Jump to content

Quanto custa o meu sonho (não sei se só meu rs)

Recommended Posts

Fala pessoal! Estou aqui para cumprir a tarefinha da aula 5 - módulo 1: compartilhar quanto custa o meu sonho.

Sou a Marcela, tenho 31 anos, sou CLT em uma empresa grande da área de energia e moro/trabalho em São Paulo capital de forma híbrida. Sinceramente o meu sonho até ontem não era muito concreto, eu só sabia que não queria envelhecer em um apartamento em São Paulo e gostaria de voltar para Campinas, ficar perto da minha família e dos meus amigos. Sei que São Paulo - Campinas não é longe, mas o cotidiano da capital paulista corrói a gente depois de uns anos, então a vontade vem também de querer sair dessa rotina muito acelerada, muito voltada às aparências rs moro com meu companheiro que é paulistano, mas divide a mesma vontade de sair daqui.

Com esse ponto de partida, comecei a dar mais tangibilidade ao sonho de sair de São Paulo elencando algumas coisas:

Casa de dois/três quartos Campinas -  R$ 800.000,00

Carro para fazer São Paulo - Campinas quando precisar  – R$ 85.000,00

Viajar uma vez ao ano (algo que já faço hoje e gostaria de manter, talvez com destinos mais diferentes) – 35.000,00

Custos mensais/adicionais (custos fixos de vida, plano de saúde, gestão do carro) - 20.000,00 mensais

Total: 935.000,00

Eu gostaria de poder alcançar esse sonho dentro dos próximos 10 anos e ainda estou fazendo alguns exercícios no simulador para entender como traçar o plano, ver se preciso enxugar ou rever o tempo. A minha principal questão é que esse sonho não é só meu rs meu companheiro está nessa comigo e é nosso acordo construir essa vida juntos. E aí que vem a dúvida: o quanto que eu preciso planejar pensando só em mim? Eu mesmo terminei um relacionamento de sete anos antes do meu atual achando que ia ser para sempre, então fico pensando se talvez esse exercício aqui não tivesse que ter um adendo exclusivo da Marcela. Talvez ele fosse bem mais enxuto, inclusive. Ninguém está em um relacionamento esperando que ele acabe, mas pode acontecer. Mais alguém aqui passou por esse pensamento? 

Abraço e sucesso a todos!!

Editado por Marcela Rezende
  • Brabo 2
Link para compartilhar

5 horas atrás, Louise Valença disse:

Olá Marcela,

Apesar de ter um sonho compartilhado, como vc mesmo disse, nem sempre o relacionamento dura. Então o melhor é vc definir a meta como se fosse um sonho apenas seu. Se lá na frente vcs conseguirem fazer juntos, ótimo!

Uma observação em relação aos valores, até para vc poder fazer o calculo corretamente (e supondo que vc pretende viver de renda):

- Em relação aos bens materiais (caso, carro, ...) não há o que se fazer, vc precisa do valor (ou financiar, o que pode sair mais caro).

- Para os custos mensais (novamente, considerando que vc vai viver de renda), vc precisa saber quanto precisará acumular, para que os juros compostos lhe proporcione esse valor

•    20.000 + (35.000/12) = 23.000 (arredondando) --> essa é a sua necessidade mensal
  •   (23.000*100)/70 = 32.900 --> isso é quanto precisará receber mensalmente para que possa viver dos dividendos. Viverá com 70% do que recebe, os outros 30% precisam ser reinvestidos, para que ao longo do tempo seus dividendos "não percam valor" e possam continuar lhe proporcionando essa vida.
  • Considerando uma taxa de juros de 8%, vc receberá 32.900 tendo investido 5 milhões, mas ainda tem a casa e o carro, então precisará de um total de quase 6 milhões

Sucesso para vc, e espero que consiga alcançar todos os seus objetivos!

Muito obrigada pelos toques, Louise! Cheguei mais ou menos nesses números também, mas seu racional ajudou aqui! Sucesso para nós <3

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...