Jump to content
  • 0

Contrato de locação

Convidado Anônimo

Pergunta

Boa noite senhores.

No momento estou morando com minha parceira e sua mãe (moramos de aluguel). Chegou a hora de renovar o contrato de locação, nem a sogra e tanto a namorada podem fazer o contrato em seu nome (a sogra por ter quebrado outro contrato de locação e está pagando a porto seguro pela quebra e a namorada por estar com o nome restrito por um curso que desistiu por achar o ensino de péssima qualidade). Sobrou eu, que sempre tive meu nome em ordem e nunca atrasei nem uma conta. Ao ler o contrato vi que ele é incrivelmente feito para deixar o dono do imóvel livre de qualquer preocupação, é muito bom para o dono, pra mim, estou em desvantagem. 
Primeira pergunta, todos contratos de locação são assim? 
Por ser um relacionamento que pode acabar em algum momento estou com receio (confio nela e não acho que vai me passar a perna, nem sua mãe). O que me pega é que dentre toda minha família eu sou aquele que é organizado financeiramente, e único investidor.
Sinto que não vou ter paz enquanto esse contrato não acabar, mas não dá para viver a vida sem confiar em alguém, principalmente na sua parceira. 
Segunda pergunta, depois que a sogra terminar o contrato com o porto seguro daria para transferir esse contrato de locação para ela e me isentar totalmente da responsabilidade?
Terceira pergunta, eu estou como fiador, e não estou como residente legal do imóvel (meu nome não está no contrato como morador), eu teria o direito de morar no imóvel caso quisesse? E caso sim, poderia retira-las do imóvel se assim fosse minha vontade?

Meu relacionamento não está em uma fase ruim, e nem pretendo terminar com ela, são apenas preocupações. 

Aguardo conselho de todos. 

Link para compartilhar

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

- não, tem contratos e contratos e as condições são negociáveis - eu tenho contrato por ex. que o inquilino queria que eu não cobrasse multa caso ele fica-se por mais de 1 ano, mas, de uma forma geral contrato de locação é simples, vc paga para usar o imóvel, no seu caso como residencia, não pode sub-locar, normalmente taxas de cond., incendio, iptu e etc são seus, todas as manuteções são suas, já q vc está morando no imóvel - as excessão é tipo, encanamento dentro da parede quebrou, a parede rachou, o cano de esgoto arrebentou, etc - ai é por conta do proprietário. Em geral o contrato são de 30 meses (que ai está dentro da lei do inquilinato)

depois que a sogra terminar o contrato com o porto seguro daria para transferir esse contrato de locação para ela e me isentar totalmente da responsabilidade?

Depende puramente do proprietário aceitar e quais as condições, pode ser q ele diga, não.... ela não passou pela minha análise, pode ser q ele diga que o contrato q vcs tem são de 30 meses e se quebrar antes tem que pagar multa. Vc pode pedir para adicionar uma clausula de 12 meses - caso vc pague direito após 12 meses q vc possa rescindir o contrato sem multa.

eu estou como fiador, e não estou como residente legal do imóvel (meu nome não está no contrato como morador), eu teria o direito de morar no imóvel caso quisesse? E caso sim, poderia retira-las do imóvel se assim fosse minha vontade?

Não - vc não pode morar (a não ser se elas te convidarem) - a moradia é inviolável e nem mesmo o proprietário pode entrar na casa sem autorização do inquilio ou da justiça (ou em caso maior como resgatar alguém) - e mesmo que elas te chamem para morar lá, elas podem te colocar para fora já que elas são as inquilinas e não vc -- também, elas podem parar de pagar e vc ter que arcar com todas as despesas inclusive honorario de advogado caso elas não paguem (honorario, manutenção, etc etc etc)

Uma vez que vc é fiador, vc é fiador por toda a vigencia daquele contrato e não tem molesa, se vc tem casa - mesmo sendo única pode perder - por isso ninguém quer ser fiador hoje em dia

