Jump to content

Gostaria de dicas de Livros de educação financeira para crianças


Recommended Posts

Eu tenho duas crianças (6 e 11 anos) e estou aprendendo sobre educação financeira do zero aqui no curso. Gostaria de aproveitar e ler com elas livros que tratem de educação financeira. Alguém tem dicas de livros em primeira mão? É fácil achar listas na internet, mas nada como a experiência real de quem leu as obras para indicá-las! Obrigado!
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 9
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

Vi esse a um tempo atrás, pensei em comprar para meus sobrinhos, alguém já teve experiência?
https://www.magazineluiza.com.br/livro-pai-rico-em-quadrinhos/p/233815100/li/lecn/?&force=12&seller_id=magazineluiza&utm_source=google&utm_medium=pla&utm_campaign=&partner_id=58962&gclid=CjwKCAjwrfCRBhAXEiwAnkmKmZRwtkx2cAN9iiLTMbMhSDWHrCPxNX9nZZpagqEyM1LV-XpwUqH-ZxoC7JcQAvD_BwE&gclsrc=aw.ds

Link para compartilhar
Share on other sites

Oi Matheus e Hugo, eu comprei para meu filho de 5 anos “Como Cuidar do seu Dinheiro” do Thiago Nigro e Mauricio de Sousa e meu filho gostou muito, primeira parte esta em quadrinhos (ele adora qualquer tipo de historia em quadrinhos) e o Thiago interage com a turma da Mônica, aborda de forma simples de como "juntar/guardar/gerar dinheiro", assim que terminamos ele queria montar um monte de empresas/negócios e quem sabe daqui uns anos ele não põe em prática.
Link para compartilhar
Share on other sites

Hugo Da Silva Carlos Eu li o livro "mindset" ele não é voltado exclusivamente para crianças, mas em uma determinada parte ele aborda a forma mais adequada de lidar com a criança na fase de aprendizado que eu achei muito interessante e ja tenho como anotação pessoal para lidar com meu filho, quando tiver um. Recomendo a leitura.
Link para compartilhar
Share on other sites

Olá Hugo, também tenho filhos, a escola do meu mais velho, 11 anos recomendou alguns livros, dentre eles "Comprar ou não comprar? Eis a questão!", pelo prefácil parece uma abordagem que compete para quem esta iniciando. Além deste vi na internet um trabalho do Tiago Nigro com o Maurício de Sousa, chama-se "Como cuidar do seu dinheiro", recomendado pelos colegas acima.

Abraço!
Link para compartilhar
Share on other sites

Hugo Da Silva Carlos, como não sei se é permitido publicar links externos aqui, segue uma lista muito boa de dicas de literatura financeira voltada para crianças que recebi de uma amiga:

1. O pé de meia mágico Autor: Álvaro Modernell Ilustradora: Cibele Santos
Editora: Fundamentos

Essa é uma opção para os pequeninos. Em apenas 20 páginas, conhecemos a rotina de dois irmãos que são muito amigos, mas têm atitudes distintas em relação a tudo. A narrativa traça um paralelo entre os personagens para mostrar como é vantajoso preservar brinquedos e roupas. Além disso, sugere às crianças guardar um pouquinho da mesada para realizar objetivos no futuro.
Álvaro Modernell também é autor de outra obra do gênero: Zequinha e a Porquinha Poupança. Vale a pena conferir.

2. Como se fosse dinheiro
Autora: Ruth Rocha Ilustradora: Mariana Massarani
Editora: Salamandra

Que Ruth Rocha é uma das escritoras infantis mais prestigiadas do Brasil, disso ninguém tem dúvida. E é com seu estilo único de contar histórias que ela nos apresenta o Catapimba.
O garoto sempre recebia balas e chicletes de troco na cantina da escola, pois eram “como se fosse dinheiro”. Sendo assim, ele resolve pagar os próximos lanches de um jeito bastante inusitado – para o desconforto de Seu Lucas, proprietário do negócio.
O livro traz uma reflexão sobre o valor real das moedas, mas que acaba levantando questões sobre honestidade e esperteza.

