 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia Postado 6 de Dezembro Compartilhar Postado 6 de Dezembro 14 horas atrás, Cliscerio Cavalcante Uchoa disse: Minha analise é diferente da dele. Eu uso apenas o estudo q ele fez sobre a quantidade de empresas q se deve ter em carteira. O cenario americano é diferente do daqui. Minha porcentagem em ações são quase todas a mesma, para equilibrar a carteira. Algumas exceções quando a ação esta bem descontada. @Cliscerio Cavalcante Uchoa, Imagino que excelente então nessa perspectiva. Como disseram nossos amigos @Mario W., na teoria 15-16 empresas o risco fica tão diminuto quanto possuir mais do que isso e, ao mesmo tempo, quanto mais tempo vc conhece uma empresa, mais fácil a análise dos números. Só faço análise anual e esquece, já que o risco se torna bem diversificado! 😉 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Pergunta
Carlos José De Lima Filho
fala pessoal,boa noite,uma dúvida em relação a quantidade de empresas na carteira,penso que devo colocar o quanto eu posso administrar,e hoje,acredito que posso tomar de conta de umas 5/6 empresas,gostaria de sugestões e ajuda sobre esse assunto
Link para compartilhar
Top Posters For This Question
2
2
2
1
DIAS POPULARES
5/Dez
7
4/Dez
3
6/Dez
1
Top Posters For This Question
Cliscerio Cavalcante Uchoa 2 posts
Carlos José De Lima Filho 2 posts
Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia 2 posts
Mario W. 1 post
DIAS POPULARES
5/Dez 2024
7 posts
4/Dez 2024
3 posts
6/Dez 2024
1 post
Os mais famosos desse tópico
Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia
Olá @Cliscerio Cavalcante Uchoa, Posso estar errado e por favor me corrija se eu estiver, pois não conheço a magic fórmula do greenblat em profundidade... Mas ao q me lembro, ele usa basicam
Carlos José De Lima Filho
fala pessoal,boa noite,uma dúvida em relação a quantidade de empresas na carteira,penso que devo colocar o quanto eu posso administrar,e hoje,acredito que posso tomar de conta de umas 5/6 empresas,gos
Jaimson Bispo
Boa noite! É exatamente isso que vc falou, deve ter na carteira a quantidade que vc consegue administrar, o caminho é esse aí mesmo e na minha opinião pra quem tá começando é um bom número.
Posted Images
10 respostas para essa pergunta
Recommended Posts