Jump to content
  • 0

RF Vale o Risco ?

Wagner Pereira Fortunato

Pergunta

Fala Turma Boa, venda essa chuva de oportunidades em cdbs de 17% +, nomalmente estou conferindo o banco data dos titulos, e vejo que alguns estão com prejuizo no decorrer dos anos e alguns com indice de basileia bem baixo, mas nos indicadores do btg se da como titulos conservadores, nesse caso oque faz o titulo ser conservador ? seria a garantia do FCG ?

• Brabo 2
Link para compartilhar

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
19 horas atrás, Wagner Pereira Fortunato disse:

Fala Turma Boa, venda essa chuva de oportunidades em cdbs de 17% +, nomalmente estou conferindo o banco data dos titulos, e vejo que alguns estão com prejuizo no decorrer dos anos e alguns com indice de basileia bem baixo, mas nos indicadores do b t g se da como titulos conservadores, nesse caso oque faz o titulo ser conservador ? seria a garantia do FCG ?

Olá @Wagner Pereira Fortunato,

Complementando nosso amigo @Eddy Paulini, esse critério de classificação na oferta de títulos de renda fixa não me parecem ser tão técnicos quanto ao "risco de crédito", mas somente um norte para investidores  leigos, de qual a chance de vir a perder dinheiro ao longo do tempo de investimento, ou seja, de desvalorização do título.

Veja q na parte técnica existem basicamente 4 espécies de risco, mas vou tentar traduzir esses riscos de uma maneira não tão técnica:

- risco soberano - envolve as condições financeiras de um país;

- risco de crédito - que envolve a capacidade de pagamento do emissor do título;

- risco de liquidez - envolvendo a possibilidade de vc vender o título a outrem;

- risco de mercado - envolve a possibilidade de oscilação de uma classe de títulos.

Então, para exemplificar, no tesouro direto há presença do risco soberano... Se o país inteiro quebrar, há a possibilidade de calote.

Na renda fixa, há o risco de crédito (do emitente) e também o soberano do país sede do emissor do título. Concorda que se o Brasil "quebrar", é pq os bancos emissores já quebraram antes? 

Na renda variável existe o risco de mercado, o risco de liquidez e também o risco soberano. Se vc compra a ação "X", se expõe a todos concomitantemente. Pode não conseguir vender a outrem esse título (risco de liquidez), o setor ao qual pertence essa empresa pode não ir bem, ou mesmo todas as empresas da bolsa (risco de mercado) e ainda o risco soberano, pq se o país quebrar, as empresas e tudo mais q estava dentro também já quebraram.

Então, na minha opinião essa classificação dos bancos quanto aos títulos de renda fixa não levam em conta propriamente dito o risco de crédito em si (do emissor quebrar), mas do seu título sofrer oscilações ao longo do tempo e, como é renda fixa, taxa contratada antecipadamente, a grande maioria é classificada em "conservador". Pode ver que alguns títulos de renda fixa para prazos muito grandes é que são classificados como "moderados", pq no longo prazo as incertezas econômicas são tantas q não dá pra saber muito bem se vc poderá vir a perder um pouco do investimento que fez...

Por outro lado, me parece sim q as instituições levam também em conta o FGC para ao menos mitigar o risco de crédito para essa classificação que fazem.

Enfim, espero q possa ter contribuido um pouco aí contigo... 😉👍🏻

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar

• 0

Fiquei com essa duvida pois alguns bancos estão um pouco ruins das pernas se considerar o banco data.

Ex. Will Bank com Índice de Basileia de -5,3% e Índice de Imobilização -1,9% e prejuizos entre 2020 a 2023.

Sou iniciante, e normalmente deixo de pegar titulos com rentabilidades muitos boas por conta desses indicadores, dae queria entender se não devo ficar bitolado nesses indicadores e confiar no fgc.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
3 horas atrás, Wagner Pereira Fortunato disse:

Fiquei com essa duvida pois alguns bancos estão um pouco ruins das pernas se considerar o banco data.

Ex. Will Bank com Índice de Basileia de -5,3% e Índice de Imobilização -1,9% e prejuizos entre 2020 a 2023.

Sou iniciante, e normalmente deixo de pegar titulos com rentabilidades muitos boas por conta desses indicadores, dae queria entender se não devo ficar bitolado nesses indicadores e confiar no fgc.

Boa tarde, @Wagner Pereira Fortunato !

Se procurar pelo tema do FGC aqui na comunidade vai encontrar relatos de colegas que usaram o mesmo quando deu ruim na BRK Financeira. Tinha um pessoal com valores consideráveis mas dentro dos limites. Todos foram ressarcidos. Óbvio que é um processo feito do dia pra noite e não veremos o dinheiro no próximo dia útil. O aplicativo para fazer a solicitação pode ficar concorrido pois imagine quantos investidores não existem ali. Mas é resolvido relativamente tranquilo. Ainda mais se considerar que tínhamos ali na instituição que deu zica valores que provavelmente não utilizaríamos tão cedo por ser investimentos de longo prazo, particularmente não vejo problemas de esta no FGC.

Mas não tem certo ou errado. Se você achar que não considera isso tranquilo ou lhe é confortável, vale reconsiderar. O que costumo dizer que é importante para o investidor é ele dormir tranquilo com as escolhas que fez. Se o FGC o reconforta, se prazos menores de vencimento lhe deixam mais tranquilos, se investir em instituições que apenas tenham lucros, enfim. Pode criar seus próprios critérios de investimentos.

Por fim, uma última dica. Alguns bancos mesmos não sendo negociados em bolsa disponibiliza em seus sites uma área de RI com resultados financeiros. Banco Master por exemplo tem uma área de RI e divulga resultados mesmo não sendo obrigado a tal. Passa uma boa credibilidade no meu entendimento. 

Espero que ajude a pensar!

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

@Eddy Paulini@Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia Muito Obrigado pelas contribuições, acho que não vou ficar levando essas questão mencionada muito ao pé da letra não kkk, pois nada impede de hoje os indicadores está ok e simplesmente daqui 1 ano ou 2 não está mais certo ? e quero travar os pre fixados em 4 anos com essas taxa delicia que ta agora. 

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Wagner Pereira Fortunato disse:

@Eddy Paulini@Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia Muito Obrigado pelas contribuições, acho que não vou ficar levando essas questão mencionada muito ao pé da letra não kkk, pois nada impede de hoje os indicadores está ok e simplesmente daqui 1 ano ou 2 não está mais certo ? e quero travar os pre fixados em 4 anos com essas taxa delicia que ta agora. 

@Wagner Pereira Fortunato, correto.

Este é inclusive um fato do qual levamos em consideração quando falamos que quanto maior o tempo, maior o risco, pois ao decorrer do tempo essas variações tanto para melhor como para pior podem acontecer.

Por eu também costumo pegar títulos na renda fixa nessa faixa de vencimento de 4, as vezes 5 anos. Estou dentro dos limites do FGC, uma quantidade ok de instituições e fico tranquilo!

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...