3. Dinheiro compra tudo? – Educação financeira para crianças
Autora: Cássia D’Aquino Ilustradores: Caio Cradoso, Tatiana Paiva e Thiago Cruz
Editora: Moderna

Da mesma autora de Como falar de dinheiro com seu filho. Neste livro, a educadora financeira Cássia D’Aquino explica curiosidades sobre o universo monetário: onde é fabricado o dinheiro? Qual é a maior cédula do mundo? Grana compra felicidade?
As respostas vêm junto com piadas, truques de mágica, jogos e até receitas culinárias. É uma maneira superdivertida de conhecer os primeiros passos do planejamento financeiro e aprender conceitos como “lucro” e “desperdício”. Publicação voltada para crianças a partir de 8 anos.

4. Almanaque Maluquinho: Pra que dinheiro? Autor e Ilustrador: Ziraldo Editora: Globinho

Essa HQ reúne sete aventuras do Menino Maluquinho e de sua turma. Como o pessoal vem encontrando dificuldades para administrar as despesas, o desafio de todos é aprender a poupar. O almanaque revela fatos sobre o surgimento da moeda e o funcionamento dos bancos. Também ensina, com humor e leveza, como montar um orçamento doméstico. Assim as compras nunca mais serão um problema para os personagens!

5. Guardiões da Galáxia: O poderoso plano de Rocket Roteirista: Aubrey Sitterson Desenhista: Tom Grummett
Editora: Marvel

Outro grupo bastante popular são Rocket, Groot e seus colegas. Portanto, seria natural utilizar os Guardiões da Galáxia para transmitir algumas lições aos jovens, né? A HQ foi desenvolvida pela Marvel em parceria com o programa Finanças Práticas e está disponível gratuitamente na web. Na trama, os heróis vão a uma missão interplanetária. Eles pretendem utilizar o pagamento pelo serviço para adquirir um novo artefato de tecnologia Stark. Porém, uma emergência pode mudar os planos. Aí entra a relevância da reserva financeira e dos sacrifícios que a gente faz para ter uma recompensa no futuro.
Ao fim da publicação há um glossário com os principais termos financeiros.

6. Crise financeira na floresta Autora: Ana Paula Hornos Ilustrador: Cláudio Martins
Editora: Geraçãozinha

A palestrante e educadora financeira Ana Paula Hornos propõe uma nova versão para uma fábula clássica. Agora, a cigarra toma folhas emprestadas da formiga, dando sua estimada viola como garantia. Só que a cantadeira não paga o que deve. O que será que pode acontecer? O livro demonstra o espaço que o trabalho tem nas nossas vidas. Junto a isso, aborda os perigos do consumismo e as consequências que uma dívida traz ao planejamento orçamentário. Mais uma vez o público tira lições relacionadas à importância de poupar, investir e evitar supérfluos.

7. A menina, o cofrinho e a vovó Autora: Cora Coralina Ilustradora: Cláudia Scatamacchia
Editora: Global

Nossa lista de livros de educação financeira para crianças termina com um exemplar cheio de afeto. É a história de uma senhora que passa por necessidades e resolve fazer doces para vender. O desafio da protagonista está em driblar os obstáculos, como a falta de lenha e de um tacho de cobre. Quando a velhinha adquire uma geladeira usada, a prazo, ela tem uma surpresa: a neta abre o cofrinho e dá todo seu dinheiro para a avó quitar as prestações. E o desfecho? Bem, isso fica para quem ler!
Link para compartilhar
Share on other sites

Meus filhos tem 11 e 7, já quero ir ensinado educação financeira para eles, minha filha adora o Mauricio já vou procurar esses livros pra ela. o de 7 tem mais interesse nessas coisas financeiras que ela. Já me pediu pra abrir um conta pra investir a mesada dele... obrigada pela pergunta e pelas respostas...
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...