Jump to content

Rendimento da carteira Picpay


Recommended Posts

Olá pessoal! pra quem não sabe, simplesmente deixar dinheiro na carteira do picpay está rendendo 105\% do CDI, com "proventos" diários. Levando em consideração que nos últimos 2 meses o CDI esteve ~0,75\%(mensal), temos que é um "investimento" dos bons. Só para efeito de comparação, fundos imobiliários de tijolo bem populares, dos mais confiáveis(HGLG, HGBS, BTLG,...), rendem na casa dos ~0,5\% mensalmente(parecido com a "média" dos últimos anos do CDI)... Perdão se me enganei feio em alguma premissa que apresentei, não sou especialista mesmo Visto que é muito simples adicionar dinheiro na carteira do picpay, a pergunta é: onde está o truque? como pode este "fundo" estar rendendo tão bem? sou desconfiado mesmo um abraço a todos!
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 8
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

DIAS POPULARES

Os que mais comentaram nesse tópico

Gustavo Gobbi Bellotti além do que disse Má Donatelli, precisamos tomar cuidado com as comparações e análises. Algumas informações precisam ser levadas em consideração, como por exemplo, este valor é reserva de emergência? É reserva de oportunidade? É para um objetivo a curto/médio/longo prazo definido? É sua carteira “normal” de investimento? É parte da sua carteira para investimentos arriscados? Outra questão é comparar Renda Fixa com FIIs, são produtos distintos com dinâmicas distintas. Com relação a estas “promoções” ofertadas pelas fintechs, sempre precisa verificar valor máximo para ter esta rentabilidade (normalmente há limite de valor, o que exceder não vai render o que falaram) e também o prazo de validade desta rentabilidade (normalmente valem por 90 dias e passando este prazo a rentabilidade muda e você nem vê). Vi que você é da Turma 10, quando passar por todos os Módulos ficará mais claro para você. Espero ter ajudado.
Link para compartilhar
Share on other sites

Gustavo Gobbi Bellotti, segue algumas informações que achei para te ajudar nessa decisão:

* Apresenta liquidez diária, é bem prático e seguro.

* Não encontrei nada falando de tarifas, nem do investimento, nem dos seus serviços.

* Esse não é um investimento com a proteção do FGC, pois o Picpay não é um banco
- Porém, há a garantia dos títulos públicos federais, em que obrigatoriamente o dinheiro é investido em títulos públicos federais, e caso a instituição quebre, eles são transferidos de volta para você. Ou seja, o investimento é separado do patrimônio do Picpay. Mas ainda vale a pena pesquisar mais a fundo como seria feita essa transferência nesse caso "catastrófico".

* A rentabilidade real quase sempre fica abaixo da inflação (de uma olhada mais abaixo que mostro o cálculo junto com o IR).
- Um fator importante de considerar é a variação da SELIC, o CDI acompanha essa taxa, e o Picpay reajusta o rendimento de acordo. Provavelmente no contrato esteja falando, em linhas pequenas, que eles garantem o rendimento de 210\%, 150\%, 130\%, 120\%, 110\% e 105\% pelos próximos 30-60-200 dias ou até uma data limite. (As porcentagens que apresentei foram as variações dos rendimentos do picpay no ano de 2021 e início de 2022. Nesse período a Selic saiu de 2\% para 11,75\%)

* Hoje eles estão garantindo a rentabilidade de 105\% do CDI até R$100.000,00 investidos, a partir disso passa a ser 100\% do CDI.
- Esse valor pode ser alterado, então precisa prestar atenção nas letras pequenas dos contratos. No começo de 2021, era R$250.000,00.

* Você paga o IR de acordo com a tabela regressiva.
Até 180 dias - 22,5\%, com isso a rentabilidade real é de 81\% do CDI - 9,48\%
de 181 a 360 - 20\%, com isso a rentabilidade real é de 84\% do CDI - 9,79\%
de 361 a 720 - 17,5\%, com isso a rentabilidade real é de 87\% do CDI - 10,09\%
> 720 - 15\%, com isso a rentabilidade real é de 89\% do CDI - 10,4\%
A inflação acumulada até Fev/22 é de 10,54\%, seria um investimento bom, se a inflação estivesse próxima da expectativa de 5-6\%, mas com ela a 10,54\%, você ainda estaria perdendo poder de compra.

----
Minha opinião é que talvez valha a pena para deixar o dinheiro do dia a dia (ao invés de deixar tudo na conta corrente do banco, deixar um pouco no picpay), porque mesmo que não ganhe da inflação se aproxima dela.

Mas não usaria como reserva de emergência/oportunidade, há outros investimentos com a mesma liquidez ou próxima, mais seguros e alguns talvez com uma rentabilidade até maior.

Espero que ajude!
Link para compartilhar
Share on other sites

Não dá para comparar renda fixa com renda variável. Dinheiro na conta é para uso diário. Dinheiro em FIIs é para botar e deixar lá para sempre se você fez uma boa seleção.
Os colegas praticamente já dissecaram a questão, mas quando você faz um screening para comprar FIIs, existem uma série de fatores que vão além do yeald mensal: portfólio (quantidade e qualidade dos imóveis), localização, quantidade de inquilinos, inadimplência e vacância, relação do valor patrimonial com o valor da cota. Sendo que nos FIIs, há proteção natural contra a inflação pela valorização do imóvel e do reajuste do valor do aluguel, além de que o rendimento distribuído ao cotista é isento de IR.
Mas nessa altura do curso o mais importante é você ter em mente que a grana que você vai precisar de usar por agora até daqui a uns 5-10 anos, você não deve aportar em renda variável. Daqui para frente, claro, você pode fazer um ajuste aqui outro ali nesse gap de 5-10 anos, mas se for por menos de 5 anos segura na fixa até você dominar todos os conceitos. E caso você já tenha aportado recurso que vai precisar em menos de cinco anos na tenda variável, não esquenta cabeça agora, termina o curso e depois traça uma estratégia.
Link para compartilhar
Share on other sites

Gustavo Gobbi Bellotti Acho que o pessoal acima tratou muito bem a questão do "valer a pena ou não financeiramente". Mas compartilhando uma experiência de usuário, eu tive um problema em uma fintech (c6 bank) e foi um sufoco pra resolver. Basicamente eu tinha um CDB que na descrição falava liquidez diária, mas eu simplesmente não conseguia sacar o dinheiro, o aplicativo não deixava. Eu levei uns 20 dias para conseguir sacar.
A partir disso optei por deixar só o dinheiro do dia-a-dia nessas instituições (NO MÁXIMO), investimento mesmo é só nas instituições mais "tradicionais", os bancões e corretoras.
Link para compartilhar
Share on other sites

Obrigado a todos pela opinião... realmente devo avançar mais no curso para tomar decisões. no momento, não vejo o menor sentido em manter meu dinheiro, por exemplo, no itaú, que cobra 8 reais por mês e não rende nada, tendo como opção uma carteira virtual que rende acima da inflação
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu até uso, mas o que acho ruim do PicPay é não ter seguro nenhum do dinheiro e eles apresentarem algumas instabilidades tanto de performance quanto de você transferir um dinheiro e ocorrer um problema e eles demoram ou nem dão um parecer..
Então tome cuidado ao usar ele como investimento (visto que se usar ele pra tal finalidade, creio que irá deixar uma graninha lá)
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...