Jump to content
  • 0

[Dúvida] LCI e LCA

Douglas Montouro Alves

Pergunta

Boa noite pessoal,

Estou com uma dúvida sobre investimento em LCI ou LCA.
Essa aplicação funciona como um CDB, no sentido de: se eu aplicar mensalmente um valor, a cada aplicação gera um novo "contrato" e um novo "prazo", correto?

A mesma dúvida seria no tesouro direto, eu consigo fazer aportes mensais dentro de um mesmo título?

Desde já, agradeço a todos   (☞゚ヮ゚)☞

• Brabo 1
Link para compartilhar

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
1 minute ago, Douglas Montouro Alves disse:

Essa aplicação funciona como um CDB, no sentido de: se eu aplicar mensalmente um valor, a cada aplicação gera um novo "contrato" e um novo "prazo", correto?

Sim, exatamente, a única diferença é q ele já é isento de IR.

1 minute ago, Douglas Montouro Alves disse:

A mesma dúvida seria no tesouro direto, eu consigo fazer aportes mensais dentro de um mesmo título?

Não. A cada mês q vc for aportar as taxas/prazos estarão diferentes.

• Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
6 minutes ago, Douglas Montouro Alves disse:

Em renda fixa/tesouro, dificilmente você terá está opção nos aportes mensais .. mas isso acaba sendo irrelevante! O que precisa fazer é escolher a melhor opção disponível no dia do seu aporte ! 

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
13 horas atrás, Douglas Montouro Alves disse:

Boa noite pessoal,

Estou com uma dúvida sobre investimento em LCI ou LCA.

Tanto no LCI/LCA quanto no Tesouro Direto, cada novo aporte funciona como se fosse um "contrato" novo com prazo e condições específicas.

LCI/LCA:
Se você aplicar mensalmente, cada aporte vai ter seu próprio vencimento e taxa. Ou seja, o prazo de resgate começa a contar do dia da aplicação. Por isso, é bom planejar bem pra não acabar com um monte de datas de vencimento diferentes espalhadas.

Tesouro Direto:
Já no Tesouro, dá pra fazer aportes mensais no mesmo título, e o que muda é que os rendimentos de cada compra vão ser proporcionais ao tempo que o dinheiro ficou investido e a taxa praticado no momento da compra.

No geral, dá pra usar as duas opções de forma recorrente, mas é bom organizar o planejamento pra alinhar com seus objetivos.

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
10 horas atrás, Daniele Vilela disse:

Tanto no LCI/LCA quanto no Tesouro Direto, cada novo aporte funciona como se fosse um "contrato" novo com prazo e condições específicas.

LCI/LCA:
Se você aplicar mensalmente, cada aporte vai ter seu próprio vencimento e taxa. Ou seja, o prazo de resgate começa a contar do dia da aplicação. Por isso, é bom planejar bem pra não acabar com um monte de datas de vencimento diferentes espalhadas.

Tesouro Direto:
Já no Tesouro, dá pra fazer aportes mensais no mesmo título, e o que muda é que os rendimentos de cada compra vão ser proporcionais ao tempo que o dinheiro ficou investido e a taxa praticado no momento da compra.

No geral, dá pra usar as duas opções de forma recorrente, mas é bom organizar o planejamento pra alinhar com seus objetivos.

Excelente, muito obrigado pela explicação.

Link para compartilhar

• Criar novo...