Jump to content
  • 0

Oportunidade de Vesting

Eduardo Heise

Pergunta

Boa noite turma da baguncinha! Tudo certo?

Recebi uma oportunidade de vesting na empresa a qual trabalho. É uma empresa unicórnio americana, passou pelo Series E já e tem um valor estimado de $ 1.5B. Tem o plano de fazer IPO nos próximos 5/10 anos.

Apesar disso, não passou pelo break-even, amargura encolhimentos nos últimos 2 anos, está posicionada na área de outsourcing - ou seja, altamente afetada por mercado arrefecidos - e teve recentes mudanças grandes no board visando reestruturação. 

A oportunidade de vesting indica um Fair Market Value de $ 4.60, e eu pagaria tipo $ 6.80 por ação. Tenho opção de compra de umas 130 ações.

To com a mão coçando para meter uma grana boa nela esperando uma boa valorização, mas ao mesmo tempo isso conflita fortemente com a minha filosofia de investimento. Em um cenário normal, eu provavelmente nem compraria ela.

O que vocês fariam se estivessem no meu lugar?

• Brabo 1
Link para compartilhar

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
7 horas atrás, Eduardo Heise disse:

Recebi uma oportunidade de vesting na empresa a qual trabalho. É uma empresa unicórnio americana, passou pelo Series E já e tem um valor estimado de $ 1.5B. Tem o plano de fazer IPO nos próximos 5/10 anos.

Apesar disso, não passou pelo break-even, amargura encolhimentos nos últimos 2 anos, está posicionada na área de outsourcing - ou seja, altamente afetada por mercado arrefecidos - e teve recentes mudanças grandes no board visando reestruturação. 

A oportunidade de vesting indica um Fair Market Value de $ 4.60, e eu pagaria tipo $ 6.80 por ação. Tenho opção de compra de umas 130 ações.

To com a mão coçando para meter uma grana boa nela esperando uma boa valorização, mas ao mesmo tempo isso conflita fortemente com a minha filosofia de investimento. Em um cenário normal, eu provavelmente nem compraria ela.

Acredito que você já tenha decidido, mas está buscando um "aval" para fazer o que deseja. Eu não investiria, pois foge totalmente de tudo o que estudamos, aprendemos e temos como investimento seguro a longo prazo. Agora se você curte emoção e tem apetite pro risco é com vc.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 1

Bom dia Eduardo, me imaginando na sua posição eu pesaria algumas situações, 1° se eu teria reserva pra isso, sem mexer nos outros investimentos. 2° se a minha diversificação teria espaço pra incluir esse investimento de alto risco. 3° Se eu realmente estou disposto a "abrir mão" do valor investido se der tudo errado.

Cada pessoa tem sua ideia de risco, tudo depende em como sua diversificação está, e se caberia dentro dela, só reforço a atenção para que você não se exponha demais além da conta.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

Considerando os valores mencionados, 130x U$6,80 = U$884, eu compraria dentro da fatia destinada a alto risco na carteira (se vc tiver esse perfil, como outros comentaram). Vc não pode de forma nenhuma contar com esse dinheiro, considera ele já perdido. Se houver algum retorno ao longo do tempo aproveita.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

Bom, ninguém é melhor para avaliar uma empresa do que você, que está dentro dela. Se você avalia que a estratégia da empresa tem dado certo, houve crescimento de receitas, eles tem investido em novos produtos, acredito que você pode ir firme (eu nem pensaria duas vezes na que eu trabalho atualmente).

Mas como outros informaram: é um investimento de risco. Seria algo no topo da piramide.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
11 horas atrás, Eduardo Heise disse:

Vamos lá:

Essa situação é bem interessante, mas também cheia de nuances. O vesting é uma oportunidade legal, principalmente em uma empresa com potencial de crescimento, mas os riscos não podem ser ignorados. Pelo que você descreveu, a empresa tem um valuation atrativo como unicórnio, passou pelo Series E e está mirando um IPO daqui a 5 ou 10 anos. Isso é promissor, mas o fato de não ter atingido o break-even, estar sofrendo com retração no mercado de outsourcing e passando por reestruturação acende algumas bandeiras vermelhas. O IPO pode trazer uma valorização gigante, mas ele ainda está distante e depende de muitas variáveis.

Outro ponto é o preço: pagar $6.80 por ação quando o Fair Market Value está em $4.60 significa que você está comprando com um prêmio. Isso já reduz seu potencial de ganho logo de cara. Como você mesmo falou, essa oportunidade vai contra sua filosofia de investimento (e o que aprendemos no curso da AUVP). Se fosse no mercado aberto, você provavelmente nem consideraria comprar. Então, por que mudar agora? Só porque a chance veio de dentro?

O que eu faria? Talvez comprasse uma quantidade mínima de ações, só pra estar dentro, caso a empresa realmente decole (e caso isso aconteça não dê aquele sentimento de "dor de cotovelo" rs). Mas seria algo que não comprometa meu caixa ou meus outros investimentos, sabe? Tipo aquele dinheiro que, se der certo, beleza, e se der errado, não vai doer tanto, um quantia que você se desapegue. Isso evita concentrar demais em um ativo super arriscado e ainda te dá uma chance de se beneficiar se tudo der certo.

Pensa também no quanto isso encaixa na sua estratégia de longo prazo. Faz sentido no meio da sua carteira? Vai impactar sua liquidez? E, o mais importante, você está confortável com a ideia de perder esse capital, caso as coisas não saiam como o esperado? Se a resposta for “sim”, talvez valha arriscar um pouco. Se for “não”, é melhor segurar a mão.

No fim, a decisão é sua, mas o mais importante é não fugir dos seus princípios e manter a cabeça fria. E lembre-se: oportunidade boa tem todo dia no mercado. Essa aqui não precisa ser aquela aposta, principalmente se você já está vendo contradições com a forma como você investe.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...