Jump to content
  • 0

Multimercado e ETFs


Valesca

Pergunta

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Boa tarde.
Fundos multimercados são fundos de investimento ativos onde o gestor pode comprar e vender ativos dos mais variados de acordo com a estratégia que eles acreditam ser melhor. No geral esse serviço por exigir mais tempo das gestoras tem taxas de administração maiores e vários tem taxas de performance.

ETFs são fundos de ÍNDICES, eles são considerados fundos de investimento passivos onde a estratégia é seguir um índice que já existe. Como não exige tempo, gerenciamento ativo eles tem taxas de administração mais baixos.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
45 minutes ago, Valesca De Campos Mendes disse:

Qual a diferença entre eles, pq pelo q eu entendi são a msm coisa

Valesca, os ETFs e os fundos multimercado são ambos tipos de fundos de investimento, mas com algumas diferenças bem importantes, especialmente na forma como funcionam e são administrados. Um ETF é como uma "carteira de ações" ou de outros ativos, mas que segue um índice já definido, como o Ibovespa (índice da bolsa brasileira), ou seja, ele replica esse índice. Isso significa que, quando você investe em um ETF, está comprando uma "parte" desse índice, o que dá a você uma forma de investir de maneira diversificada, com baixo custo e de forma simples. A principal vantagem é que o ETF é negociado na bolsa de valores, como se fosse uma ação, o que facilita a compra e venda a qualquer momento durante o pregão. Ele não é gerido ativamente, ou seja, não há um gestor tentando "escolher" as melhores ações ou ativos para investir. O ETF simplesmente replica o índice, e sua rentabilidade depende da performance desse índice. Ou seja, se o ETF replica o Ibovespa e ele cai, o ETF também vai cair, e o contrário da mesma forma.

Por outro lado, um fundo multimercado é mais flexível e pode investir em vários tipos de ativos diferentes, como ações, títulos de renda fixa, moedas, imóveis, etc.. Ao investir em um fundo multimercado, você está deixando que um gestor profissional tome decisões sobre onde investir, com base nas condições do mercado e nas estratégias que ele acredita serem as melhores. Isso significa que o fundo pode mudar de direção a qualquer momento, buscando aproveitar oportunidades, mas, por outro lado, também tem um custo maior por conta da gestão ativa. Ou seja, o fundo multimercado tem mais liberdade para tomar decisões, mas isso pode resultar em mais riscos, assim como custos mais altos.

Em resumo, a principal diferença entre eles é a gestão e a flexibilidade, ou seja, ETFs são fundos mais simples, que seguem um índice e têm custos mais baixos. São mais indicados para quem quer investir de forma diversificada e com menos complexidade. Ou seja, investidores que não entendem muito do mercado a opção de investir em ETF, ao meu ver, faz mais sentido.

Já os fundos multimercado são fundos mais flexíveis e podem investir em diversos tipos de ativos, mas têm um custo de gestão mais alto e dependem de uma análise ativa do gestor para tentar gerar melhores retornos. E também uma análise mais complexa do investir para escolher um fundo e entender a estratégia escolhida pelo gestor.

 

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Valesca De Campos Mendes disse:

Qual a diferença entre eles, pq pelo q eu entendi são a msm coisa

@Valesca De Campos Mendes como disseram os colegas, eles não são a mesma coisa. Um ETF é um ativo que negociado em Bolsa e que segue um índice, ou seja, conforme o índice varia, a cotação do ETF também varia.

No caso do Fundo Multimercado, você vai aportar nele, e o Gestor do Fundo vai alocar o dinheiro conforme a estratégia do Fundo, e caso você queira sair, vai solicitar a venda das suas cotas e o Gestor vai vender ativos para efetuar o seu pagamento.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Ola, complementando um ponto sobre ETFs: eles não necessariamente são ligados ou seguem somente indices, eles podem ser desse tipo (como VOO, SPY, QQQ, IVV), mas existem muitas outras possibilidades, passando por ETFs ligados a Bonds, açoes especificas de setores, alguma comodity, moeda ou criptomoeda, e por fim, ETFs inversos (baseados em posições com derivativos) e alavancados (em 2 ou 3x em algum papel). Segue um recorte obtido na web a respeito.

image.png.2701ddb62f41299a9daa415b1e70800b.png

Editado por Gustavo Bervian Brand
  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...