Jump to content
  • 0

Primeiro aporte internacional com dólar nas alturas

Gustavo Gomes Balbino

Pergunta

Opa, pessoal. Tudo certo?
Feliz Ano Novo a todos! Que este seja um ano cheio de conquistas e realizações para todos nós. 🤑💰

Concluí recentemente o módulo 6 e fiquei com uma dúvida que gostaria de compartilhar com vocês:

Com o dólar no patamar atual, faz sentido realizar o primeiro investimento internacional agora? (Considerando que ainda não tenho tem 50k investidos)

Como vocês avaliam esse cenário? Acham que há espaço para melhoria ou a tendência é de piora?

Desde já, agradeço pela ajuda!

• Brabo 4
Link para compartilhar

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Just now, Gustavo Gomes Balbino disse:

Feliz Ano Novo a todos! Que este seja um ano cheio de conquistas e realizações para todos nós. 🤑💰

Concluí recentemente o módulo 6 e fiquei com uma dúvida que gostaria de compartilhar com vocês:

Com o dólar no patamar atual, faz sentido realizar o primeiro investimento internacional agora? (Considerando que ainda não tenho tem 50k investidos)

Como vocês avaliam esse cenário? Acham que há espaço para melhoria ou a tendência é de piora?

Uma coisa é certa: BRL é shitcoin, a gente só usa porque é obrigado pelo governo. Do jeito que as coisas andam, dolarizar tem feito muito sentido, mas, considerando as taxas de câmbio, eu investiria em ações dolarizadas (klabin, suzano, etc.) e talvez num IVVB11, de modo que vc acaba investindo indiretamente em dólar (e sem pagar taxa ou IOF).

Vamos ver o que o resto do pessoal acha =) 

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0

depende de como tu estabeleceu teus aportes mensais... pegar um valor muito representativo da tua carteira e dolarizar agora não me parece uma boa estratégia, isso seria "montar uma posição" em dólar e só vale a pena fazer se tiveres alguma crença muito forte que o dólar está "barato" hoje

agora se tu pinga um mensal ali direto e pretende continuar fazendo isso no longo prazo pouco importa a cotação do dólar hoje

colocar um pouco todo mês, daqui a 10 anos quando olhar pra isso a lógica é que vais ter uma proteção contra a desvalorização do real, uma base para poder aplicar diretamente em low cost ETFs e vida que segue

• Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
51 minutes ago, Gustavo Gomes Balbino disse:

Opa, feliz Ano Novo! 🎉 Que 2025 traga muito $$$ e sabedoria nos investimentos pra gente! 🤑

Sobre sua dúvida, se você tá pensando em começar a investir fora agora, mesmo sem ter 50k investidos aqui, não é uma regra fixa que precisa esperar bater esse valor no Brasil. O importante é avaliar se seu portfólio tá equilibrado e se faz sentido pra você diversificar globalmente já. Com o dólar no patamar atual, a questão é mais sobre estratégia do que só timing. Se você acredita na diversificação e quer se expor a ativos internacionais, pode ser válido começar aos poucos. O câmbio pode subir ou descer, mas se a ideia for longo prazo, essas oscilações se diluem.

Agora, se você acha que o dólar tá meio caro pra sua estratégia, pode ser interessante ir acumulando em ativos locais ou atrelados ao câmbio. Assim, você se expõe ao dólar indiretamente sem comprometer muito agora.

No fim, o que pesa é o objetivo. Quer diversificar? Proteção? Acessar empresas gringas? Dependendo disso, dá pra decidir melhor!

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
1 hour ago, Gustavo Gomes Balbino disse:

Boa tarde, @Gustavo Gomes Balbino !

Apenas complementando nossos amigos.

Além de verificar sobre sua estratégia e afins, leve em consideração mais três pontos:

1 - quando se é falado sobre ter um certo patrimônio para começar a investir em dólar é puramente efeito psicológico. Vamos imaginar que hoje com patrimônio de 30 mil, eu queira começar a dolarizar o mesmo e defina que 5% disso será minha parte em dólar. Dado a cotação do dólar no momento em que estou escrevendo aqui, mal teria U$240. É pouco? Depende. Para alguns vai dar a impressão que tem pouco. E para isso seguir crescendo a depender também do tamanho do aporte, vai parecer também que demora para o patrimônio em dólar crescer;

2 - sempre dizemos aqui que o dólar caro é aquele que não foi comprado. Me recordo eu era moleque ainda e talvez mal sabia soletrar a palavra dinheiro me lembro de notícias e falácias de pessoas mais velhas achando um tremendo absurdo o dólar a R$2, o dobro do real. Quem dera aquele preço "caro e absurdo" de R$2 em comparação a cotação atual nos R$6 e alguma coisa. Isso só nos conclui que a moeda é imprevisível. Pode ser inclusive que o nosso caro hoje de 6 e alguma coisa seja o barato ao decorrer do ano. Então, quando tomar a decisão de que quer realmente dolarizar seu patrimônio, o melhor momento para começar vai ser quando tomar essa decisão. Teremos longos anos para investir. Pensando em um tempo "baixo" de 10 anos, nos resultam em 60 meses que seriam em suma 60 aportes. Se eu comprar caro hoje, tem mais 59 meses pra corrigir e fazer um bom preço médio. Ao mesmo passo que lá na frente eu posso ver que comprei "barato" no início e da mesma forma tive muitos outros meses para seguir fazendo um bom preço médio.

3 - aqui vem um reforço final que é a conclusão do curso antes de tomar a decisão sobre investir em dólar ou não. Termine os estudos, monte sua estratégia e veja como dito pelos amigos se cabe tal tipo de investimento.

Espero que ajude a refletir no tema!

• Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar

• Criar novo...