Jump to content
  • 0

Aumento do Capital / Bonificação em Ações (ITAUSA)

Igor

Pergunta

Boa noite pessoal,

Tenho uma dúvida, recebi um comunicado de fato relevante da Itausa dizendo que os acionistas seriam bonificados com ações até o dia 04/12/2024... 

Como é feito essa bonificação? devo ir em algum lugar do app da BTG para aceitar, ou é feito de forma automatica? utilizo a plataforma da AUVP(btg) para fazer os investimentos, onde eu olho no app para confirmar que foram entregues essses ações adicionais?

• Brabo 4
Link para compartilhar

14 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
3 minutes ago, Edison Paulini disse:

Boa noite, @Igor !

Não precisa fazer nada. É tudo automático e as novas quantidades respectivas para você entrarão na carteira.

Inclusive como a data foi em 04/12 se olhar na corretora já terão os ativos creditados. Olhei aqui no meu app do BTG e já está bonitinho.

Como faço pra olhar se foram creditadas no app? tem algum historico?

• Brabo 4
Link para compartilhar

• 0
16 horas atrás, Igor disse:

Boa noite pessoal,

Tenho uma dúvida, recebi um comunicado de fato relevante da Itausa dizendo que os acionistas seriam bonificados com ações até o dia 04/12/2024... 

Como é feito essa bonificação? devo ir em algum lugar do app da BTG para aceitar, ou é feito de forma automatica? utilizo a plataforma da AUVP(btg) para fazer os investimentos, onde eu olho no app para confirmar que foram entregues essses ações adicionais?

A bonificação de ações funciona assim:

Se você tem ações da Itaúsa (ITSA), a empresa decidiu “presentear” os acionistas com mais ações. Neste caso, você vai ganhar 5 ações novas para cada 100 que já tem. Isso é chamado de bonificação.

O que você precisa saber:

1. Data para ter direito: Se você tiver ações da Itaúsa até o final do dia 2 de dezembro de 2024, terá direito a essas ações extras.

2. Data de entrega: As ações novas serão adicionadas à sua conta no dia 4 de dezembro de 2024.

3. Frações: Se sobrar um “pedaço” de ação (por exemplo, se você tem 101 ações, você ganha 5 ações inteiras e sobra 0,05), esse pedaço será vendido e você receberá o dinheiro.

4. Valor atribuído: Para fins fiscais, o custo atribuído a cada ação recebida na bonificação é de R$ 13,55518731 Esse valor será usado para ajustar o custo de aquisição no Imposto de Renda. https://www.itausa.com.br/Download.aspx?Arquivo=eu%2Fqs1wkiNQyyEkrFNx5oQ%3D%3D&utm_source

Essa bonificação não sai do seu bolso, mas o valor das suas ações totais não aumenta de imediato, porque o preço de cada ação pode diminuir para compensar as novas ações no mercado. É uma forma de distribuir valor para os acionistas e aumentar a quantidade de ações disponíveis.

Editado por Antonio De Matos Teixeira Neto
  • Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
8 horas atrás, Marcelo R disse:

@Igor no aplicativo... vai na ação, e segue o seguinte caminho

ITAUSA >> Ver Detalhes >> Histórico de Movimentação >> Dezembro = ai vai estar ai...

A ITAUSA bonificou os acionistas em 5% delicinha !

Você pode conferir também na area logada da B3... lá mostra todos eventos de sua carteira.

No aplicativo não conhecia o caminho.

Valeu, Marcelo!

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
17 horas atrás, Igor disse:

Boa noite pessoal,

Fica tranquilo, a bonificação de ações funciona de forma automática. Como você é acionista da Itaúsa até a data base (no caso, 04/12/2024), as ações adicionais vão cair direto na sua conta da corretora, sem que você precise fazer nada.

No app da BTG (AUVP), é só esperar alguns dias úteis após a data mencionada e dar uma olhada na sua posição de ações. Normalmente, as bonificações aparecem automaticamente no extrato ou na aba onde você acompanha as suas ações. Se não tiver certeza, dá uma conferida no informe de posição ou até no histórico de movimentações pra garantir que tudo foi registrado certinho.

Se ainda assim ficar alguma dúvida, pode entrar em contato com o suporte da BTG que eles te ajudam!

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
23 horas atrás, Igor disse:

Boa noite pessoal,

@Igor complementando os colegas, as bonificações modificam o seu preço médio. O evento é como se você tivesse recebido um dividendo e com o dinheiro você fosse obrigado a comprar ações da empresa ao preço que ela definiu. Por este motivo é que consideramos como uma compra e precisamos calcular o preço médio após a bonificação. 

Então toda vez que tem uma bonificação devemos nos atentar ao preço que a empresa divulgou para calcular o preço médio, inclusive o preço da bonificação pode ser zero, e você vai calcular como se tivesse comprado e pago zero pelas ações, o que fará o seu preço médio cair.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

Aproveitando o tópico, pra mim apareceu nas movimentações uma bonificação, onde tem o valor e uma transferência/depósito sem valor.

O app pede pra eu ajustar o PM, mas na hora de atualizar ele só me da a opção de ajustar o valor em relação a 1 quantidade bonificada.

Saberiam me dizer o pq de aparecer assim e se é normal e eu estou vendo algo errado? @Flavio Prado e @Edison Paulini

itsa4.jpg.7fdf993079bad1f44ba824b04ae0bd43.jpg

Link para compartilhar

• 0
5 horas atrás, Augusto Schulz disse:

Aproveitando o tópico, pra mim apareceu nas movimentações uma bonificação, onde tem o valor e uma transferência/depósito sem valor.

O app pede pra eu ajustar o PM, mas na hora de atualizar ele só me da a opção de ajustar o valor em relação a 1 quantidade bonificada.

Saberiam me dizer o pq de aparecer assim e se é normal e eu estou vendo algo errado? @Flavio Prado e @Edison Paulini

itsa4.jpg.7fdf993079bad1f44ba824b04ae0bd43.jpg

Boa tarde, @Augusto Schulz !

As bonificações alteram o preço médio. Acredito que seja por isso que apareceu para fazer este ajuste referente a bonificação apenas para a mesma ter um valor da cota o que vai alterar o preço médio.

Normalmente coloca-se o preço que foi divulgado no comunicado a mercado que a empresa fez sobre a bonificação. Lá costuma ter o valor.

Espero que ajude!

• Me ajudou 1
Link para compartilhar

• Criar novo...