Jump to content
  • 0

INTB3

Renan Schneider

Pergunta

Há alguns tempo noto que praticamente todo condomínio que visto utiliza sistemas de automação e segurança da Intelbras.
Me surpreendi quando encontrei ela cotada na bolsa na minha pesquisa setorial.
Ela teve IPO recente, em 2021. Mas olhando os releases ela tem lucros constantes há bastante tempo (desde 2016).
De forma geral, Os indicadores de eficiência tem se mantido bons consistentes desde o IPO.
A empresa mais que dobrou o faturamento desde 2019.

Ela tem três segmentos de atuação

Energia: Produz acessórios elétricos como baterias, nobreaks, etc. (Aqui não consegui descobrir se ela fornece bateria pra alguma marca de notebook, celulares, carros, etc)
Conectividade: Oferece soluções de controle de acesso e gerenciamento de redes, sendo que vende tanto o hardware como software.
Segurança: Acredito que esse seja o seguimento mais presente na nossa vida e que me fez notar a empresa. Câmeras de segurança, fechaduras digitais, interfones, etc.

Acredito que todos os segmentos de atuação tem espaço pra crescimento, mas vejo uma tendência mais forte de automatização das casa e condomínios. Além disso o segmento de segurança é responsável por mais da metade da receita da empresa, por isso considero a principal área de atuação.

Como principal concorrente identifiquei a Positivo vem (POSI3) anunciou que vai expandir seus ramos de atuação para o de segurança e automação doméstica, o que talvez possa ameaçar a Intelbras. A POSI3 tem resultados mais inconstantes, mas parece ter achado seu rumo nos últimos anos. É mais conhecida pelo segmento de eletrônicos, com a marca própria, a cas da Anker e a Vaio. Mas sei lá, tenho um preconceito com a marca Positivo, me acostumei a enxergar os produtos dela de "baixa qualidade" e isso não é algo que eu gostaria na automação da segurança residencial.

Também vejo risco de novas entrantes, principalmente empresas estrangeiras que vejam o crescimento do mercado de segurança no brasil e resolvam investir aqui.

Enfim, acham a Intelbras um boa empresa? Alguém tem ela em carteira?

• Brabo 1
Link para compartilhar

1 resposta para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
54 minutes ago, Renan Schneider disse:

Há alguns tempo noto que praticamente todo condomínio que visto utiliza sistemas de automação e segurança da Intelbras.
Me surpreendi quando encontrei ela cotada na bolsa na minha pesquisa setorial.
Ela teve IPO recente, em 2021. Mas olhando os releases ela tem lucros constantes há bastante tempo (desde 2016).
De forma geral, Os indicadores de eficiência tem se mantido bons consistentes desde o IPO.
A empresa mais que dobrou o faturamento desde 2019.

Ela tem três segmentos de atuação

Energia: Produz acessórios elétricos como baterias, nobreaks, etc. (Aqui não consegui descobrir se ela fornece bateria pra alguma marca de notebook, celulares, carros, etc)
Conectividade: Oferece soluções de controle de acesso e gerenciamento de redes, sendo que vende tanto o hardware como software.
Segurança: Acredito que esse seja o seguimento mais presente na nossa vida e que me fez notar a empresa. Câmeras de segurança, fechaduras digitais, interfones, etc.

Acredito que todos os segmentos de atuação tem espaço pra crescimento, mas vejo uma tendência mais forte de automatização das casa e condomínios. Além disso o segmento de segurança é responsável por mais da metade da receita da empresa, por isso considero a principal área de atuação.

Como principal concorrente identifiquei a Positivo vem (POSI3) anunciou que vai expandir seus ramos de atuação para o de segurança e automação doméstica, o que talvez possa ameaçar a Intelbras. A POSI3 tem resultados mais inconstantes, mas parece ter achado seu rumo nos últimos anos. É mais conhecida pelo segmento de eletrônicos, com a marca própria, a cas da Anker e a Vaio. Mas sei lá, tenho um preconceito com a marca Positivo, me acostumei a enxergar os produtos dela de "baixa qualidade" e isso não é algo que eu gostaria na automação da segurança residencial.

Também vejo risco de novas entrantes, principalmente empresas estrangeiras que vejam o crescimento do mercado de segurança no brasil e resolvam investir aqui.

Enfim, acham a Intelbras um boa empresa? Alguém tem ela em carteira?

Então, a Intelbras é uma empresa que chama atenção mesmo. Esse lance de estar presente em quase todos os condomínios que a gente vê mostra que eles têm um domínio legal no segmento de segurança, que é o carro-chefe deles. E, pelo que você comentou, a empresa tem um histórico de crescimento bem consistente, o que sempre dá aquela segurança pra pensar em investir, mas quando você olha na AUVP analítica ela é viável para estudos com ressalvas. Vale lembrar que o IPO da Intelbras foi recente, em 2021, então ainda é uma empresa que está mostrando seu potencial no mercado. Mesmo assim, já dá pra ver que ela tem números consistentes, lucros sólidos desde 2016 e conseguiu mais que dobrar o faturamento desde 2019. Isso não é pouca coisa, principalmente pra uma empresa que atua em segmentos que estão só crescendo, como segurança e automação.

A parte de automação e conectividade também é interessante, porque é uma tendência forte, né? Casas inteligentes, condomínios automatizados... Esse mercado só tende a crescer.

Sobre a Positivo, compartilho do seu receio. Eles têm melhorado, mas ainda carregam essa fama de produtos meio “básicos”. Quando se trata de segurança, acho que a confiança no produto conta muito, e a Intelbras parece estar à frente nesse quesito. O risco de estrangeiras entrando no mercado é real, mas ao mesmo tempo a Intelbras tem um diferencial por já entender bem o público brasileiro e estar consolidada aqui. Isso pode ser um bom escudo contra novos entrantes.

No geral, parece um case interessante, principalmente pelo potencial de crescimento nos segmentos em que atuam. Se fosse eu, continuaria estudando as empresas, mas de primeira impressão, vejo a Intelbras como uma empresa mais interessante e, se fosse ter em carteira, teria uma parte pequena dentro de renda variável.

• Me ajudou 1
Link para compartilhar

• Criar novo...