Jump to content
  • 0

Aporte mais alto que o normal.

Allyson Fernando De Moura Amorim

Pergunta

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
3 minutes ago, Antonio De Matos Teixeira Neto disse:

Segue a versão revisada com um toque de humor:

Boa noite!

Parabéns por essa graninha extra que PINGOU (quem dera fosse todo dia, né?). Como um investidor conservador, minha sugestão é: calma, respira e não coloque tudo de uma vez no mercado.

Uma estratégia mais tranquila seria dividir esses 70k em aportes mensais ao longo do ano, algo como 12 meses. Assim, você reduz o risco de cair de paraquedas em um momento de alta no mercado e ainda aproveita eventuais correções para criar um preço médio mais equilibrado. Afinal, o mercado brasileiro anda mais pra "ladeira abaixo" do que o contrário, então paciência é o jogo.

Antes de começar, tire um tempinho para revisar sua alocação de ativos e garantir que está alinhada ao seu perfil de risco. Reserve uma parte para a boa e velha reserva de emergência, e o restante diversifique com ativos mais conservadores, como títulos de renda fixa (pra travar aquela rentabilidade de respeito), FIIs ou ações que gerem renda passiva.

O foco aqui é proteger o capital e buscar um crescimento moderado. Porque, convenhamos, dinheiro bom assim não cai na conta todo dia, então a palavra-chave é racionalidade.

hahah eu pensei nisso mesmo, mas estava pensando ate em dividir em 24meses e deixa ao longo desse tempo num cdb de liquidez diária , mas achei que talvez seja muito longo esse prazo, paciência eu tenho mas talvez eu tenha de mais.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
11 minutes ago, Allyson Fernando De Moura Amorim disse:

Iai pessoal, boa noite.

Recebi um valor extra esse ano para aporta, muito maior que meu aporte mensal, cerca de 70k, a melhor estratégia e aporta tudo de uma vez ou a melhor opção é dividir esse valor durante o ano e ir apostando aos poucos para criar um preço médio e acampando o contra fluxo do mercado.

Muito obrigado pela atenção.

boa noite Allyson

por experiências passadas, hoje em dia eu nunca investiria de um dinheiro extra mais do que o meu aporte mensal. p. ex., se eu invisto 1000 por mês, e eu recebo uma grana extra, eu iria aportar agora 2000 (1000 mensal + 1000 da renda extra) por mês e deixaria essa grana em um CDB da vida até o tempo de aportar ela toda. 

eu comecei a estudar pra investir em 2019 e depois de muito tempo de estudo botei meu dinheiro todo da bolsa de uma vez em um mês, que no caso foi fevereiro de 2020 😂. menos de 2 semanas depois eu tava -40%.

obivamente cada um com a sua estratégia, mas eu aprendi desde o início que a pressa não leva à lugar algum nesse meio

• Brabo 2
  • Me ajudou 1
  • Sad 1
Link para compartilhar

• 0
1 minute ago, Allan Gonzaga disse:

boa noite Allyson

por experiências passadas, hoje em dia eu nunca investiria de um dinheiro extra mais do que o meu aporte mensal. p. ex., se eu invisto 1000 por mês, e eu recebo uma grana extra, eu iria aportar agora 2000 (1000 mensal + 1000 da renda extra) por mês e deixaria essa grana em um CDB da vida até o tempo de aportar ela toda. 

eu comecei a estudar pra investir em 2019 e depois de muito tempo de estudo botei meu dinheiro todo da bolsa de uma vez em um mês, que no caso foi fevereiro de 2020 😂. menos de 2 semanas depois eu tava -40%.

obivamente cada um com a sua estratégia, mas eu aprendi desde o início que a pressa não leva à lugar algum nesse meio

Até porque, né... é Brasil! Nunca se sabe quão fundo é o fundo (risos). Todo dia é uma novidade, e ainda temos a "previsibilidade" de que a taxa de juros pode subir nas próximas reuniões do Copom.

O segredo é ter paciência e foco.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
10 horas atrás, Allyson Fernando De Moura Amorim disse:

Iai pessoal, boa noite.

Recebi um valor extra esse ano para aporta, muito maior que meu aporte mensal, cerca de 70k, a melhor estratégia e aporta tudo de uma vez ou a melhor opção é dividir esse valor durante o ano e ir apostando aos poucos para criar um preço médio e acampando o contra fluxo do mercado.

Bom dia, @Allyson Fernando De Moura Amorim !

Apenas complementando a resposta dos nossos amigos. 

Um exercício que muitos fazem é estipular o quanto este valor lhe é relevante. Por exemplo, quanto tempo você levaria para juntar este montante de 70mil? Quanto maior o tempo, mais pode ser diluído.

O que daria para fazer sem medo para não deixar o dinheiro parado por assim dizer, é aportar ele no tesouro Selic para ele ir rendendo um pouco ao alongo do tempo enquanto faz saques gradativos para complementar seus aportes regulares. Eu particularmente gosto da ideia de ir complementando com uma lógica semelhante a citada pelo @Allan Gonzaga: aumentaria o aporte mensal em uns 50% ou até no máximo dobrar ele. Por mais que leve tempo para ir diluindo todo o montante, você tem como benefício uma diminuição de risco de aportar o valor todo em uma fase não muito do mercado para alguns ativos que você venha direcionar o valor.

Espero que ajude a pensar!

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
11 horas atrás, Allyson Fernando De Moura Amorim disse:

Iai pessoal, boa noite.

Allyson, a resposta depende muito do seu perfil e dos seus objetivos. Por exemplo, em relação a aportar tudo de uma vez, se você já sabe onde quer investir e acredita que os ativos estão bem precificados (ou seja, não estão muito caros), faz sentido colocar tudo de uma vez. Isso porque, historicamente, o mercado tende a subir no longo prazo. Então, quanto mais cedo o dinheiro estiver investido, maior o tempo pra ele render. Só que, claro, tem o risco de cair logo depois, o que pode dar aquele frio na barriga, seria uma estratégia de um perfil mais moderado/arrojado.

Já sobre dividir a longo do tempo, essa é uma estratégia mais conservadora e serve pra diluir o risco de entrar em um momento ruim, tipo no topo de um ciclo. A ideia de fazer preço médio é justamente "se proteger" de variações grandes no mercado. Mas, por outro lado, pode significar perder boas oportunidades se o mercado continuar subindo.

Se fosse comigo, eu analisaria primeiro o cenário do mercado atual e minha própria tolerância ao risco. Se você tá de boa com oscilações e confia na sua estratégia, aportar tudo de uma vez pode ser mais eficiente no longo prazo. Agora, se você é mais cauteloso e prefere dormir tranquilo, dividir o valor e ir aportando aos poucos pode ser uma opção mais confortável.

Ah, só uma coisa: seja qual for a estratégia, mantenha um bom equilíbrio na carteira e não esqueça de reforçar a reserva de emergência, se for o caso. E parabéns pela grana extra!

• Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• Criar novo...