Jump to content
  • 0

Tesouro vs Títulos Bancários

Renan Schneider

Pergunta

Olá!

Eu ainda estou em busca dos meus primeiros 50k investidos, longe de estar fora do teto de cobertura do FGC.

Nessa situação vale a pena ter títulos do tesouro (pré e IPCA+) ou é melhor colocar tudo em CDB e LC's para ter uma rentabilidade melhor já que o risco é baixo?

Deixo parte da minha reserva de emergência no tesouro selic pela facilidade da rentabilidade diária 

• Brabo 1
Link para compartilhar

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
28 minutes ago, Renan Schneider disse:

Olá!

Eu ainda estou em busca dos meus primeiros 50k investidos, longe de estar fora do teto de cobertura do FGC.

Nessa situação vale a pena ter títulos do tesouro (pré e IPCA+) ou é melhor colocar tudo em CDB e LC's para ter uma rentabilidade melhor já que o risco é baixo?

Deixo parte da minha reserva de emergência no tesouro selic pela facilidade da rentabilidade diária 

Renan, considerando que você ainda está no caminho para os primeiros 50k e está bem dentro do limite de cobertura do FGC, faz bastante sentido priorizar CDBs e LCs que ofereçam uma rentabilidade maior. O risco de ter tudo nesses produtos é muito baixo, justamente porque o FGC protege até R$ 250k por instituição e CPF, incluindo os rendimentos.

Os títulos do Tesouro, como o IPCA+ e o Pré-fixado, são ótimos pra objetivos de médio e longo prazo, mas eles não têm tanta vantagem pra quem está começando e quer maximizar a rentabilidade com baixo risco. Além disso, como você já tem parte da sua reserva de emergência no Tesouro Selic (o que é super inteligente, pela segurança e liquidez), o restante pode ficar tranquilo em CDBs ou LCs que paguem acima de 100% do CDI.

Resumindo:

Pra quem ainda não atingiu o teto do FGC, produtos protegidos por ele são uma boa estratégia porque dão aquele "extra" no rendimento sem comprometer a segurança. O Tesouro continua sendo excelente, mas faz mais sentido quando você está focando em objetivos específicos com prazos maiores ou se quiser diversificar mais no futuro.

Se quiser dividir um pouco, pode considerar deixar uma parte no Tesouro IPCA+ (pra longo prazo) e o restante em CDBs/LCs de liquidez diária ou vencimentos curtos, que paguem bem. A ideia é sempre equilibrar segurança, liquidez e retorno, mas sem complicar demais no começo.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

E quando os valores crescerem para a ordem de mais de 100mil, sempre tome cuidado com relação ao valor estimado no final do CDB, pois se chegar perto do vencimento e o banco quebrar, aquilo que está fora do limite do FGC não é coberto.

Como exemplo, se conseguir hoje um CDB de 5 anos pagando 15% Pre fixado, o valor bruto vai dobrar nesse periodo (1,15^5 anos = 2,01), entao eu não colocaria mais do que R$125mil nele. Esse percentual foi pra facilitar a conta, mas nesse momento estamos vendo tesouro prefixado a 16,21% e CDB a mais de 17%... 

Editado por Gustavo Bervian Brand
  • Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...