Jump to content
  • 0

Suzano ou Klabin?

Thomaz De Camargo Da Dalt

Pergunta

Pessoal, estou fazendo uma análise setorial para ver se coloco na Suzano ou na Klabin. 
tenho observado a Klabin muito cara, e a Suzano com indicadores interessantes apesar da alavancagem e do DY zerado (aparentemente por conta de um projeto que acaba agora) 

o que acham? 

Editado por Thomaz De Camargo Da Dalt
  • Brabo 3
Link para compartilhar

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
18 minutes ago, Thomaz De Camargo Da Dalt disse:

Pessoal, estou fazendo uma análise setorial para ver se coloco na Suzano ou na Klabin. 
tenho observado a Klabin muito cara, e a Suzano com indicadores interessantes apesar da alavancagem e do DY zerado (aparentemente por conta de um projeto que acaba agora) 

o que acham? 

Bom dia!

Tem até um tópico recente sobre o assunto, dê uma olhada lá:

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Thomaz De Camargo Da Dalt disse:

o que acham? 

Vou dar minha contribuição. Eu tenho Klabin em carteira, mas é uma escolha de acordo com sua estratégia. A Klabin é uma empresa com características bastante distintas em relação à Suzano, especialmente quando analisamos a questão da diversificação de portfólio e a dependência do câmbio. A Klabin possui um modelo de negócios integrado e diversificado, ela atua tanto no segmento de papel e celulose quanto na produção de embalagens, incluindo caixas de papelão ondulado e sacos industriais. Eu vejo que essa diversificação permite que a empresa atenda a diferentes mercados e setores, como o de alimentos, bebidas, ecommerce e agronegócio, reduzindo sua exposição a oscilações específicas de demanda. Além disso, a Klabin também é uma importante produtora de celulose fluff (usada em fraldas e absorventes) e celulose longa, também atendendo mercados globais. Essa variedade de produtos ajuda a suavizar o impacto das flutuações cambiais ( o que vejo como uma questão importante quando se trata de commoditie), já que a empresa tem uma parte significativa de sua receita oriunda do mercado interno, em reais.

A Suzano, por outro lado, é mais exposta ao mercado de celulose, especialmente a celulose de fibra curta, cujo preço é cotado em dólar e altamente influenciado pelas condições globais de oferta e demanda. Isso a torna mais vulnerável a variações do câmbio e do preço da commoditie. Por outro lado, esse mesmo fator pode representar uma oportunidade em momentos de desvalorização do real, já que amplifica a receita em moeda local (seria algo a se pensar em um momento como este que a alta do dólar influencia a exposição da carteira).

Ou seja, se o objetivo é buscar uma empresa com maior resiliência às oscilações do câmbio e dos preços globais de celulose, a Klabin pode ser uma escolha mais estratégica. Por outro lado, a Suzano pode ser atrativa para quem busca maior exposição ao mercado externo e está disposto a lidar com a volatilidade de preços e câmbio, especialmente considerando o fim do ciclo de investimentos que pode liberar caixa para dividendos futuros. No seu lugar, eu ponderaria o horizonte de investimento: se a ideia é de longo prazo, a Klabin oferece um modelo de negócio mais resiliente e diversificado, enquanto a Suzano pode oferecer ganhos significativos em um ciclo positivo da celulose e do câmbio. Vale considerar também que o "caro ou barato" depende do potencial futuro de geração de caixa, então talvez aprofundar a análise de valuation seja uma boa ideia antes de tomar uma decisão.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...