Jump to content
  • 0

Fundos de investimento em renda fixa

Fernando Duarte Salhani

Pergunta

Fala, pessoal. Terminei o módulo 3 ontem e fiquei pensando muito sobre a aula a respeito de fundos de investimento por causa de uma decisão que tomei no ano passado e agora estou me perguntando se haveria alternativas melhores.
No fim do ano passado, fiz um aporte grande (em relação ao total da minha carteira) em um fundo de renda fixa do Nubank. O racional foi baseado principalmente no fato de que eu tinha algumas incertezas em relação aos próximos 2 anos e poderia precisar do dinheiro no médio prazo. Com isso em mente, estava tentando balancear liquidez e rentabilidade e os fundos de renda fixa oferecidos lá pareceram fazer sentido para mim, porque:

1. Não queria colocar em ativos que só tivessem liquidez no vencimento de longo prazo, porque poderia precisar do dinheiro antes (não é reserva de emergência. Só queria ter flexibilidade porque não sabia quando iria ter possíveis gastos grandes)
  2. Queria tentar buscar uma rentabilidade melhor do que 100% do CDI
  3. Estava tentando evitar CDBs de curto prazo para não pagar mais IR do que necessário

Por estes motivos, o fundo pareceu fazer sentido para mim. Me dava a liquidez para as incertezas, rendia um pouco mais do que o CDI e, se eu deixasse o dinheiro por mais tempo, a alíquota do IR iria diminuindo.

Hoje estava avaliando os resultados deste investimento e, mesmo descontando as taxas do fundo e come-cotas, o retorno que tive de lá pra cá foi equivalente ao que eu teria com um investimento de 107% do CDI (eles reportam rentabilidade em quase 120%, mas o come-cotas prejudica). Fiquei refletindo depois das aulas sobre renda fixa se haveria alternativas melhores e também se eu deveria vender minha posição neste fundo. Não conhecia muito sobre LCI e LCA, mas a alternativa que me pareceu mais atender a minha situação com os pontos que eu ponderei seria investir em LCI/LCA de curto prazo, porque não precisaria me preocupar com IR e poderia ir reinvestindo conforme não precisasse usar o dinheiro.

O que acham? Daria para buscar uma rentabilidade maior com outra estratégia em renda fixa?

Link para compartilhar

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Boa tarde Fernando, Eu não sei se tenho conhecimento o bastante pra responder tecnicamente a sua pergunta, mas eu já refleti bastante sobre a sua situação pois acontece comigo e com pessoas próximas. SEMPRE vai haver uma opção melhor, se você for ansioso igual eu sou, isso vai ser um grande desafio. achar um investimento melhor não significa que ele seja mais seguro, muito menos se ela é correto ou errado. Se você investiu em um fundo com um certo nível de segurança e tem uma boa rentabilidade, já está muito bom.
Existem vários vídeos na internet mostrando "os erros" dos investidores novatos, e o maior erro é toda hora ficar retirando de um investimento pq "encontrou outro melhor"... Se o seu investimento atualmente é bom, você não precisa de um melhor. Até pq, em questão de investimento, melhor significa retorno maior, o que sempre significa risco maior.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 1
33 minutes ago, Fernando Duarte Salhani disse:

Fala, pessoal. Terminei o módulo 3 ontem e fiquei pensando muito sobre a aula a respeito de fundos de investimento por causa de uma decisão que tomei no ano passado e agora estou me perguntando se haveria alternativas melhores.
No fim do ano passado, fiz um aporte grande (em relação ao total da minha carteira) em um fundo de renda fixa do Nubank. O racional foi baseado principalmente no fato de que eu tinha algumas incertezas em relação aos próximos 2 anos e poderia precisar do dinheiro no médio prazo. Com isso em mente, estava tentando balancear liquidez e rentabilidade e os fundos de renda fixa oferecidos lá pareceram fazer sentido para mim, porque:

