Jump to content

graham odeia investidor empreendedor?

Recommended Posts

fala pessoal,boa noite,tô começando a ler o livro “o investidor inteligente" de Graham,me parece que ele tem uma tendência de optar pelo investidor defensivo,porém,eu com meus 19 anos morando com meus pais ainda vejo que posso ser mais agressivo ( com muito estudo e dedicação) só queria saber a opinião de vocês entre esses dois perfis de investidores,valeuu!

Editado por Carlos José De Lima Filho
  • Brabo 1
Link para compartilhar

1 minute ago, Carlos José De Lima Filho disse:

fala pessoal,boa noite,tô começando a ler o livro “o investidor inteligente" de Graham,me parece que ele tem uma tendência de optar pelo investidor defensivo,porém,eu com meus 19 anos morando com meus pais ainda vejo que posso ser mais agressivo ( com muito estudo e dedicação) só queria saber a opinião de vocês entre esses dois perfis de investidores,valeuu!

Eu já tentei ler esse livro mais de duas vezes, sempre parei, mas vou voltar.

Um conselho que não está no livro (ou pelo menos acho que não nesse): primeiro, se questione o que é ser agressivo? Qual é o seu apetite ao risco? Quanto de queda do seu patrimônio você suporta? 20%, 30%, 40%? Porque, quando um cenário pessimista acontece – e ele acontece – nem sempre estamos tão preparados quanto achamos. Então, vá com calma e faça o dever de casa.

O simples, bem feito, funciona. Você é novo e tem o tempo a seu favor. Basta entrar na calculadora do Investidor Sardinha e fazer simulações. Você perceberá como funcionam os juros compostos.

Além disso, quanto mais jovem, mais risco você pode assumir. Sendo assim, você poderia ter uma maior exposição à renda variável, no caso, ações. A decisão é sua, e só o tempo mostrará o quão agressivo você realmente é ou não.

Pense como um time de futebol: ataque, defesa e meio de campo. Monte um portfólio balanceado. Isso, por vezes, leva tempo. Haverá crises, altas e baixas de juros, e não podemos esquecer que estamos no Brasil – o governo deixa qualquer um doido.

Hoje, eu tenho ações brasileiras, FIIs, que representam quase 50% do que tenho investido (por sinal, sofrendo um pouco com os juros subindo). Comecei com FIIs, investindo R$ 100 na época, e ainda pagava corretagem (hoje, começar a investir é mel na chupeta). Sempre comprei algumas ações, um pouco todo mês. Atualmente, tenho uma parte em stocks, ETFs e REITs, o que me dá exposição ao dólar, mas ainda me falta investir em criptomoedas.

Enfim, acredito que você está no lugar certo adquirindo conhecimento. Mas estude, faça dinheiro – ou seja, trabalhe. Você vai ler por aí o quão importante é ter uma reserva de emergência. Não negligencie isso. Construa sua reserva e pratique “o papai com a mamãe” dos investimentos, que é investir 25% dos seus ganhos. Aproveite que você mora com seus pais para começar do jeito certo, quando tinha 19 anos, a minha preocupação era tirar habilitação e entrar na universidade.

• Brabo 1
Link para compartilhar

9 horas atrás, Carlos José De Lima Filho disse:

@Carlos José De Lima Filho A grande questão seria , por que diabos você quer comparar a opinião do graham ? Parece que ele fez a estratégia dele e deu certo , ponto !

você é novo tem tempo pra errar ainda , até seus 23~25 anos se você errar (e não tiver filhos pra cuidar ) , você no terá maiores problemas!

19 anos você está totalmente apto a correr riscos , mas tente sempre calcular estes riscos , com certeza você vai aprender muito e avançar muito ! 
esquece o que k graham acha , vai lá e faz garoto! 

• Brabo 1
Link para compartilhar

10 horas atrás, Carlos José De Lima Filho disse:

E aproveita enquanto tá morando com os pais e aumenta esse percentual de investimento, ao invés de 25%, pode investir 50%, já estará sendo mais agressivo e, realmente, você pode aumentar mais sua exposição a renda variável e até um pouco mais a cripto, desde que entenda qual será seu sentimento em caso de uma queda de 50% do patrimônio investido, se acha que não terá problemas com isso...

Link para compartilhar

Ainda não li esse livro, e de fato ele é relevante... mas lendo psicologia financeira tem uma informação muito relevante que é: 
Esse livro é bem técnico e as técnicas envolvidas nele não funcionam, é praticamente impossível você reproduzir os ensinamentos, se for ao pé da letra a maioria das stocks hoje não estariam nos parâmetros adotados. Mas isso não é culpa do livro, é porque a economia é uma ciência humana, se alguém inventar o método perfeito todo mundo vai replicar e ele deixa de ser perfeito, entende? Fora que ele tem um lapso temporal muito grande.

O livro "O Investidor Inteligente" de Benjamin Graham teve várias revisões ao longo dos anos.

Primeira edição: 1949

Segunda edição: 1973

Terceira edição: 1988

Quarta edição: 2003 (revisada por Jason Zweig)

Muita coisa mudou dessas datas pra 2024...

Link para compartilhar

• Criar novo...