Aline Correa Postado 6 de Dezembro Compartilhar Postado 6 de Dezembro On 05/12/2024 at 08:57, Silvia Eleres disse: Fui na concessionária, me apaixonei pelo novo Renault Kardian, 1.0 automático, sem entrada em 60x de 3.177,00. É uma tentação o carro, á vista 118.090, saindo com desconto de 10k. eu li renault kwid, quase infartei 2 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Thiago Moreira Borges Postado 6 de Dezembro Compartilhar Postado 6 de Dezembro On 05/12/2024 at 09:31, Silvia Eleres disse: Não, desejo de ter um carro, para passear e viajar, nas folgas, tenho 41 anos e meu esposo 48, chegamos a conclusão, que um carro 0km, traria menos dor de cabeça do que um usado, as crianças estão crescidas, queremos começar a fazer pequenos passeios, pelo nosso estado e pelo Brasil. Não temos dinheiro para comprar o carro a vista. sobre essa questão do novo x usado eu diria que depende... tem carro novo que dá problema e carro usado que não dá problema nenhum, especialmente se você pega um semi-novo de boa procedência com as revisões em dia. O carro sai da concessionária, o cara tira os plásticos ele já perde uns 20% do valor. Já tentou procurar por esse mesmo carro mas semi-novo pra comparar? É um bom ponto de partida. Outra coisa a se avaliar seria a frequencia do uso... folgas e feriados seria todo fds ou 1x no mes? se a frequencia for baixa eu acharia muito mais interessante ALUGAR um carro muito melhor por esses curtos períodos e usar com gosto sem receio. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Francisco Viégas Vianna Postado 6 de Dezembro Compartilhar Postado 6 de Dezembro Olha, a galera já falou tudo, mas eu preciso dizer.... 120k num carro 1.0 é demais pra mim. Quem sou eu pra botar preço em sonho, mas mesmo que vc escolha comprar um carro, não faça isso na emoção. Dá pra arranjar coisa muito melhor por esse preço 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Allan Wild Jerke Postado 6 de Dezembro Compartilhar Postado 6 de Dezembro (edited) On 05/12/2024 at 07:57, Silvia Eleres disse: Fui na concessionária, me apaixonei pelo novo Renault Kardian, 1.0 automático, sem entrada em 60x de 3.177,00. É uma tentação o carro, á vista 118.090, saindo com desconto de 10k. Olha, se for seguir a mentalidade financeira da maioria do pessoal aqui (inclusive a minha), a recomendação geral vai ser pra não comprar. A ideia é simples: vc vai estar comprando um passivo que só gera gastos e ainda vai pagar juros por isso. Vc já tem carro? Se sim, avalie se há realmente necessidade de trocar. Mas pelo que já entendi, ainda não tem carro e seria mais uma questão de necessidade. Nesse caso, coloque no papel o seguinte: Com os juros do financiamento, quanto eu estaria deixando de investir? Manutenção de carro 0km pode ser mais barata, mas e seguro, consumo, IPVA? Ou seja, vc não vai ter só a parcela do financiamento pra pagar, mas tbm os gastos a mais que o carro traz. Carro 0 km desvaloriza um monte assim que sai da concessionária. Qual a sua renda e quanto % dela estaria comprometida com os gastos do carro? Vc não citou sua renda, e nem precisa se não quiser, mas vou dar meu exemplo: minha renda vai de 11,5 a 12,5k por mês. Meu carro é ano 2015 e vale uns 62k, e está quitado. Ele me dá de gasto cerca de R$1.100,00 a R$1.200,00 por mês, isso já contando combustível, seguro, IPVA (diluído durante o ano) e manutenção, já que não tenho parcela de financiamento nem de consórcio pra pagar. Isso equivale a mais ou menos 10% do meu salário mensal, e é um valor que pra mim eu considero o limite de gasto com carro. Faça as contas de quanto vc gastaria por mês com o carro e veja quanto isso daria em porcentagem do seu salário. Veja quanto deixaria de investir e que impacto isso traria no longo prazo. Não to dizendo que não deve comprar um carro, mas a depender da renda da sua família, considerar um carro bem mais em conta e adaptado à sua realidade financeira (que eu não conheço). E outra dica: a paixão passa. Espere uma ou duas semanas e provavelmente essa vontade doida de comprar o carro já tenha passado. O mais importante: não tome uma decisão que pode comprometer sua vida financeira por 5 anos por causa de uma emoção. Editado 6 de Dezembro