Jump to content
  • 0

Pesquisa setorial

Gustavo Souza Silva

Pergunta

Olá passoal, como vão?

Estou com uma trava mental e queria a ajuda de vocês para seguir em frente. 

De acordo com as aulas, é necessário realizar a pesquisa ampla de setor para saber se aquele é capaz de gerar lucro, se tem um bom crescimento, previsibilidade da operação, pouca interferencia governamental, etc..

Todavia, não consigo encontrar esses dados de forma macro direcionados ao setor, somente acho direcionado ás empresas. A dúvida é se eu consigo acessar esses macro dados em algum lugar ou tenho que pesquisar as empresas do setor e fazer um levantamento por amostragem?

Agradeço se puderem ajudar um novato com essa questão, ótima semana!

At.te, 

• Brabo 2
Link para compartilhar

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
40 minutes ago, Gustavo Souza Silva disse:

Olá passoal, como vão?

De acordo com as aulas, é necessário realizar a pesquisa ampla de setor para saber se aquele é capaz de gerar lucro, se tem um bom crescimento, previsibilidade da operação, pouca interferencia governamental, etc..

Todavia, não consigo encontrar esses dados de forma macro direcionados ao setor, somente acho direcionado ás empresas. A dúvida é se eu consigo acessar esses macro dados em algum lugar ou tenho que pesquisar as empresas do setor e fazer um levantamento por amostragem?

At.te, 

Também tenho um pouco de dúvida nessa questão. Vou deixar meu registro pra ver se estou no caminho certo e aguardamos respostas dos mais experientes. Pelo que vi na aula 06 do módulo 4 é um serviço mais manual e de raciocínio mesmo, não existe um atalho. Precisamos raciocinar se o setor é comum, perene e independente. Buscar um com mais previsibilidade, sem depender de leis, clima, etc... Os setores mais simples de se analisar são: financeiro, materiais básicos (celulose, itens para construir casa...), saúde e utilidade pública (energia, saneamento...). Dentro desses setores é menos provável falência, não é livre de riscos. Raul até comentou que falou dos setores de forma simplificada, existe subsetores também. Aí você vai entrar nesses setores e ir olhando empresa por empresa A busca de uma boa opção  

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

Olá @Gustavo Souza Silva e @Joel Attilio Frcasso,

Entendo q essa análise faz parte de uma lógica...

Saneamento básico X varejo?

Não é difícil perceber q se qquer um deixar de pagar a conta de água a concessionária vem e corta! Qto tempo alguém fica sem água em casa?

E se deixar de pagar a TV 4k q comprou no carne das casas Bahia? Qq acontece? A TV não volta... Punição máxima é nome no Serasa...

Logo... Saneamento é mais forte (perene) do q varejo...

Conseguem imaginar a vida das pessoas sem instituições bancárias? Acho q não dá né.... Energia elétrica? Mesmo raciocínio praticamente de saneamento...

Construção civil? Eu não tenho uma necessidade extrema de construir ou comprar uma casa né... Preciso recorrer a financiamento para isso (maioria da população precisa... Então sofre efeitos dos juros selic do mercado) e posso deixar então para um momento futuro...

Celulose é comodity, então depende da variação do preço internacional? 

Enfim, acho q é mais a lógica da vida do qquer outra coisa nesse ponto...

• Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
5 horas atrás, Gustavo Souza Silva disse:

Olá passoal, como vão?

At.te, 

Entendo perfeitamente essa sensação de trava, é super comum quando a gente está começando a analisar setores. Parece um mundo gigantesco e um pouco bagunçado, mas dá para descomplicar com algumas estratégias.

Primeiro, tenta buscar relatórios de mercado de corretoras, bancos ou instituições financeiras. Eles costumam fazer análises bem completas sobre vários setores, mostrando tendências, desafios, crescimento, regulamentações e por aí vai. Outro caminho é dar uma olhada no que associações e sindicatos do setor divulgam. Por exemplo, a ABIMAQ (máquinas) ou a ABRADEE (energia) sempre soltam informações legais que ajudam a ter uma visão mais ampla.

