Jump to content
  • 0

tesouro direto- perda de valor- desvalorização

Luiz Gustavo Falcão Pereira

Pergunta

Boa noite pessoal estou começando agora e ainda um pouco perdido. Ontem fiz minha primeira aquisição de tesouro direto pré-fixado 2027 e achei estranho pq o valor pago na data de ontem foi R$ 4.999,75 e agora fui ver minha carteira e esse titulo está valendo R$ 4.943,45 ou seja, perdi R$ 56,30 do investimento. Fiquei confuso dessa desvalorização. Comprei pela plataforma AUVP dentro do BTG. Algum colega pode me explicar o que houve para esse valor ter diminuído?

• Brabo 2
Link para compartilhar

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
13 horas atrás, Luiz Gustavo Falcão Pereira disse:

Boa noite pessoal estou começando agora e ainda um pouco perdido. Ontem fiz minha primeira aquisição de tesouro direto pré-fixado 2027 e achei estranho pq o valor pago na data de ontem foi R$ 4.999,75 e agora fui ver minha carteira e esse titulo está valendo R$ 4.943,45 ou seja, perdi R$ 56,30 do investimento. Fiquei confuso dessa desvalorização. Comprei pela plataforma AUVP dentro do BTG. Algum colega pode me explicar o que houve para esse valor ter diminuído?

Bom dia.

E completando o que o @Eddy Paulini disse, toda vez que o prefixado 2027 aumentar a taxa, você vai ver que o seu investimento vai "diminuir" e o contrário também acontece, se a taxa do pré 2027 diminuir, seu investimento "aumentar" na plataforma.

E pelo que vemos no noticiário, a tendência é a taxa Selic subir mais 2% até março de 2025, com isso vc vai ter a "sensação" de perda até lá.

Mas se segurar seu título até o vencimento, vai receber toda a remuneração prometida sem perdas.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
14 horas atrás, Luiz Gustavo Falcão Pereira disse:

Luiz, apenas complementando, já qie essa confusão é super comum pra quem tá começando no Tesouro Direto. Quando você comprou o título, pagou um valor chamado preço de compra, que é o preço do título no momento da sua aquisição. Esse valor pode incluir alguns ajustes, como os juros acumulados até aquele dia. Esses juros representam a parte proporcional do rendimento que o título já gerou desde a última data de pagamento, mas que ainda não foi creditada.

Agora, o valor que você tá vendo na sua carteira hoje é o preço de mercado. Ele reflete quanto o título vale se você decidisse vendê-lo agora (no momento atual), e esse preço varia todo dia por causa das taxas de juros do mercado. Se a taxa de juros subiu depois da sua compra, o valor do título cai temporariamente (é aquela relação inversa: quando a taxa sobe, o preço dos títulos cai, e vice-versa).

Mas aqui vai a boa notícia: se você comprou esse título pra segurar até o vencimento em 2027, como o Eddy citou, essa desvalorização momentânea não importa muito, porque no vencimento o Tesouro vai te pagar exatamente o valor acordado na hora da compra, com os juros combinados. Então, essa variação que você viu agora é normal e acontece por causa do marcado a mercado. É como se o valor oscilasse no meio do caminho, mas no final, se você ficar com o título até o fim, vai receber exatamente o combinado.

Dica: no Tesouro Pré-fixado, é sempre bom ter em mente que ele funciona melhor pra quem vai levar até o vencimento, porque aí você não depende das oscilações diárias. Se precisar do dinheiro antes, pode acabar pegando o título num momento de mercado desfavorável, como o de agora.

Espero que tenha clareado!

• Brabo 3
Link para compartilhar

• Criar novo...