Jump to content
  • 0

Duvida sobre aportes no Tesouro Direto

Vinicius Schutz

Pergunta

Boa tarde amigos, estou no Modulo 3 e me surgiu uma duvida

Quando eu for aportar num Tesouro Selic 2029 por exemplo, pos fixado eu nao entendi direito os aportes mensais

Exemplo todo mes eu irei aportar 500 reais no Selic 2029, no segundo mes eu aporto no mesmo titulo? Esses valores serao somados? E se for tipo depois de 2 anos eu continuo aportando no mesmo de 2029 ou eu aporto sei la em um de 2031 por exemplo? Se esse valores serao somados quando a taxa Selic mudar como fica a rentabilidade? Ou quando a taxa mudar seriam titulos diferentes pois como eh pre fixado eu ja sei quanto ira render.

To meio confuso nao sei se consegui explicar direito. Abraço

Editado por Vinicius Schutz
Refleti e surgiram mais algumas duvidas
  • Brabo 2
Link para compartilhar

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
25 minutes ago, Vinicius Schutz disse:

Boa tarde amigos, estou no Modulo 3 e me surgiu uma duvida

Quando eu for aportar num Tesouro Selic 2029 por exemplo, pos fixado eu nao entendi direito os aportes mensais

Exemplo todo mes eu irei aportar 500 reais no Selic 2029, no segundo mes eu aporto no mesmo titulo? Esses valores serao somados? E se for tipo depois de 2 anos eu continuo aportando no mesmo de 2029 ou eu aporto sei la em um de 2031 por exemplo? Se esse valores serao somados quando a taxa Selic mudar como fica a rentabilidade? Ou quando a taxa mudar seriam titulos diferentes pois como eh pre fixado eu ja sei quanto ira render.

To meio confuso nao sei se consegui explicar direito. Abraço

Boa tarde, @Vinicius Schutz !

Cada compra é única. Ou seja, cada mês será um título diferente que você terá comprado.

O valor podem até ser vistos somados por fazerem parte de um mesmo tipo de tesouro (Selic 2029 neste exemplo) mas são valores na pratica separados pois são títulos únicos.

E a regra deve a mesma caso compra um título Selic diferente. Cada compra segue sendo única.

Mesmo que a taxa mude no decorrer do tempo, cada título vai render um percentual equivalente diariamente com relação a taxa da Selic.

E como é um título pós fixado, realmente não dá para saber o valor no vencimento.

Espero que tenha ficado claro!

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
21 minutes ago, Luciana De Moura Afonso disse:

Estou com dúvidas no módulo 3 também, tenho certeza que é coisa boba. Mas ainda não entendi a diferença para tesouro selic e tesouro direto, porque ambos emprestam para o governo. 

Minhas experiências pessoais até hoje só em CDI/CDB

@Luciana De Moura Afonso Tesouro Direto é o nome do programa do Governo para pegar dinheiro emprestado. Ele não é um título.

Os títulos do Tesouro Direto são: 

Tesouro Selic
Tesouro Prefixado
Tesouro IPCA (e suas variações, Tesouro EDUCA, Tesouro RENDA)

• Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
1 hora atrás, Luciana De Moura Afonso disse:

Estou com dúvidas no módulo 3 também, tenho certeza que é coisa boba. Mas ainda não entendi a diferença para tesouro selic e tesouro direto, porque ambos emprestam para o governo. 

Minhas experiências pessoais até hoje só em CDI/CDB

Boa noite, @Luciana De Moura Afonso !

Só passando pra avisar que nenhum pergunta aqui é boba. Tudo que é questionamento é bem vindo sempre e iremos sanar!

• Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...