Jump to content
  • 0

Transferir investimentos RF (CDI) para Tesouro IPCA+ ?

Eli Sousa

Pergunta

Salve Sardinhas!

Tenho a seguinte situação: até o momento, 100% do patrimônio financeiro está em basicamente CDBs com liquidez, rendendo o CDI. Agora uma parte desse patrimônio estou destinando para a "Liberdade Financeira", dividindo entre os tipos de ativos (RV, RV em dólar, Criptos, etc), desse montante de investimentos para a Liberdade Financeira, 40% serão destinados a Renda Fixa, então irei migra-los para títulos de RF mais apropriados para longo prazo e com rentabilidade melhor. A minha dúvida é se compensa eu já fazer esse movimento, resgantando os títulos e consequentemente pagando o imposto, ou se deixo vencer os títulos para migrar (migrando a medida que forem vencendo). Alguém tem as manhas desse cáculo do efeito da antecipação do IR ?

Obrigado

• Brabo 1
Link para compartilhar

15 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Olá, @Eli Sousa. Espero que ajude na sua dúvida

1: Este valor investido está tudo em uma instituição ? EX: todos CDBs do Banco Inter

2: O valor investido ultrapassa R$ 250 mil ? Se sim, seria interessante refletir a questão número 1

3: Eu, particularmente, colocaria primeiramente no Tesouro Selic 2029 50% da reserva de emergência para ter um extra na questão segurança. Não é uma recomendação, mas eu gosto de partir desse ponto 

4: Quando vence seus títulos ? Se for poucos meses, talvez compense esperar. Se for anos, acredito que vale a pena destinar a taxas mais atrativas. Estaria perdendo um pouco por resgatar com IR maior, mas pega taxas melhores que compensam no longo prazo 

5: Se for um valor maior, compra em parcelas para verificar para que lado está indo os juros (provavelmente subida nos próximos meses) 

6: Um detalhe bem importante é seguir o Contrafluxo. 

Contrafluxo: Prefixados com Juros Altos, CDI Juros Baixos e IPCA+ quando não estiverem falando dele 

Momento inclinado para os Prefixados 

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0

Obrigado pelas contribuições @Joel Attilio Frcasso

1 hour ago, Joel Attilio Frcasso disse:

1: Este valor investido está tudo em uma instituição ? EX: todos CDBs do Banco Inter

2: O valor investido ultrapassa R$ 250 mil ? Se sim, seria interessante refletir a questão número 1

Estão em 2 instituições, mas de qualquer forma é menor que 250k.

3: Eu, particularmente, colocaria primeiramente no Tesouro Selic 2029 50% da reserva de emergência para ter um extra na questão segurança. Não é uma recomendação, mas eu gosto de partir desse ponto 

A Reserva de Emergência está fora desse valor... está em CDBs de Liquidez diária. 

4: Quando vence seus títulos ? Se for poucos meses, talvez compense esperar. Se for anos, acredito que vale a pena destinar a taxas mais atrativas. Estaria perdendo um pouco por resgatar com IR maior, mas pega taxas melhores que compensam no longo prazo 

Tem diversos prazos de vencimento, alguns estão vencendo nos próximos meses, mas tem títulos que vence somente em 2027. Talvez na questão da taxa regressiva de IR, talvez eu possa fazer um filtro e pegar apenas ativos com mais de 6 meses. 

1 hora atrás, Joel Attilio Frcasso disse:

6: Um detalhe bem importante é seguir o Contrafluxo. 

Contrafluxo: Prefixados com Juros Altos, CDI Juros Baixos e IPCA+ quando não estiverem falando dele 

Momento inclinado para os Prefixados 

A intenção seria fazer isso mesmo, já que nos próximos aportes para a Liberdade Financeira, como já estou lotado de Renda Fixa, os próximos aportes será nos demais tipos de ativos.

Fico tentado a fazer a movimentação (calculada), mas fico lembrando da máxima "patrimônio é igual a sabonete, quando mais mexe, mais diminui" kkkkkk

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
1 hour ago, Eli Sousa disse:

Fico tentado a fazer a movimentação (calculada), mas fico lembrando da máxima "patrimônio é igual a sabonete, quando mais mexe, mais diminui" kkkkkk

Hahaha é um pensamento que sempre vem na cabeça do Buy and Holder

Eu de momento estou fazendo caixa em CDB 110% Liquidez diária, vou resgatar antes do prazo

Mas depois de finalizar o curso, o foco é em buscar conhecimento antes de aporta em ativo ruim e porque vamos ter boa janela em 2025 

Editado por Joel Attilio Frcasso
  • Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
41 minutes ago, Eli Sousa disse:

Tem diversos prazos de vencimento, alguns estão vencendo nos próximos meses, mas tem títulos que vence somente em 2027. Talvez na questão da taxa regressiva de IR, talvez eu possa fazer um filtro e pegar apenas ativos com mais de 6 meses. 

Olha, podemos esperar a opinião de alguém com mais experiência

Esses que estão próximo do vencimento penso ser interessante esperar para pagar o mínimo de IR possível e também porque a janela de compras não vai se fechar logo

Em relação aos demais, eu penso um pouco diferente. Só que seria necessário uma análise mais profunda do volume de dinheiro investido e o quanto você pretende aportar ao longo dos próximos meses 

Por que raciocina comigo; se você pegar sempre esses 6m+, vai torrar na alíquota de 20%  em média

Aí o investimento rende mais e você pega um IR relativamente alto. Daqui a pouco você pega investimentos mais novos, aproveita que rendeu menos e paga 22,5% só que de um valor menor. Você pode acabar com alguns títulos rendendo e saca em alíquotas menores. Só que é relativo mesmo, é uma questão de fluxo de caixa tem que analisar o volume, os aportes, os vencimentos... Além disso,  tenho outra análise, você faz um investimento de 1000,00 e já tem 7 meses aí você saca ,segundo seu raciocínio, com alíquota 20%. Enquanto você tem um outro com 100,00 há 2 meses. Pagar alíquota de 22,5% ou 20% num título de 100,00 muda pouco, já no de 1000,00 faz uma diferença maior

Enfim, meu amigo. Estou igual Chacrinha: Eu vim para confundir e não para explicar 🤣

Estou falando tudo sem olhar para a carteira, penso que não existe uma receita de bolo. Mas quis compartilhar pontos a se observar. Espero que alguém apareça pra corroborar com minha opinião ou dizer que estou louco 

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
29 minutes ago, Joel Attilio Frcasso disse:

@Eli Sousa o que quero dizer pra resumir esse texto que pode ter ficado confuso é:

não olhe apenas para o tempo, eu não vejo a carteira para te confirmar

lembre dos valores absolutos e dos métodos de compra 

Eu entendi o racional... e além da diferença da taxa de IR, teria que levar em conta também o impacto da "antecipação" do IR, que é o mesmo impacto do come cotas nos Fundos de Investimento. Os valores são pequenos, já que estou destinando apenas uns 60K para a liberdade financeira e desse valor apenas uns 27K será destinado a permanecer na RF. Mas a intenção é usar a oportunidade como aprendizado também.  É que eu já separei a Reserva de Emergência e também separei um valor para as "metas" que tenho alguns para realizar no curto prazo... hehehehe

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

Bom dia, @Eli Sousa !

Dando uns centavinhos de contribuição aqui ao tema e somando um pouco ao nosso amigo @Joel Attilio Frcasso.

Primeiro, existe de fato uma possibilidade de pagar um IR maior a depender dos prazos dos títulos. Aqui você pode avaliar alguns pontos e ver o que lhe fica mais tranquilo:

- Esperar pelo menos o prazo de 2 anos que chega na menor alíquota do IR que é de 15%;

- Assumir um IR um pouco maior e fazendo uma distribuição entre outros títulos via contrafluxo. E aqui ainda é interessante fazendo sempre de forma gradativa para ter diferentes títulos de deferentes "safras". E por fim, eu também começaria a fazer essas movimentações a partir de janeiro para não ter complicações com a declaração de IR e eventualmente ter que declarar valores em trânsito que é chato pra boné  😅

Essas transferências de valores da renda fixa que estamos falando de fato podem cair um pouco naquela máxima do sabonete. Porém, o impacto não é tão grande como outros títulos que temos por aí. Uma coisa é pagar 22,5% de IR em resgates de um CDB de liquidez diária onde a alíquota vai incidir pelo valor rendido e outra é resgatar títulos antes do vencimento via mercado secundário onde pode se ter inclusive perda de capital mesmo que com alíquotas de IR menores. Percebe?

Pelo que você comentou, já tendo uma reserva de emergência montada e não sendo estes valores restantes que afetem sua organização financeira, ir distribuindo aos poucos em outros títulos de renda fixa para ir colocando conhecimento em prática, avaliando títulos diariamente, fazendo o exercício de risco X retorno, entender qual seria o melhor indexador atrelado sugerido pelo contrafluxo, temos aqui um bom caminho.

Espero que contribua um pouco ao tema!

• Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
14 horas atrás, Joel Attilio Frcasso disse:

Amigo, eu complementaria um pouco:

Prefixados para juros altos com expectativas de queda, IPCA+ para quando o IPCA está baixo e com expectativa de alta e CDI para quando a taxa de juros está baixa com expectativa de alta.

Seu racional está indo no caminho certo. Apenas uns pontos a mais parra agregar  =)

• Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0

Opa... obrigado pelas contribuições @Eddy Paulini

5 horas atrás, Eddy Paulini disse:

- Esperar pelo menos o prazo de 2 anos que chega na menor alíquota do IR que é de 15%;

Eu acho que tenho alguns títulos que eu acabei não prestando atenção e adquiri com vencimentos próximos, como eram de liquidez, eu me distrai da questão do IR. 

- Assumir um IR um pouco maior e fazendo uma distribuição entre outros títulos via contrafluxo. E aqui ainda é interessante fazendo sempre de forma gradativa para ter diferentes títulos de deferentes "safras".

Entendi... vou me atendar a essa questão das "safras". Até então eu não tinha muito interesse no Tesouro, meio que me congelei nos CDBs/LCIs/LCAs. 

eu também começaria a fazer essas movimentações a partir de janeiro para não ter complicações com a declaração de IR e eventualmente ter que declarar valores em trânsito que é chato pra boné  😅

Agora falou a voz da experiência... 😀se a gente pode facilitar, pra quê complicar né?! 

Essas transferências de valores da renda fixa que estamos falando de fato podem cair um pouco naquela máxima do sabonete. Porém, o impacto não é tão grande como outros títulos que temos por aí. Uma coisa é pagar 22,5% de IR em resgates de um CDB de liquidez diária onde a alíquota vai incidir pelo valor rendido e outra é resgatar títulos antes do vencimento via mercado secundário onde pode se ter inclusive perda de capital mesmo que com alíquotas de IR menores. Percebe?

É a minha preocupação, aliás, esta mais para curiosidade, é se além da taxa, a questão do impacto da antecipação do pagamento do imposto, nesse caso estaria funcionando quase que como um come cotas... mas realmente, nesse caso é um horizonte de tempo muito pequeno. 

Acho que vou continuar amadurecendo a carteira no Diagrama do Cerrado e no próximo ano eu começo a fazer essa movimentação.

Valeus!!!

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
10 horas atrás, Eddy Paulini disse:

Amigo, eu complementaria um pouco:

Prefixados para juros altos com expectativas de queda, IPCA+ para quando o IPCA está baixo e com expectativa de alta e CDI para quando a taxa de juros está baixa com expectativa de alta.

