Jump to content
  • 0

Distribuição da carteira

Pergunta

Olá!

A partir do que foi dito nas aulas eu entendi que antes de montar a carteira de ações seria necessário escolher o setor (após análise) e escolher aquela empresa que é LÍDER do setor para aportar. Minha dúvida é: Eu entendi correto e o mais eficiente é escolher apenas uma empresa por setor (a Líder)? Ou não, seria melhor diversificar entre algumas empresas do mesmo setor (as melhores)?
Não é muito arriscado concetrar os meus valores numa única empresa do setor?

Link para compartilhar

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
28 minutes ago, Antonio Emanuel Guedes Da Cruz disse:

Olá!

A partir do que foi dito nas aulas eu entendi que antes de montar a carteira de ações seria necessário escolher o setor (após análise) e escolher aquela empresa que é LÍDER do setor para aportar. Minha dúvida é: Eu entendi correto e o mais eficiente é escolher apenas uma empresa por setor (a Líder)? Ou não, seria melhor diversificar entre algumas empresas do mesmo setor (as melhores)?

Pelo que entendi das aulas, o ideal é procurar apenas uma empresa de cada setor para evitar uma alta correlação dentro da sua carteira.

Exemplo: se você tiver ações de dois bancos na sua carteira, quando o setor estiver em uma fase favorável, as duas vão subir e o contrário também pode ocorrer (as duas cairem juntas).

Desta forma, mantendo apenas a líder (ou outra que achar mais convenience) de cada setor, consegue manter seus investimentos descorrelacionados e segue uma estratégia mais defensiva.

Pelo menos é o que eu conclui com as aulas, mas vamos aguardar as respostas do cardume.

Abraços e bons investimentos.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
1 hour ago, Antonio Emanuel Guedes Da Cruz disse:

Olá!

Não é muito arriscado concetrar os meus valores numa única empresa do set

Por onde começar a investir?

Primeiro, pense no seguinte: o que chega para você pagar todo mês? Vamos lá:

• Contas de água, luz, telefone, internet…

• Assinaturas como Netflix, Amazon Prime e outros serviços de streaming ou delivery…

• Seguro do carro, seguro do apartamento/casa…

Depois, reflita sobre os bancos que você usa no dia a dia: Itaú, Banco do Brasil, Santander, Inter, e por aí vai.

Já reparou como essas empresas fazem parte da sua rotina?

Agora, imagine que você quer começar a investir em FIIs (fundos imobiliários) ou ações. Que tal fazer uma pesquisa prática no shopping da sua cidade? Isso mesmo, um passeio com propósito!

No shopping, você pode encontrar:

• Operadoras de telefonia: lojas da Tim, Vivo…

• Lojas de calçados: talvez você veja produtos da Vulcabras (que fabrica os tênis Olympikus).

• Farmácias: Drogasil e outras grandes redes.

• Produtos de papel e embalagens: as caixas de entrega ou até mesmo embalagens de alimentos podem ser fabricadas pela Klabin, gigante do setor de papel e celulose.

E não para por aí! Vamos olhar para o mundo digital:

• Quando você faz uma busca no Google, está usando os serviços de uma das maiores empresas de tecnologia do mundo.

• Ao assistir à sua série favorita na Netflix, você está consumindo o produto de uma gigante do entretenimento.

• E quem nunca comprou algo na Amazon ou utilizou seu serviço de entrega ultrarrápido?

Essas empresas são tão presentes na nossa rotina que, muitas vezes, nem percebemos o impacto delas em nossas vidas.

Por trás dos tickers

Quando você olha para o mercado financeiro, não está vendo apenas tickers (aquelas siglas como WEGE3 ou BBDC4). Por trás deles, há:

• Ativos físicos: imóveis, equipamentos…

• Ativos intelectuais: tecnologia, marcas…

• Bens móveis: maquinário, estoques…

Se você está começando, minha dica é: olhe para as empresas do dia a dia. Observe quais marcas fazem parte da sua rotina e quais problemas elas resolvem para você. Foi assim que eu comecei, e foi um ótimo ponto de partida para aprender e me sentir mais confortável com investimentos.

Com o tempo e mais estudo, você pode evoluir para analisar os fundamentos dessas empresas. Algumas métricas que valem a pena entender incluem:

• P/VPA: preço sobre valor patrimonial.

• EBITDA: lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização.

• Margens: como a de lucro ou operacional, entre outras.

Mas nunca esqueça o “primeiro amor”: as empresas que fazem parte do seu dia a dia. Mesmo que seja só para estudo, elas foram meu ponto de partida e podem ser o seu também.

Diversifique, mas com estratégia

Vou compartilhar algo importante: no começo, diversifiquei com pouco dinheiro, e não foi a melhor escolha. Na minha opinião, com R$ 1.000, faz mais sentido ter poucos ativos, concentrando seus esforços no crescimento do aporte e na constância.

No início, o mais importante é estudar. À medida que você aprende, pode expandir sua carteira com mais confiança. Lembre-se: uma carteira robusta e diversificada leva tempo para ser construída.

Por exemplo, no meu portfólio tenho setores defensivos, como financeiro e elétricas, que funcionam como minhas “âncoras”. Também comecei com FIIs, estudando os setores e entendendo como funcionam. Um exemplo é o KNCR11, que, mesmo com as oscilações do mercado, tem se mantido firme no longo prazo e já me gerou bons retornos.

Reinvestir os lucros e os dividendos foi uma estratégia fundamental no meu crescimento como investidor.

Boa sorte nessa jornada! E lembre-se: investir é muito mais do que números, é entender como o mundo ao seu redor funciona.

Não se apresse, valorize o aprendizado, e tenha paciência – o tempo será o seu maior aliado.

Link para compartilhar

• 0
1 hora atrás, Antonio Emanuel Guedes Da Cruz disse:

Minha dúvida é: Eu entendi correto e o mais eficiente é escolher apenas uma empresa por setor (a Líder)? Ou não, seria melhor diversificar entre algumas empresas do mesmo setor (as melhores)?

Não há uma regra cravada em pedra sobre isso!

a recomendação inicial seria você pregar a melhor de cada setor, criando diversificação com as empresas mais resilientes de cada setor !

como você está escolhendo boas empresas (líderes ) você já está diminuindo o risco , mas ao longo da sua construção de patrimônio se você quiser ter mais de 1 empresa no mesmo setor você pode , porém tem que tomar cuidado para que , por exemplo , setor banco com 2 ou 3banco não fica demasiadamente grande dentro de sua carteira (pensando em setor )

eu particularmente tenho alguns setores que possuo mais de 1 empresa e para isso criei redutores nas minhas perguntas do diagrama para penalizar setores q estão com mais de uma empresa … já que as perguntas do diagrama são individuais , usei também para este fim !

Link para compartilhar

• Criar novo...