É uma situação bem complicada e arriscada no meu ver, especialmente no contexto atual onde existe até pensão socio afetiva e casamento hoje em dia é o fato de namorar por mais de alguns anos

• Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0

Seguro fiança foi inventado pra resolver o problema da pessoa não ter um fiador.

se você não se sente confortável em ser o fiador, não seja.

e se elas não podem fazer um seguro fiança pois estão enroladas em outros problemas isso é um sinal, e bem forte, de que você pode se incomodar também.

se quer ajudar, faça o contrato no seu nome e veja com a imobiliária qual a forma correta de informar que elas irão morar lá também, ainda que você decida não morar.

o contrato estando no seu nome, se tudo der errado o pior que pode acontecer é elas estragarem alguma coisa lá e você ter que pagar na saída (sendo bem catastrófico, mas pra te resguardar).

e você pode encerrá-lo, dentro dos termos acordados, quando bem entender.

"ahh mas o relacionamento está bem". mas é um namoro e não um compromisso mais firme (casamento, união estável) como você mesmo disse e pode vir a terminar por n razões e isso te deixaria exposto.

é óbvio que não quer terminar, mas se isso não estivesse te incomodando não teria vindo perguntar :)

• Brabo 4
Link para compartilhar

• 0

Frases famosa que eu acho acho que devem ser levados a sério:

- quer realmente conhecer sua esposa? Separe...

- amizade e dinheiro não se misturam

Se pessoas casadas tem problemas na divisão de bens quando separam, imagina quando misturam dinheiro quando namoram.

Não conheço e não estou julgando sua namorada e sua sogra, mas as duas terem restrições que as impedem entrar no contrato é um péssimo sinal. E uma delas já tem problemas como locadora... E ser fiador é um risco muito grande.

Olhando de longe, sem nenhum envolvimento e analisando friamente, parece que está entrando em uma furada.

Se tiver recursos para bancar e bancar tudo sozinho por 30 meses e correr o risco de ser expulso, durante uma eventual briga, vai fundo. Você vai virar refém delas.

Eu prefiro fazer day trade com dinheiro de agiota do que me arriscar numa situação desta.

Boa sorte.

• Brabo 4
Link para compartilhar

• 0
On 13/12/2024 at 21:14, Convidado Anônimo disse:

Boa noite senhores.

No momento estou morando com minha parceira e sua mãe (moramos de aluguel). Chegou a hora de renovar o contrato de locação, nem a sogra e tanto a namorada podem fazer o contrato em seu nome (a sogra por ter quebrado outro contrato de locação e está pagando a porto seguro pela quebra e a namorada por estar com o nome restrito por um curso que desistiu por achar o ensino de péssima qualidade). Sobrou eu, que sempre tive meu nome em ordem e nunca atrasei nem uma conta. Ao ler o contrato vi que ele é incrivelmente feito para deixar o dono do imóvel livre de qualquer preocupação, é muito bom para o dono, pra mim, estou em desvantagem. 
Por ser um relacionamento que pode acabar em algum momento estou com receio (confio nela e não acho que vai me passar a perna, nem sua mãe). O que me pega é que dentre toda minha família eu sou aquele que é organizado financeiramente, e único investidor.
Sinto que não vou ter paz enquanto esse contrato não acabar, mas não dá para viver a vida sem confiar em alguém, principalmente na sua parceira. 
Segunda pergunta, depois que a sogra terminar o contrato com o porto seguro daria para transferir esse contrato de locação para ela e me isentar totalmente da responsabilidade?
Terceira pergunta, eu estou como fiador, e não estou como residente legal do imóvel (meu nome não está no contrato como morador), eu teria o direito de morar no imóvel caso quisesse? E caso sim, poderia retira-las do imóvel se assim fosse minha vontade?

Meu relacionamento não está em uma fase ruim, e nem pretendo terminar com ela, são apenas preocupações. 

Aguardo conselho de todos. 