por Allan Wild Jerke 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Rodrigo Delamary Azevedo Martins Postado 6 de Dezembro Compartilhar Postado 6 de Dezembro (edited) Existem muitas coisas a avaliar. Difícil demais. Eu mesmo quase comprei um commander à vista esses dias. Acho o carro lindo. Encontrei muitos anúncios com o preço muito abaixo da FIPE e pouco rodados. Imaginei estar me deparando com uma "oportunidade". Depois pesquisei melhor sobre a maioria desses modelos que estão por esse preço "atrativo" e vi que o motor que eles utilizam costuma dar muito problema de consumo de óleo e em alguns casos até fundir. O que quero dizer é que nenhuma decisão por emoção vale a pena tomar. Acho que o conforto de saber o que esperar é o principal fator que deve ser levado em consideração. Vale para os investimentos também. Me sinto mais confortável em ter prejuízo sabendo do porquê tive o prejuízo do que ter um lucro de um ativo que não estudei sem fazer a menor idéia da razão da valorização. Editado 6 de Dezembro por Rodrigo Delamary Azevedo Martins 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Barbara Agueda Postado Domingo às 14:42 Compartilhar Postado Domingo às 14:42 On 06/12/2024 at 10:53, Aline Correa disse: eu li renault kwid, quase infartei mas é feio igual e ainda é caro e ainda é só 1.0 desculpa aí moça do post. q bom q vc entendeu q nao deve fazer isso agora. mas preste atençao aos seus motivos atuais q a levaram a ir a uma concessionaria atras de um carro, pra nao acabar fazendo isso com outras coisas em algum outro momento. nem sempre a questao é sobre educação financeira, mas sobre auto-conhecimento. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Rodolfo Antonici Postado Domingo às 22:05 Compartilhar Postado Domingo às 22:05 @Silvia Eleres se o ponto é viajar, aluga o carro durante o final de semana que você for viajar, não tem IPVA, manutenção, pneu, revisão, seguro... 1 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Eli Sousa Postado Domingo às 22:58 Compartilhar Postado Domingo às 22:58 On 05/12/2024 at 08:57, Silvia Eleres disse: Fui na concessionária, me apaixonei pelo novo Renault Kardian, 1.0 automático, sem entrada em 60x de 3.177,00. É uma tentação o carro, á vista 118.090, saindo com desconto de 10k. Oi Silvia, Os meus 2 primeiros carros eu financiei parte do valor, porém isso sempre me incomdou muito (mesmo antes de estudar eduação financeira), pois quando eu somava a depreciação do carro com o valor adicional referente aos juros, me dava até desespero. Graças a Deus, meus ultimos carros eu não financiei nada, nos momentos que antecede a compra a primeira coisa que eu faço é definir o meu orçamento para a aquisição e depois vejo que tipo de carro eu consigo comprar com esse valor, sempre parcelo uma parte do valor no cartão de crédito, na hora da negociação eu pergunto quanto poderia pagar no cartão de crédito (normalmente pode pagar até uns 10% do valor total no cartão de crédito) e choro um parcelamento sem juros para ajudar. Contei essa história com objetivo de te motivar no sentido de que se for possível, comprar sem financiar, se for necessário talvez até comprar um veículo mais barato ou se puder esperar um pouco mais para conseguir comprar a vista. Se for financiar, que seja o menor valor possível e no menor prazo que você conseguir pagar. É normal algumas pessoas comparar o valor do carro zero, com carros usados mas que são "muito melhores" (que entregam mais coisas). Eu tenho uma opinião bem diferente sobre isso. Na minha opinião, se a pessoa tem condições de comprar uma BMW zero e não queira imobilizar toda a grana então resolve comprar a mesma BMW usada, entendo que nessa situação o patrimônio da pessoa comporta a BMW (zero ou usada), se essa BMW usada der prejuízo ela já economizou deixando de compra-la zero, então está tudo Ok. Se o que essa mesma pessoa consegue comprar é um carro popular zero e decide comprar uma BMW usada pelo menos valor, nessa filosofia, quer dizer que o patrimônio não comporta essa BMW e não está prepada para assumir os possíveis B.O.s que podem e vão surgir. Mas isso é muito pessoal... apenas opinião mesmo. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts