Jump to content
  • 0

RENTABILIDADE NEGATIVA - (AGIL / DESAGIO)

João Victor Pereira

Pergunta

Pessoal, boa tarde! Tudo bem?

Assisti a aula de Tesouro Selic, e acabei me encontrando com uma dúvida..

O titulo que comprei ''Tesouro Selic 2029'' amanheceu com uma rentabilidade negativa, até então entendi que é por conta da marcação a mercado que lá no final do titulo, a rentabilidade será positiva de qualquer forma..

Porém fiquei na duvida, com relação ao rendimento diário do titulo, vendo a Selic a 12,25% a.a, teria uma rentabilidade mensal de 1,02% ao mês, (sem levar em consideração o IR, apenas para facilitar o exemplo aqui..) isso não deveria refletir no rendimento diário e assim compensado a parte negativa por conta da marcação a mercado? ou são coisas separadas, o rendimento diário vai acumular no montante investido (se sim, aonde isso fica representado?), porém a rentabilidade vai aparecer negativa por conta do saldo?

Grato desde já! ;)

• Brabo 2
Link para compartilhar

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
35 minutes ago, João Victor Pereira disse:

O titulo que comprei ''Tesouro Selic 2029'' amanheceu com uma rentabilidade negativa, até então entendi que é por conta da marcação a mercado que lá no final do titulo, a rentabilidade será positiva de qualquer forma..

Porém fiquei na duvida, com relação ao rendimento diário do titulo, vendo a Selic a 12,25% a.a, teria uma rentabilidade mensal de 1,02% ao mês, (sem levar em consideração o IR, apenas para facilitar o exemplo aqui..) isso não deveria refletir no rendimento diário e assim compensado a parte negativa por conta da marcação a mercado? ou são coisas separadas, o rendimento diário vai acumular no montante investido (se sim, aonde isso fica representado?), porém a rentabilidade vai aparecer negativa por conta do saldo?

Grato desde já! ;)

Boa tarde!

Tesouro Selic, praticamente, não tem marcação a mercado, portanto, isso deve se ajustar já nos próximos dias e sua rentabilidade ficará positiva.

• Brabo 3
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
15 horas atrás, João Victor Pereira disse:

Grato desde já! ;)

Bom dia, @João Victor Pereira !

Apenas complementando nosso amigo @Jaimson Bispo.

O tesouro Selic até tem uma marcação a mercado. Mas é uma variação tão pequena e tão ínfima que temos por consenso não considerar ela. Essa variação muitas vezes é de centavos. Até pode dar uns reaizinhos de diferença mas em cima de montantes que não fariam uma diferença efetiva.

Agora uma coisa que acontece e normalmente não é falado é que o tesouro tem dois preços. Um preço de compra e um preço de venda. Ou seja, você compra um título com o preço de compra oferecido pelo tesouro de R$1.000 (valor fictício apenas para exemplo). Só que de imediato para o tesouro inclusive evitar um alto giro dos valores afinal ele quer ficar com seu dinheiro o máximo possível, ele estabelece que para você vender de volta ele compra por um preço abaixo. Isso fora os valores de IOF nos 30 primeiros dias e o IR sobre o rendimento. 

Logo, é um processo normal nos primeiros dias seu título estar negativo, mas ao longo dos dias que ele vai rentabilizando (especialmente agora com uma taxa de juros delicinha de 12% + haha) você fica no verde  =)

Espero que tenha ficado claro!

• Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• Criar novo...