Agora, se isso não resolver completamente, pode partir para a análise das empresas do setor mesmo. Dá para pegar os balanços, relatórios anuais e apresentações que elas fazem para investidores. Esses materiais geralmente trazem dados super valiosos que, somados, vão te dar um panorama do setor como um todo.

O importante é começar com o que está à mão e ir juntando as peças. No começo pode parecer confuso, mas com o tempo você vai pegando o jeito e entendendo o que realmente importa. 

Os melhores setores pra investir no Brasil dependem muito do momento da economia, mas geralmente vale olhar pra energia elétrica (previsível e estável), bancos e serviços financeiros (sempre lucrativos), agronegócio (forte no mercado global), commodities como petróleo e mineração (ainda mais se a demanda lá fora estiver alta), e consumo básico (porque todo mundo precisa desses produtos). O segredo é entender o cenário e escolher o que faz sentido pra você!

• Brabo 4
Link para compartilhar

• 0
8 horas atrás, Gustavo Souza Silva disse:

Olá passoal, como vão?

At.te, 

Boa tarde, @Gustavo Souza Silva !

Apenas complementando nossos amigos. 

Mais uma forma de dar uma estudada é entendendo diretamente como uma empresa daquele setor atua. Existe no RI das empresas um documento chamado Formulário de Referência. É um documento gigante, mas nada de pânico. Não precisa ler todas as mais de 400 páginas  😅

Brincadeiras a parte. Este documento realmente pode dar uma ajuda. Olhando no sumário do documento existem seções importantes que darão um belo panorama como, por exemplo, descrição de principais atividades, principais clientes, riscos, efeitos relevantes, dentre outros. 

Dá um trabalhinho no começo, mas a prática leva a excelência. 

Espero que ajude!

• Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
7 horas atrás, Joel Attilio Frcasso disse:

Também tenho um pouco de dúvida nessa questão. Vou deixar meu registro pra ver se estou no caminho certo e aguardamos respostas dos mais experientes. Pelo que vi na aula 06 do módulo 4 é um serviço mais manual e de raciocínio mesmo, não existe um atalho. Precisamos raciocinar se o setor é comum, perene e independente. Buscar um com mais previsibilidade, sem depender de leis, clima, etc... Os setores mais simples de se analisar são: financeiro, materiais básicos (celulose, itens para construir casa...), saúde e utilidade pública (energia, saneamento...). Dentro desses setores é menos provável falência, não é livre de riscos. Raul até comentou que falou dos setores de forma simplificada, existe subsetores também. Aí você vai entrar nesses setores e ir olhando empresa por empresa A busca de uma boa opção  

Boa tarde, @Joel Attilio Frcasso !

Lendo aqui seu comentário, queria deixar uma dica de uso da comunidade que talvez possa te ajudar!

Quando quiser acompanhar tópicos de seu interesse, tem como ativar pelo botão 'Segui/Salvar' na parte superior no cabeçalho do tópico quando acessado a comunidade via browser e no fim da página quando acessado via navegador do celular.

Assim tem como ativar notificações sobre uma tópico de seu interesse e acompanhar tudo.

Espero que ajude!

image.png.e28d9f82b822a56bcb74ece6c91cb619.png

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
On 07/12/2024 at 17:02, Edison Paulini disse:

Boa tarde, @Joel Attilio Frcasso !

Lendo aqui seu comentário, queria deixar uma dica de uso da comunidade que talvez possa te ajudar!

Quando quiser acompanhar tópicos de seu interesse, tem como ativar pelo botão 'Segui/Salvar' na parte superior no cabeçalho do tópico quando acessado a comunidade via browser e no fim da página quando acessado via navegador do celular.

Assim tem como ativar notificações sobre uma tópico de seu interesse e acompanhar tudo.

Espero que ajude!

image.png.e28d9f82b822a56bcb74ece6c91cb619.png

Agradeço, amigo @Edison Paulini

• Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...