Jump to content
  • 0

Tesouro Selic

Joaquim Querino Ferreira

Pergunta

Boa tarde, ainda estou organizando minha carteira, segundo Raul aplicar na Selic é a solução até ajustar a carteira. Pergunto tendo em vista que o Copom vai se reunir entre os dias 10 e 11 de dezembro, e tudo indica que irão aumentar a taxa, espero para comprar o Tesouro Selic depois da reunião do Copom? De acordo com a gangorra Taxa aumenta, preço diminui?

Link para compartilhar

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
11 minutes ago, Joaquim Querino Ferreira disse:

Boa tarde, ainda estou organizando minha carteira, segundo Raul aplicar na Selic é a solução até ajustar a carteira. Pergunto tendo em vista que o Copom vai se reunir entre os dias 10 e 11 de dezembro, e tudo indica que irão aumentar a taxa, espero para comprar o Tesouro Selic depois da reunião do Copom? De acordo com a gangorra Taxa aumenta, preço diminui?

Pode aportar tudo em selic, amigo. Essa reunião só vai definir o quanto o seu título vai render, a marcação à mercado na selic é dada pelo valor da rentabilidade, que tem variações muito pequenas à curto prazo. Hoje é de 0,108% (a.a.) no 2029.

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
27 minutes ago, Joaquim Querino Ferreira disse:

Segue o que o @Bruno Luizdisse aí em cima, enquanto não assistir todo o curso, deixe tudo na Selic (tirando a reserva de emergência que necessita ter uma parte deixada com liquidez imediata - em espécie, em CDI de liquidez diário numa conta de bancão, etc).

Em relação ao que você perguntou faz sentido para os títulos que sofrem marcação a mercado, ou seja, os títulos pré-fixados e os híbridos (como o IPCA que possuem uma taxa pré-fixada na compra e a oscilação da própria taxa IPCA), não no caso do Tesouro Selic. No caso dos títulos que sofrem marcação a mercado, essa relação pode ser explicada com base no conceito de gangorra, quando a taxa de juros sobe, o preço dos títulos tende a cair e vice-versa. Isso acontece porque, quando o Copom aumenta a taxa de juros, os investidores passam a exigir uma rentabilidade maior para o mesmo tipo de investimento, o que faz com que o valor dos títulos no mercado secundário diminua.

No entanto, é importante lembrar que a rentabilidade do Tesouro Selic é atrelada à Selic e ela só será efetivamente ajustada no momento da compra. Ou seja, você não perde a rentabilidade futura, mas pode pagar um preço mais atrativo se esperar a alta da taxa.

No caso do Tesouro Selic, ele é menos sensível a essas variações de taxa do que outros títulos, como o Tesouro Prefixado ou o Tesouro IPCA, mas ainda assim pode apresentar flutuações de preço (quase imperceptível). Então se vai deixar na Selic, não tem problema você comprar agora.

Link para compartilhar

• 0
39 minutes ago, Joaquim Querino Ferreira disse:

O Tesouro Selic é pós fixado, quase não sofre com a marcação a mercado.

Se decidir comprar agora, mesmo antes da reunião, no fim da semana já vai estar com o título comprado e rendendo a selic reajustada.

Link para compartilhar

• 0
1 hour ago, Joaquim Querino Ferreira disse:

@Joaquim Querino Ferreira conforme disseram os colegas, pode aportar no Tesouro Selic de imediato, pois independentemente da reunião do COPOM o Tesouro Selic vai render o valor da Selic.

Não sei se você já finalizou o Módulo 3. Na renda fixa os títulos rendem todo dia útil o equivalente diária à rentabilidade contratada na data do aporte, então se você aportar hoje com a Selic a 11,25%aa o valor vai render o equivalente a 1 dia, o que dá 0,0423144% ao dia. Quando houver mudança na Selic, a partir de então o saldo atualizado até aquele momento passa a render diariamente a nova taxa. Digamos que a Selic passe de 11,25%aa para 12,00%aa. Até o dia do anúncio da nova taxa o valor vai render 0,0423144%ad e com o aumento o saldo investido passa a render 0,0449818%ad.

Então para títulos vinculados à Selic, como o Tesouro Selic e títulos de CDI não importa quando você aporte, vai rende a Selic do dia e quando mudar, passa a render a nova taxa.

Lembrando que o Tesouro Selic praticamente não sofre da marcação a mercado, então a lógica da gangorra não se aplica ao Tesouro Selic, pode aportar a qualquer momento nele.

Espero ter ajudado.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...