Jump to content

Livros lidos em 2024

Recommended Posts

Salve galera, tudo bem?
Sou da turma 40, e estou gostando bastante do curso e da comunidade.

Estou criando esse post aqui para falar dos livros que li esse ano, e falar um pouco das minhas impressões sobre eles, se quiserem usar a interação para discutir o tema de algum desses livros, ou sugerir outros fiquem a vontade! Os livros que li foram:

- Assim falou Zaratustra - Nietzsche

Foi um livro que foi mais complexo de entender, mas ainda assim traz boas reflexões a respeito da mentalidade humana, sobretudo nos conceito de "super homem" que é abordado nesse livro.

- Bowie: uma Biografia - Maria Hasse

Pra quem é fã do David Bowie assim como eu, é uma leitura bem leve, e agradável, livro muito bonito e fácil de ler. Leitura de matar em um final de semana.

- Dentro da Baleia e outros ensaios - George Orwell

São vários ensaios, com a mesma genialidade e humor sarcástico de livros como "1984" e "Revolução dos bichos", claro que não têm a mesma profundidade e contundência desses best sellers, mas tem um ensaio em especial que é "Atirando num Elefante", esse ensaio me trouxe uma reflexão sobre o quanto as vezes fazemos as coisas muito pelo que os outros pensam e não pelo que nós queremos.

- Inteligencia do Carisma - Heni Ozi Cukier

Livro fácil e didático do professor HOC, é uma obra que estrutura de forma organizada, pensamentos que muitas vezes temos de forma intuitiva e pouco estruturada a respeito do carisma. Pra quem deseja desenvolver essa soft skill é um livro legal de ler.

- Em busca do sentido - Victor Frankl

Livro profundo e estarrecedor. Ele conta a visão de um judeu, psicólogo, dentro do campo de concentração, é muito enriquecedor ver como ele agiu na prática em um contexto tão adverso. Leitura mais pesada, mas ao mesmo tempo de um ótimo aporte cultural.

- Outliers - Malcom Gladwell

O que eu mais gostei desse livro foi a conclusão de que algo alguem nunca prospera por uma unica coisa, e sim uma conjuntura de fatos. O livro mostra uma série de exemplos pra validar essa tese, e explica muito bem o papel de um contexto cultural, de uma data de nascimento, o papel da consistência de trabalho...

- Acredite estou mentindo - Ryan Holiday

Livro que aborda um pouco de como manchetes e muitas matérias são tendenciosas, o autor explicita com alguns exemplos que ele trabalhou, que ele produziu, e que ele verificou de pessoas que tinham interesses divergentes do dele.

- Sapiens - Yuval Harari

Um livro muito completo sobre a natureza humana, abordando desde a disputa dos sapiens com os neandertais até os dias atuais, apresenta alguns contextos e algumas explicações de porque as coisas são como são. O famoso livro bom e sem lado, pode ler independente do seu viés que você vai gostar.

- Em nome do povo - Bruno Perini

Aqui já tem que ter um viésinho pra gostar kk, mas se você está na AUVP, e gosta do Raul, provavelmente gosta do Perini também. Livro rápido, e para o que se propõe a explicar (história do dinheiro, historia da inflação e etc) é um livro muito bom. Objetivo, simples, e de leitura bem rápida. Matei em menos de uma semana.

- As leis fundamentais da estupidez - Carlo M. Cippola
Esse é o livro pra fazer numero, quem leu 10 no ano, compra ele que você consegue ler mais um em menos de um dia. Livro de 80 páginas, letra grande, e um tanto de imagens... leitura de uma sentada praticamente. Mas que ao mesmo tempo tem um pensamento muito profundo. Discriminando o ser humano em quatro categorias (bandido, estúpido, vulnerável e inteligente). Se eu resumir mais um pouco, já dá quase o tamanho do livro, então vou parar de falar pra você ir lá comprar ele.

- Epaminondas o gato explicador - Clovis de Barros Filho

Talvez tenha sido o livro que eu mais diverti em ler, e que eu mais usei o marca texto pra sublinhar. O Clovão é sensacional, quem não gosta, bom sujeito não é. Sacadas extremamente divertidas, leves e ao mesmo tempo profunda. Enxergar a vida como um gato enxergaria, e ver o ser humano sob uma perspectiva de observador, nos faz analisar e entender o quão idiota é nossas atitudes por vezes. É um livro maravilhos, inidico pra todo mundo.

- O chamado da coragem - Ryan Holiday

Talvez um dos livros mais sem graça dessa lista, embora seja um bom livro, é lacrada em cima de lacrada, meio autoajudão mesmo, mas tem muita frase boa. É um livro que é legar ter na cabeceira pois tem vários cases, e vários contextos históricos mostrando a importância da coragem no ser humano.

• Brabo 3
Link para compartilhar

Assim falou Zaratustra, Em busca do sentido e Epaminondas o gato explicador estão na minha lista.

O que achou deles?

22 minutes ago, Arthur Benaglia Da Costa disse:

- Bowie: uma Biografia - Maria Hasse

Pra quem é fã do David Bowie assim como eu, é uma leitura bem leve, e agradável, livro muito bonito e fácil de ler. Leitura de matar em um final de semana.

Achei interessante também. Não sabia que tinha uma biografia dele.

• Brabo 1
Link para compartilhar

Eu já tinha ouvido falar do "Epaminondas - o gato explicador", mas tinha esquecido. Obrigada pela dica, agora não vou esquecer de colocar na minha lista.

Eu recomendo "A bailarina de Auschwitz", acabei de ler e achei muito bonito. Uma história real de superação

• Brabo 3
Link para compartilhar

3 horas atrás, Eddy Paulini disse:

Assim falou Zaratustra, Em busca do sentido e Epaminondas o gato explicador estão na minha lista.

O que achou deles?

Achei interessante também. Não sabia que tinha uma biografia dele.

Dos 3 o que eu mais gostei foi o Epaminondas, mas todos têm muito conteudo. Mas se fosse pra eu elencar em ordem de prioridade seria "Epaminondas", "Zaratustra" e "Em busca de sentido"

1 hora atrás, Laryssa Michelle Batista De Sousa disse:

Eu já tinha ouvido falar do "Epaminondas - o gato explicador", mas tinha esquecido. Obrigada pela dica, agora não vou esquecer de colocar na minha lista.

Eu recomendo "A bailarina de Auschwitz", acabei de ler e achei muito bonito. Uma história real de superação

Legal! Vou dar uma olhada nesse. Epaminondas com certeza você vai adorar.

32 minutes ago, Sandro Lomar disse:

Saudações, ótima iniciativa.  Qual plataforma estão utilizando para obtenção dos livros?

Valeu mano, eu compro tudo na Amazon, ainda sou daqueles que gosta da versão física.

9 minutes ago, Thomaz De Camargo Da Dalt disse:

que legal! gosto muito do Sapiens e assim falou zaratrusta está na minha lista também!

Massa meu bom.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...