1. Não queria colocar em ativos que só tivessem liquidez no vencimento de longo prazo, porque poderia precisar do dinheiro antes (não é reserva de emergência. Só queria ter flexibilidade porque não sabia quando iria ter possíveis gastos grandes)
  2. Queria tentar buscar uma rentabilidade melhor do que 100% do CDI
  3. Estava tentando evitar CDBs de curto prazo para não pagar mais IR do que necessário

Por estes motivos, o fundo pareceu fazer sentido para mim. Me dava a liquidez para as incertezas, rendia um pouco mais do que o CDI e, se eu deixasse o dinheiro por mais tempo, a alíquota do IR iria diminuindo.

Hoje estava avaliando os resultados deste investimento e, mesmo descontando as taxas do fundo e come-cotas, o retorno que tive de lá pra cá foi equivalente ao que eu teria com um investimento de 107% do CDI (eles reportam rentabilidade em quase 120%, mas o come-cotas prejudica). Fiquei refletindo depois das aulas sobre renda fixa se haveria alternativas melhores e também se eu deveria vender minha posição neste fundo. Não conhecia muito sobre LCI e LCA, mas a alternativa que me pareceu mais atender a minha situação com os pontos que eu ponderei seria investir em LCI/LCA de curto prazo, porque não precisaria me preocupar com IR e poderia ir reinvestindo conforme não precisasse usar o dinheiro.

O que acham? Daria para buscar uma rentabilidade maior com outra estratégia em renda fixa?

Fernando, tudo certo? Então, acho que você fez uma escolha consciente no ano passado, levando em conta o contexto e as suas incertezas. O fundo de renda fixa foi uma decisão equilibrada para quem queria liquidez, uma rentabilidade acima de 100% do CDI e uma alíquota de IR mais baixa ao longo do tempo. Mas, agora que você está reavaliando com mais conhecimento sobre alternativas, dá pra afinar essa estratégia, na minha opinião.

Pelo que você descreveu, o fundo rendeu algo próximo de 107% do CDI líquido, depois de taxas e come-cotas. Isso é ok, mas nada de outro mundo, especialmente porque fundos sofrem com o come-cotas e isso prejudica bastante a rentabilidade. Se você realmente quer otimizar a rentabilidade mantendo liquidez e flexibilidade, investir em LCI ou LCA de curto prazo pode fazer mais sentido. A LCI/LCA são isentas de IR, então Isso já elimina a dor de cabeça com o come-cotas e pode fazer uma diferença boa no rendimento líquido, principalmente em prazos mais curtos.

Também tem liquidez em prazos menores, já que hoje, você consegue encontrar LCIs e LCAs com liquidez a partir de 6 ou 12 meses e ainda com taxas competitivas. Para o seu cenário de incerteza sobre usar o dinheiro, pode ser uma boa alternativa. E tem taxas melhores que CDI em fundos, uma vez que é comum encontrar LCIs/LCAs pagando 100% a 105% do CDI, mas como são isentas de IR, na prática, acabam rendendo mais que isso líquido.

Agora, sobre vender sua posição no fundo, eu acho que não precisa se desesperar para sair correndo. Dá uma olhada na marcação a mercado dele (se está rendendo bem em relação ao CDI atual) e avalie os prazos das LCIs/LCAs que você pretende entrar. Você pode fazer essa transição aos poucos, sem perder tanto em possíveis oscilações do fundo, se for sair, não saia de uma vez.

No final das contas, você está no caminho certo: repensando a estratégia e ajustando com base no que aprendeu. Natural quando começamos a estudar a gente repensar o que fez antes de ter o conhecimento que temos agora (e o caminho será esse, estou o tempo inteira reavaliando a estratégia e, as vezes, fazendo ajustes de rota, afinal, quanto mais conhecimento, mais a gente refina). Só não esquece de continuar respeitando a sua necessidade de liquidez, porque, no fim, a melhor estratégia é aquela que se alinha com a sua realidade. 

Espero ter dado uma luz =)

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• Criar novo...