Jump to content

Recommended Posts

Eu também tenho bastante dificuldade em sonhar, sou um cara simples de familia humilde, então os sonho da garotada sempre foi impossível, portanto não sonho com nada extravagante, e, apesar de ter uma vida confortável hoje, continuo um cara simples.

No seu caso, eu começaria com o essencial para viver:

Pós graduação / intercâmbio / pesquisa no exterior
Uma casa ou apartamento confortável em um bairro bom e seguro
Um carro confortável para você e a sua família

Sugeri acima uma forma de ter mais contato com países que podem valorizar seu trabalho, eu iria nessa oportunidade primeiro, pois existe chance de você ter uma carreira brilhante no exterior.

Sobre a casa, sempre pensei que ela não precisa ser extravagante, mas precisa ser o melhor lugar do mundo pra você. É onde você vai descansar e passar alguns dos melhores momentos da sua vida.

O carro pode ser um bem tardio, eu por exemplo, só vou comprar um carro quando existir necessidade absoluta enquanto isso, me viro com transporte público tranquilamente.

recomendo se aproximar de línguas de países que valorizam a sua área, como inglês.

Boa sorte pra você, espero que você e sua irmã consigam conquistar seus sonhos 

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

On 13/12/2024 at 21:53, Eric Henrique Dantona De Sousa disse:

Faaaala galera, nova turma da AUVP começando, e estou na parte de falarmos dos nossos sonhos.

Gosto muito de ciência, estudo engenharia aeroespacial, mas no nosso país é complicado, em especial porque gostaria de focar na parte espacial, não aeronáutica. Mas eu gostaria de ter uma vida confortável. Gostaria que os investimentos me proporcionassem um estilo de vida (não é o montante em si) equivalente ao que um salário de R$ 15.000 no Brasil hoje (13/12/2024), para mim e minha irmã, mas num país onde a minha carreira tenha algum futuro fora da sala de aula das universidades federais ou ITA. Isso me daria estabilidade para me dedicar às minhas pesquisas e desenvolver projetos e, como o Raul diz, “poder dizer não”, dizer não para oportunidades que transformariam meu sonho em algo extremamente frustrante.

Talvez não seja um sonho super ambicioso como o “Audi da garotada” e “casa de praia” citados pelo Raul, mas por hora é apenas isso, e um teto para morar, contas em dia, etc. Por hora ão me preocupo ainda em parar de trabalhar, muito pelo contrário, quero viver com uma renda bacana para trabalhar com o que gosto. Mas o principal motivo de estar compartilhando isso é que o Raul falou para darmos uma olhada no sonho dos outros, em especial os mais velhos, mas tem muito comentário aqui, fica difícil filtrar tudo. Enfim, o que vocês sugerem aí como coisas que poderiam se considerar sonhos?

boa tarde Eric,

apenas fornecendo uma ajuda ou opinião acerca do seu sonho de trabalho. seja você indo para a área acadêmica ou para a indústria, um mestrado, doutorado e pós doc fora pode ser essencial no seu caso, visto que não é uma área extremamente desenvolvida no Brasil. 

você pode usar os sites academic positions (https://academicpositions.com) para buscar vagas de pós graduação e pós doc na Europa e o site indeed (o americano, não o do Brasil) para procurar vagas nos EUA. em geral eles listam as vagas nesses sites, mas é bom sempre procurar também os sites dos locais específicos que você quer ir e ver se tem alguma vaga listada diretamente por lá também.

sou dessa área acadêmica também e eu recomendaria fortemente que você buscasse essas experiências fora do país, mesmo que depois você acabe voltando pra cá para se firmar em uma empresa ou prestar concurso para alguma universidade. 

para você ter uma ideia, caso ainda não saiba, uma bolsa de pós doc hoje no Brasil está em 5200 brl (5 anos de graduação + 2 anos de mestrado + 4 anos de doutorado). uma bolsa de pós doc no Laboratório Nacional de Los Alamos (aquele complexo de laboratórios que foi iniciado a partir da pesquisa da bomba atômica mesmo), nos EUA, começa em 7875 usd e tem reajuste anual. as bolsas médias de pós doc na Europa variam entre 3200-4000 euros/libras, sendo que o custo de vida é bem baixo.  o que se faz geralmente é ir pra fora, juntar o máximo de dinheiro que conseguir e depois voltar pro Brasil ou tentar uma vaga permanente no exterior mesmo. essas bolsas geralmente tem contrato de 2 ou 3 anos e você tem um limite de 6 anos que pode ficar como pós doc. 

a área que você atua é muito especializada e você com certeza vai precisar de pós. largar família e amigos pode ser triste, mas para a gente que é da área acadêmica ou de p&d diria que é primordial tentar sair do país, visto que o incentivo a se ficar aqui na academia ou em p&d são inexistentes, chegando a ser cômico os valores de bolsa de pesquisa oferecidos.

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• Criar novo...