Jump to content
  • 0

Juros compostos com títulos diferentes??


Mario Regis De Freitas Mendes

Pergunta

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
4 minutes ago, Mario Regis De Freitas Mendes disse:

Na aula do Tesouro Direto, não compreendi bem o lance dos juros compostos, sendo que, quando faço novos aportes, adquiro novos títulos desvinculados do 1⁰.

Olá @Mario Regis De Freitas Mendes,

O q vc não compreendeu exatamente?

Vc nunca compra o título igual... As taxas variam, então vc acaba fazendo uma taxa média ao longo do tempo em que faz as aquisições.

Os juros compostos é simplesmente o fato de os novos juros serem pagos tanto sobre o valor principal quanto dos juros que já se somaram ao principal.

Individualmente, cada título tem sua taxa e seu juros compostos. Se vc comprar o título para o mesmo ano, vc verá uma composição dentre todos os títulos. Se quiser ver individualmente, vc consegue ver no site do investidor da B3...

Se conseguir especificar melhor sua dúvida, provavelmente conseguiremos te auxiliar melhor aí... 😉

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Mesmo que vc esteja trabalhando com titulos diferentes ainda será juros compostos.

Por exemplo, vc comprou o titulo A até dez/2027. O dinheiro vai cair devolta na conta nesse momento e vc reinveste ele em outro titulo B até dez/2030. Todo valor acumulado do titulo A com os juros continuára crescendo com juros compostos pois vc usará o valor total obtido em A para comprar B. Se o titulo A for R$1mil (pra facilitar o começo da conta) e paga 10%a.a.:

dez/24 a dez/25: 1000 * 1,10 = 1100
dez/25 a dez/26: 1100 * 1,10 = 1210
dez/26 a dez/27: 1210 * 1,10 = 1331. Nesse momento esse valor cai na sua conta, mas vc reinveste em outro titulo pagando 10% tb. A conta segue da mesma forma:
dez/27 a dez/28: 1331 * 1,10 = 1464,1
dez/28 a dez/29: 1464,1 * 1,10 = 1610,51
dez/29 a dez/30: 1610,51 * 1,10 = 1771,56. 

  • Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
33 minutes ago, Mario Regis De Freitas Mendes disse:

Na aula do Tesouro Direto, não compreendi bem o lance dos juros compostos, sendo que, quando faço novos aportes, adquiro novos títulos desvinculados do 1⁰.

@Mario Regis De Freitas Mendes como disseram os colegas, cada aporte vai render a rentabilidade contrata pelo prazo de cada título, portanto cada título está rendendo juros compostos.

Vale lembra que todos os títulos da renda fixa rende diariamente, ou seja, a taxa anual que contratamos é convertida a tax diária e aplicada sobre o valor do saldo do dia anterior.

Especificamente o Tesouro Direto tem uma diferença entre os demais títulos da renda fixa. No Tesouro Direto conseguimos comprar todos os dias o mesmo título, ou seja, se tem um Tesouro Pré 2031 conseguimos aportar nele todos os dias enquanto o Governo deixar este título disponível para compra, e todos os aportes vencerão no mesmo dia, pois é o mesmo título. Mas isto não quer dizer que teremos a mesma rentabilidade em todos os aportes. A rentabilidade dos títulos do Tesouro Direto se alteram todos os dias, e podem alterar mais de uma vez no mesmo dia. Então cada aporte terá a sua rentabilidade específica.

Espero ter ajudado.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...