Jump to content
  • 0

lucro bruto x margem ebtida x margem ebit

Aliel Baciega Roschel

Pergunta

Como pode a margem bruta de empresas do setor elétrico ser menor que margem EBTIDA e margem EBIT?

O lucro bruto não deveria sempre ser maior que EBTIDA e EBIT?

Verifiquei que o lucro bruto é maior que o EBTIDA e EBIT em todas as outras empresas que verifique, mas esse padrão não é seguido nas empresas do setor elétrico. Tenho algumas ações compradas no escuro a alguns anos então comecei a estudar o setor elétrico, especificamente a EGIE3 então esbarrei nessa questão empaquei, pois procurei a resposta em todo canto e não achei, alguém pode me auxiliar?

• Brabo 1
Link para compartilhar

10 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
On 24/12/2024 at 18:01, Aliel Baciega Roschel disse:

Como pode a margem bruta de empresas do setor elétrico ser menor que margem EBTIDA e margem EBIT?

Verifiquei que o lucro bruto é maior que o EBTIDA e EBIT em todas as outras empresas que verifique, mas esse padrão não é seguido nas empresas do setor elétrico. Tenho algumas ações compradas no escuro a alguns anos então comecei a estudar o setor elétrico, especificamente a EGIE3 então esbarrei nessa questão empaquei, pois procurei a resposta em todo canto e não achei, alguém pode me auxiliar?

image.png.4a2e5f207f549eb31d268b83aaec6e6c.png

Cara, eu to olhando pela cemig e isso não parece ser real não...

Talvez seja por conta da analitica, correto?

image.png.fda038c9fb5694ea0531e7de57f1587d.png

Eu fiz as contas e pelo visto o fundamentei apresenta a margem correta, até porque,  o EBIT da analitica tá parecido com o do fundamentei

image.png.af5601735d37f8e095452448db341262.png

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
4 horas atrás, Lucas Rocha Dalto disse:

Também me deparei com isso no mesmo setor. Estava com a mesma dúvida e encontrei este post: 

Acho que essa dúvida é diferente, nesse ai a dúvida é o que está comendo o lucro liquido, nessa daqui seria a uma dúvida sobre como a margem bruta (que não desconta nenhum custo)

Está maior que o lucro operacional (que desconta vários custos, tirando juros e impostos)

Editado por Fabio Curvelano
  • Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

Pelo que to aprendendo o lucro bruto nao eh totalmente "bruto" como é a receita. eh retirado algumas taxas q no ebitda ainda nao tirou
será q nao eh incentivs fiscais presentes no setor de energia?

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
On 13/01/2025 at 18:23, Fabio Curvelano disse:

image.png.4a2e5f207f549eb31d268b83aaec6e6c.png

Cara, eu to olhando pela cemig e isso não parece ser real não...

Talvez seja por conta da analitica, correto?

image.png.fda038c9fb5694ea0531e7de57f1587d.png

Eu fiz as contas e pelo visto o fundamentei apresenta a margem correta, até porque,  o EBIT da analitica tá parecido com o do fundamentei

image.png.af5601735d37f8e095452448db341262.png

Defato a cmig tem o lucro bruto maior que ebit e lucro líquido, mas não acontece nas demais empresas do setor, veja a egie.

image.png.36409ed977252222e3f9c01de63d6b79.png

O que pode fazer o lucro bruto ser menor que ebit ou ebitda? Na minha interpretação o lucro bruto sempre deveria ser maior, o que não estão percebendo nessa conta?

Editado por Aliel Baciega Roschel
Link para compartilhar

• 0
On 13/01/2025 at 20:08, Everton Alves Dos Santos disse:

Pelo que to aprendendo o lucro bruto nao eh totalmente "bruto" como é a receita. eh retirado algumas taxas q no ebitda ainda nao tirou
será q nao eh incentivs fiscais presentes no setor de energia?

Pois é, também não achei essa resposta o que muda tudo na análise da empresa.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
3 horas atrás, Aliel Baciega Roschel disse:

Defato a cmig tem o lucro bruto maior que ebit e lucro líquido, mas não acontece nas demais empresas do setor, veja a egie.

image.png.36409ed977252222e3f9c01de63d6b79.png

O que pode fazer o lucro bruto ser menor que ebit ou ebitda? Na minha interpretação o lucro bruto sempre deveria ser maior, o que não estão percebendo nessa conta?

image.png.c84decaf734c6903242ddb78fe629f79.png

No Fundamentos a Margem bruta dela também está maior que a EBIT

Acho que deve ser o site que você está olhando, mas realmente me faltam ferramentas para ajudar

Quando eu fiquei com uma dúvida próxima quem me ajudou legal foi o @Henrique Magalhães

Link para compartilhar

• 0

Bom dia, @Aliel Baciega Roschel !

Essa verificação que você fez foi direto no RI das empresas? Ou foi nos sites como investidor10, AUVP Analítica, fundamentus, etc?

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
10 horas atrás, Aliel Baciega Roschel disse:

Analitica, vc acha que o dado pode estar errado?

Todos os sites de consultas tem um delay de informação. Eventualmente algo pode não estar condizente.

Direcionei aqui para o pessoal responsável da ferramenta da Analítica para verificar. Desde já agradecemos aí pelo post pois se tiver de fato algo incorreto a gente providencia correção!

No mais, recomendo sempre verificar as informações no RI das empresas, inclusive como é comentado nas aulas. Como comentei, os sites eventualmente tem algum delay nas informações. Pode ser que, por exemplo, as informações de EBIT da empresa tenham sido já contabilizadas e as de receita ainda não o que gerou a dúvida inicial aqui do post. Por isso é sempre bom olhar os números direto na fonte que é o RI da empresa.

Inclusive, olhei aqui o último release de resultados da Engie e o tema do tópico não acontece. O EBIT não está maior que do que as receitas.

image.png.75003304935672da995a0440274ee0f1.png

Link para compartilhar

• Criar novo...