Entendo bem suas preocupações, principalmente quando envolve o lado financeiro e questões de confiança no relacionamento. Em geral, sim, a maioria dos contratos de locação é feita de forma a proteger o proprietário do imóvel. Eles costumam ser mais favoráveis para o dono, justamente para garantir que o aluguel seja pago certinho. Mas isso não significa que todo contrato é excessivamente injusto para quem aluga. Se você sentir que está muito desigual, talvez valha a pena conversar com um advogado especializado em direito imobiliário para ver se tem como negociar algumas cláusulas. Sobre a sogra terminar o pagamento com a Porto Seguro e transferir o contrato de aluguel, sim, é possível transferir o contrato para a sogra, desde que o proprietário aceite e as duas partes concordem com isso. Se ela regularizar a situação com a Porto Seguro, talvez seja mais fácil. A melhor forma de proceder é conversar com o dono do imóvel para ver se ele topa essa mudança e fazer isso de forma legal.

Sobre a outra questão, o fato de ser fiador não te dá direito de morar no imóvel, fiador é um papel diferente de locatário, ele é um garantir da dívida do aluguel, principalmente se você não está no contrato como residente. O fiador é responsável apenas pelas dívidas, mas não tem garantias de que pode morar no local. Se você quiser mudar isso, vai precisar pedir ao proprietário para te incluir no contrato como morador. E sobre pedir pra elas saírem, é mais complicado. Caso o contrato tenha sido feito dessa forma, você não pode simplesmente tomar essa decisão sozinho. Seria preciso entrar com uma ação de despejo, o que não é simples nem rápido.

No final das contas, a confiança no relacionamento é super importante, mas também é fundamental que você se sinta seguro nas questões financeiras. Inclusive, conselho de advogado, topar essa situação pode te deixar tão incomodado emocionalmente que poderá impactar seu relacionamento com ambas (sogra e namorada). Se esse contrato tá te deixando desconfortável, talvez seja bom buscar uma consultoria jurídica pra ver quais são suas opções e decidir o que é melhor. Priorize sua paz e seu bem estar acima de tudo, será isto que fará você seguir e tomar as melhores decisões.

• Brabo 4
Link para compartilhar

• 0

Boa tarde!

Já me mudei várias vezes e em todas elas tive experiências diferentes com imobiliárias... antes de tudo, aconselho que dê uma lida na Lei do Inquilinato. Você verá que tem várias coisas erradas em contratos e você sempre pode questionar os termos antes de assinar, nunca aceite o papo de que "é contrato padrão"... Vá questionando com elegância e sem animosidade que as chances de acordo são bem maiores.

Todos os contratos que tive até hoje me davam a mesma impressão que a sua, mas infelizmente todos eram legais (no sentido da lei). Lembre-se SEMPRE de filmar sua constestação da vistoria, vai te economizar um dinheirão na hora de devolver.

Entendo sua situação sobre o aluguel, relacionamento e afins e acho a solução do colega acima muito boa: seguro locação. Outra sugestão que dou é tentar contrato direto com proprietário ou até plataformas como Quinto Andar ou até um AirBnb (se o preço de longa data compensar ou pode chamar o proprietário no chat).

A grande questão que vejo é comunicação e "interpretação": você mostrar esses pontos pode soar como se desconfiasse delas, mas ao mesmo tempo não possui garantias. É realmente uma sinuca de bico... tente avaliar quão diposta está sua companheira para falar sobre isso com ela. É algo que exige bastante responsabilidade e comprometimento além de uma relação madura para lhe pedir isso. Acredito que se estão nesse ponto de envolvimento, você pode compartilhar essas questões com ela.

Em resumo: eu tentaria buscar uma opção confortável para mim, seja uma garantia (seguros, adiantamento de valor e afins) ou seja oferecer uma outra opção a elas (algo que elas possam assinar mesmo com os nomes sujos, por exemplo o contrato direto com proprietário).

Editado por Caio Henrique De Felice
escrevi errado
  • Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...