Jump to content
  • 0

Qual a periodicidade para reavaliar seu ativos?

Jeff Goes

Pergunta

Fala pessoal boa tarde.

Sei que essa talvez seja uma pergunta bastante pessoal mas gostaria de saber de vocês de quanto em quanto tempo vocês passam os ativos pelo filtro do Cerrado novamente? Devemos fazer isso a cada balanço trimestral? Ou talvez fazer uma reavaliação por ano? Não lembro do Raul ter mencionado sobre o acompanhamento desses ativos escolhidos ao longo dos anos. Adoraria saber a experiência de vocês.

obrigado!

• Brabo 3
Link para compartilhar

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
1 hour ago, Jeff Goes disse:

Fala pessoal boa tarde.

Sei que essa talvez seja uma pergunta bastante pessoal mas gostaria de saber de vocês de quanto em quanto tempo vocês passam os ativos pelo filtro do Cerrado novamente? Devemos fazer isso a cada balanço trimestral? Ou talvez fazer uma reavaliação por ano? Não lembro do Raul ter mencionado sobre o acompanhamento desses ativos escolhidos ao longo dos anos. Adoraria saber a experiência de vocês.

obrigado!

Boa tarde, @Jeff Goes !

Como você comentou, é relativo para cada investidor.

Por aqui, eu faço a reavaliação das ações anualmente, normalmente em meados de fevereiro e março que é quando estão sendo divulgados os relatórios do 4º trimestre do ano anterior. Aqui já se tem o fechamento do exercício bem como o guidance para o novo ano. A partir daqui que eu reavalio se os fundamentos estão de acordo com meus objetivos.

Para FIIs as avaliações costumo fazer trimestralmente dado que as mudanças neste tipo de ativo são mais dinâmicas no quesito alugueis, contratos, etc, o que pode interferir nos pagamentos mensais.

Espero que ajude!

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
1 hour ago, Jeff Goes disse:

Fala pessoal boa tarde.

obrigado!

E aí Jeff!

O filtro do Diagrama do Cerrado, pelo que lembro das explicações do Raul, é mais pra selecionar ativos com fundamentos sólidos no momento da escolha, então a ideia não é ficar mexendo o tempo todo. 

Eu dou uma olhada nos ativos todo trimestre (sem mexer no diagrama), mais pra acompanhar como as empresas estão performando nos resultados. Mas passar pelo filtro de novo mesmo, tipo reavaliar tudo do zero, só faço uma vez por ano ou se alguma coisa bem fora do comum acontecer (tipo mudança pesada na gestão, setor muito afetado, etc.).

Acho que o lance principal é não entrar no loop de overanalyze e ficar mudando estratégia o tempo todo, sabe? Se os fundamentos ainda fazem sentido e estão alinhados com o que você quer, tá tranquilo. Mas também é legal ouvir o que o pessoal daqui faz, sempre dá pra pegar uns insights.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0

Boa tarde, tudo bom?
 Na minha humilde opinião vou falar o que eu faço, uma vez no ano você dá uma analisada para ver se o ativo perdeu o fundamento, e verifica a situação dele, se ele está dando prejuízo verifica o porque disso, caso você chegue a conclusão de que o mesmo não faz mais sentido para você, você não remove ele da carteira, deixa ele em observação, sem aplicar novos aportes, depois você verifica como ele se sai no próximo ano e se o seu ponto de vista se manter o mesmo ai sim você o remove da sua carteira. Obvio que cada caso é um caso, mas eu analiso os meus ativos do 0 todo inicio de ano, se realmente ele perdeu o fundamento, eu o deixo em observação por mais um ano, para no terceiro ano eu o remover da minha carteira, dessa forma eu consigo fazer um investimento para o longo prazo de maneira que eu não fico movimentando muito as minhas ações e fazendo trocas e substituições, se no terceiro ano eu tiver qualquer duvida sobre remover ele, eu mantenho até chegar em um momento que eu não vejo mais retorno no ativo em questão, e quando vou remover o mesmo da minha carteira eu vou zerando minha posição aos poucos (não pode ser mão de alface).
 De maneira geral são diversas situações diferentes com diversas possibilidades de decisões a serem tomadas, cada um sabe o que é melhor para si, e se você está em um momento que não sabe que decisão tomar, o melhor a se fazer é estudar mais o assunto e o ativo para só tomar uma decisão depois de muita analise e compreensão das suas ações.
 Tem ativo na minha carteira que eu já fiquei praticamente 2 anos com ele desvalorizando, mas como não perdeu fundamento, eu não vi uma mudança brusca, foi uma oportunidade clara (para mim) de aumento de posição.
 Então há situações que você vai ver o ativo desvalorizando e vai aumentar posição e há situações que você simplesmente vai tá querendo vender (quando isso acontecer, recomendo segurar o ativo por um ano para ver se ele volta a normalidade para só assim no outro ano você fazer a troca do ativo), também quando você estiver decidido em zerar sua posição em um ativo, recomendo que faça isso gradualmente de maneira que você zere sua posição aos poucos.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...