Jump to content

Aula 04 - Financiamento de imóvel, faz sentido?


Recommended Posts

Eu tive experiência de comprar imóvel financiado por duas vezes. No primeiro caso, tive a oportunidade de financiar 100\% do imóvel e o valor da parcela ficava menor que o aluguel do mesmo imóvel. O valor da parcela (480 meses), diminuia mensalmente, enquanto o aluguel, subia. Na minha cabeça fez sentido à época. Também dei sorte que melhorei de emprego nesse meio do caminho e consegui amortizar bem e terminei o financiamento com 6 anos de dívida. Vendi esse imóvel e usei o valor para financiar um maior, nas mesmas condições. E também encerrei a dívida, de 25 anos dessa vez, em 5. Talvez não tenham sido bons negócios, mas não me arrependo.
Porém, para além de financiamento, seja casa, apartamento, comprado ou alugado, uma preocupação que sempre tive, foi o condomínio. Desde o início, todo mês, eu saparo uma reserva de "condomínio", pois imóvel dá manutenção e sempre é quando você menos espera. Porém, eu guardava o dinheiro sempre em poupança, e na emergência sempre faltava dinheiro, claro. Tivesse feito investimentos com esse dinheiro, no mínimo acompanhava a inflação e teria sido mais fácil fazer as manutenções. É isso! Além do condomínio, tenham mais reserva de condomínio.
A mesma coisa com o carro. Tem o gasto mensal normal e o gasto emergencial. Quem usa carro e nunca precisou fazer alguma manutenção ou reparo inesperado, né?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 7
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

eu até penso em comprar imóvel, mas vou fazer o cálculo sobre o patrimônio a ser imobilizado e tal. Porque realmente não quero perder renda passiva. Estou vendo imóveis nos EUA, lá o financiamento é mais barato. Só que como ainda não tenho muito crédito lá não vou conseguir uma taxa de 2,5\% ao ano como meu primo hahaha Sobre o carro: ainda mantenho o meu, mesmo querendo me desfazer, mas ele não ocupa muito da minha renda.
Link para compartilhar
Share on other sites

O meu apartamento termino de pagar esse ano. Não me arrependo. Mas vou vender o que comprei pros meus pais. Como faltam mais de 10 anos pra quitar resolvi fazer as contas. Devo 240 mil, paguei 190 e de fato abati da divida 80 mil. Mais ou menos isso. Bizarro!!! E eles agora moram comigo. Estou alugando o ap mas realmente vender e aplicar o dinheiro me parece fazer muito mais sentido.
Link para compartilhar
Share on other sites

Hugo Da Silva Carlos no ponto que o senhor fala " Tivesse feito investimentos com esse dinheiro" uma coisa que o Raul sempre fala é que o dinheiro de emergência tem que ser líquido, ou seja, podendo acessar a qualquer momento, mesmo que esse valor não tenha crescido, acredito que o senhor fez certo em manter apenas na poupança pois nunca sabemos quando o imprevisto vai acontecer, já que imprevistos são apenas previstos que ainda não aconteceram.
Link para compartilhar
Share on other sites

Hugo Da Silva Carlos já pensei várias vezes nessa questão de financiar imóvel fazendo contas e sempre acabo preferindo o aluguel, pois os investimentos que podemos conseguir (ainda mais depois desse curso) serão mais vantajosos a médio e longo prazo com os juros compostos a nosso favor.
A questão do carro talvez seja substituída por morar próximo do trabalho ou esperar para comprar a vista um que não impacte nas suas metas.

Nos dois casos pesa também o fator família: onde os filhos estudam, onde o companheiro/a trabalha, entre outros fatores familiares que podem influenciar na escolha de ter um carro ou uma casa própria.

Talvez seja pelas escolhas que precisamos fazer ao longo da vida como as citadas acima sobre passivos que o módulo 2 seja tão importante quanto os outros: as pessoas com quem vivemos influenciam muito nas nossas escolhas de vida. Analisar friamente se é ou não melhor financiar um imóvel ou um carro é fácil pra mim; agora com a influência da família já complica um pouco.

Eu acho que ter consciência dos motivos que nos fazem escolher caminho x ou caminho y é o primeiro passo para alcançarmos nossas metas.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...