Jump to content
  • 0

Como o IR incide no investimento?

Victor Hugo Moreira

Pergunta

Assistindo às aulas de renda fixa fiquei com uma dúvida.

Tenho 2000 reais investido no tesouro SELIC há alguns meses e a rentabilidade desse investimento sempre cai direto na minha conta da corretora dia-a-dia, de forma que esse dinheiro já fica disponível para eu usar como quiser.

O que me causa dúvida é que temos as alíquotas de IR sobre a rentabilidade que é decrescente de acordo com o tempo. Mas como eu vou reduzir essa alíquota sendo que a rentabilidade está caindo na minha conta todo dia e ela deve incindir apenas na rentabilidade?

Eu não tive como esperar 720 dias para receber esses rendimentos com a menor alíquota.

O correto não seria eu receber a rentabilidade apenas quando eu "decidir" resgatar o título e aí eu receberia os proventos já com a dedução do IR?

Ou o IR é coletado apenas quando eu resgato o título? (Nesse caso, ele vai incidir em cima de que valor, sendo que a rentabilidade já caiu na minha conta?

Fiquei bastante confuso nessa questão.

Link para compartilhar

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
14 minutes ago, Thiago Moreira Borges disse:

tesouro selic que cai na conta da corretora todo dia? tem alguma coisa bem estranha ai... 
Você não está falando de alguma conta remunerada que RENDE tesouro selic? algumas plataformas tem esse modelo e sim, todo dia incide a aliquota maxima de IR.

Fui verificar o extrato completo para entender melhor e de fato a rentabilidade continua no título. A minha confusão aconteceu porque a corretora mostra o saldo da conta de investimentos + os investimentos e suas rentabilidades. Então como o saldo estava aumentando eu imaginei que estivesse acontecendo como nas contas remuneradas, como você falou.

Erro bobo que eu cometi. Obrigado pela resposta!

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...