Jump to content

Saindo do fundo do poço pela segunda vez

Recommended Posts

6 horas atrás, Mary Lo disse:

Olá pessoal, tudo bem?

Resolvi iniciar o curso da AUVP para sair desse ciclo vicioso de mal planejamento financeiro, agradeço muito por terem me aceitado :)

Tenho 55 anos, trabalho atualmente na área esportiva e de saúde. Já tive negócios próprios, fora da minha área.

Estou num processo de finalização de dívidas, iniciando minha vida financeira quase do zero. A primeira vez que você se afunda é um desespero só, o mundo desaba. Depois, assimilando a experiência, entendendo alguns erros, você se fortalece, e tem coragem de se arriscar novamente. Desta vez vi que faltou mais conhecimento e atenção ao que estava acontecendo.

Como me sustento sozinha, preciso ser sábia também na organização do tempo, o que está sendo o meu maior desafio (devo ser a tartaruguinha da turma 38 😬), mas sei que verei o meu progresso no meu tempo.

Sobre sonhos, meu sonho maior é ter uma casa simples e confortável, sair e viajar com amigos, ter renda suficiente para não depender do trabalho para sobreviver. Ainda não parei para calcular isso, estou pensando em fazer por etapas, por exemplo: Primeiro deixar minha casa atual (que é alugada), confortável. Enquanto isso vejo se é viável ver uma casa própria... posso fazer assim?

Feliz em reiniciar, desta vez vai 👊

Muita das vezes, o que mais precisamos em nossa vida é uma mudança de mentalidade, como você mesma disse, você verá o seu progresso mesmo que seja no seu tempo, independente de nossa idade, sempre haverá possibilidade para um recomeço. 

No seu caso, o mais importante ao meu ver é finalizar o pagamento de todas as dívidas e começar a utilizar os juros compostos ao seu favor e logo depois de concluir esses pagamentos, focar em conquistar sua casa própria, pois acredito que independente de tudo, o que nos faz mais feliz e realizados é um teto próprio. 

Obs: Desejo que você conquiste todos os seu objetivos, pode ter certeza que com muita fé, dedicação e esforço, você alcançará :)

• Brabo 1
Link para compartilhar

@Mary Lo, parabéns pela coragem de procurar melhorar seu planejamento financeiro. Tenho certeza que tudo vai dar certo, porque mesmo "começando do zero" você tem já tem bagagem e conhecimento.

Sobre a casa eu fiquei com o pé atrás, tem que tomar um certo cuidado ao investir em propriedade dos outros, podem não gostar ou você pode só acabar gastando dinheiro... Tenta conversar com os senhorios um desconto no aluguel dependendo das mudanças que tu for fazer (Ex: renovar a pintura, trocar azulejos etc). Não havendo concessão da parte deles, pessoalmente eu não faria nenhuma mudança, guardaria tudo pra aquisição do meu imóvel.

• Brabo 2
Link para compartilhar

11 horas atrás, Mary Lo disse:

Primeiro deixar minha casa atual (que é alugada), confortável. Enquanto isso vejo se é viável ver uma casa própria... posso fazer assim?

@Mary Lo parabéns por estar dedicando tempo aos estudos e organizar sua vida … quanto a sua ideia faz sentido sim , entendo que os passos para te dar segurança e confiança são :

- organizar suas contas 

- planejar seu orçamento domésticos e acompanhá-lo de perto para evitar gargalos 

- construir sua reserva de emergência 

- sobre a casa própria se conseguir lá na frente financiar onde o valor da parcela fica próximo do aluguel , e sua vida estiver melhor organizada , aí fará sentido sim , mas no seu tempo e na sua realidade !

parabéns por estar aqui buscando isso , já está dando certo , é só o início !

• Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...