Jump to content
  • 0

DIAGRAMA PARA FUNDOS IMOBILIÁRIOS

Gabriel Fontam

Pergunta

Boa tarde,

Pessoal, estou com dúvidas em relação às perguntas do diagrama para FIIs. A questão é que existem perguntas muito peculiares e diferentes para fundos de papel e para fundos de tijolo, e quando as coloco no mesmo diagrama, isso acaba alterando a nota dos fundos de modo geral.

Exemplo:

A PERGUNTA: VACÂNCIA FINANCEIRA OU DE OCUPAÇÃO ESTÁ ABAIXO DE X% ?

Essa pergunta seria ótima para um fundo de tijolo, no entanto, quando avalio um FII de papel, ela impacta negativamente a nota do fundo, pois ele não tem essa métrica para ser calculada.

Como vocês resolveram essa questão na montagem da carteira de vocês?

Muito obrigado.

• Brabo 3
Link para compartilhar

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Just now, Gabriel Fontam disse:

Boa tarde,

Pessoal, estou com dúvidas em relação às perguntas do diagrama para FIIs. A questão é que existem perguntas muito peculiares e diferentes para fundos de papel e para fundos de tijolo, e quando as coloco no mesmo diagrama, isso acaba alterando a nota dos fundos de modo geral.

Exemplo:

Essa pergunta seria ótima para um fundo de tijolo, no entanto, quando avalio um FII de papel, ela impacta negativamente a nota do fundo, pois ele não tem essa métrica para ser calculada.

Muito obrigado.

A gestão, a taxa de administração e "ver o que tem dentro" dele, também tem o rendimento sobre o valor da cota, p/vp maior que 0,7 e menor ou igual a 1, que aí vc estaria pagando o preço mais justo, outro questão seria o tamanho do fii e o qto de movimentação tem diariamente.

Olharia facilmente os Fiis da Kinea.

Link para compartilhar

• 0

Obrigado pela resposta, @Antonio De Matos Teixeira Neto, mas minha dúvida está mais relacionada à NOTA, pois as perguntas para FUNDOS DE TIJOLO são diferentes das perguntas para FUNDOS DE PAPEL. Não consegui encontrar, no local onde elaboramos as perguntas para o diagrama, se existe algum local específico para FIIs de papel e FIIs de tijolo. Ao deixar de marcar uma pergunta que seria específica para FIIs de TIJOLO, estou reduzindo a nota do meu FII de PAPEL e vice-versa.

Consegui me fazer entender?

Link para compartilhar

• 0
31 minutes ago, Gabriel Fontam disse:

Boa tarde,

Exemplo:

Muito obrigado.

Boa tarde, @Gabriel Fontam !

O diagrama referente aos FIIs de fato tem seu foco em FIIs de tijolo.

Quando vamos avaliar fundos de papel na verdade estaríamos avaliando rendas fixas, ou seja, a carteira de títulos que o fundo possui.

Para isso, comumente se faz uma avalição a parte levando em consideração critérios mais pertinentes ao fundo de papel bem como para renda fixa em si. Por exemplo: se o P/VP está >= 1, se existe um indexador predominante nos títulos do fundo, se o fundo segue um contrafluxo, a gestão do fundo, dentre outros.

Agora para lançar isso no diagrama que entendo que seja sua dúvida. Temos basicamente duas alternativas:

- Fazer uma avaliação por fora levando em consideração os critérios que julgar necessários e ir marcando perguntas como sim ignorando o que está escrito nelas até chegar a uma nota desejada;

OU

- Criar perguntas duplas. Por exemplo: "Taxa de vacânica menor que XX% ? /  Fundo segue contrafluxo ?". Veja que dessa forma abordamos os dois tipos de FII cada um com suas respectivas perguntas.

Eu particularmente acho mais prático avaliar por fora semelhante ao que fazemos na renda fixa e estabelecer uma nota marcando algumas perguntas.

Espero que ajude e que tenha ficado claro!

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0

@Eddy Paulini , só para ficar claro rs.

Peço desculpas pela dificuldade compreensão. Entendi que a avaliação será feita como renda fixa. No entanto, tenho dúvidas sobre como representar os FIIs de Papel no diagrama.

Devo classificá-los como "renda fixa" e apresentar uma nota com a análise externa realizada posteriormente baseado nos cris, cras, lca e lci que estão no fundo, é isso?

Agradeço a ajuda.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Gabriel Fontam disse:

Peço desculpas pela dificuldade compreensão. Entendi que a avaliação será feita como renda fixa. No entanto, tenho dúvidas sobre como representar os FIIs de Papel no diagrama.

Devo classificá-los como "renda fixa" e apresentar uma nota com a análise externa realizada posteriormente baseado nos cris, cras, lca e lci que estão no fundo, é isso?

Agradeço a ajuda.

Não acredito que você deva fazer isso não. Embora um fundo de papel seja basicamente renda fixa, o risco é outro. Eles emprestam valores muito altos e a taxas bem elevadas, além de não serem cobertos pelo FGC, como uma boa parte dos investimentos de renda fixa são.

Talvez, se você já estivesse fora do limite do FGC e estivesse investindo muito dinheiro, o risco pudesse ser equiparado. Do contrário não.

Link para compartilhar

• 0
3 horas atrás, Gabriel Fontam disse:

Agradeço a ajuda.

Você os lança na categoria de fundos imobiliários mesmo e pode seguir uma das formas que comentei para eleger a nota dos mesmos.

Apesar deles serem ativos que investem em renda fixa, fundos de papel são ativos de renda variável e não deixam de ser uma categoria de fundos  imobiliários.

Link para compartilhar

• Criar novo...