Seu racional está indo no caminho certo. Apenas uns pontos a mais parra agregar  =)

Não ficou invertido na sua resposta @Eddy Paulini?

Taxa baixa comprar

CDB 150% CDI (contra fluxo)

Taxa alta comprar 

CDB 18% a.a. prefixada (contra fluxo)

Tesouro IPCA + (para marcação a mercado)

Editado por Vitor Henrique Travessolo
  • Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

Boa noite, @Vitor Henrique Travessolo !

O que coloquei está correto.

Just now, Eddy Paulini disse:

Prefixados para juros altos com expectativas de queda

Investimos em prefixados quando a taxa de juros está alta e tem a tendência de queda. Assim os prefixados irão ter rentabilidades superiores as oferecidas futuramente enquanto o cenário de queda da Selic se desenha. E quando temos queda da Selic significa que os juros estão controlados. Logo, título indexados ao IPCA ainda não estarão pagando boas rentabilidades.

IPCA+ para quando o IPCA está baixo e com expectativa de alta

É o momento em que ninguém está com medo do IPCA. Sendo assim, a procura é baixa e os emissores aumentam o prêmio para se tentar gerar liquidez nestes títulos. E como a expectativa é de alta, estaremos travando taxas que serão bem rentáveis quando a curva de subida da inflação ir se concretizando.

CDI para quando a taxa de juros está baixa com expectativa de alta

Raciocínio semelhante ao anterior só trocando o indexador de IPCA para CDI.

Este é o principal a ser seguido. Marcação a mercado só vai entrar como bônus que pode aparecer em algum investimento. Pelo contrafluxo, não visamos fazer investimentos para fazer marcação. Ela vem como eventual extra mas não é o objetivo principal.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
On 13/12/2024 at 20:39, Eddy Paulini disse:

CDI para quando a taxa de juros está baixa com expectativa de alta

Exemplo: CDB 150% CDI...

Prefixados para juros altos com expectativas de queda

Exemplo: CDB 16% a.a.

Aqui eu achei que estava falando do Tesouro IPCA + onde deve-se compra-lo na expectativa de queda da Selic para ganhar na marcação a mercado...

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
10 minutes ago, Vitor Henrique Travessolo disse:

Podemos encontrar CDB IPCA + 8,20%... agora é a hora? 

Mas estão falando da Selic a 14%, isso faria a gente ver CDB IPCA + 10% ???

Editado por Vitor Henrique Travessolo
  • Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
1 hora atrás, Vitor Henrique Travessolo disse:

Aqui eu achei que estava falando do Tesouro IPCA + onde deve-se compra-lo na expectativa de queda da Selic para ganhar na marcação a mercado...

A grande questão é que não compramos títulos pensando na marcação. Se seguirmos essa lógica de comprar títulos IPCA+ apenas pensando na marcação, não aproveitaríamos o melhor momento do contrafluxo para este indexador que é justamente travar taxas altas para o futuro. Por exemplo: em um cenário de juros na casa dos 4%a.a. conseguimos achar títulos pagando IPCA+7, +8, +9 ou as vezes até +10% (tivemos isso há cerca de um ano quando a inflação estava no começo dos 4%). Com isso, pensando em um cenário futuro onde a inflação suba, digamos um cenário hipotético onde ela chegue em 7% e tenhamos um título travado pagando IPCA+ 8, veja a rentabilidade que teríamos já protegida pela inflação fora o fato de que no cenário de inflação elevada, não acharíamos aqueles títulos que pegamos no passado de +7, +8, etc.

Na minha opinião isso é mais rentável do qualquer marcação que possamos fazer uma vez que ela serve para adiantarmos uma rentabilidade que, em outras palavras, significa antecipar um dinheiro que já iriamos ganhar só que antes da hora e não ganhar dinheiro a mais como faríamos via contrafluxo travando taxas para nos beneficiarmos no futuro. Percebe a ideia?

• Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• Criar novo...