Jump to content
  • 0

Opinião sobre moradia

Convidado Anônimo

Pergunta

Boa noite, pessoal!

Queria uma opinião/ajuda do que poderia/deveria fazer em uma situação que estou passando...

Atualmente moro de aluguel em uma kitnet alugada, contudo não é um lugar que me deixa feliz pois é, a sensação que fica é que não tem isolamento acústico nenhum (Ouço conversa dos vizinhos, barulho de banheiro, musica alta, gemeç@o durante os atos carnais kkkk), já ouvi de tudo. Isso me deixa desconfortável em trazer alguém pra me visitar (inclusive tenho irmãos menores de idade que evito de trazer aqui) e também pelo fato de trabalhar em Home Office , o que acaba agravando toda a situação pois acabo ficando desconfortável dentro da minha casa. Alem do mais, vem me causando raiva, insatisfação e em momentos, querer fugir na mesma hora do ambiente. (Psicológico tá sendo afetado kkk)

Estou em busca de um novo lugar para morar, porém o valor dos aluguéis eu to achando meio alto, tendo em vista o valor que pagaria em uma parcela de financiamento em um imóvel que seria meu. Só que para a ideia do financiamento eu teria que pegar o valor da minha reserva de emergência + FGTS para dar de entrada e ficaria "Limpo" de recursos, tendo que recomeçar.

O que vocês me dizem? Continuo procurando um lugar para alugar e vou juntando mais dinheiro até lá ou já meto a cara num financiamento e vou pagamento algo que será meu?

Detalhes que podem ser importantes:

Tenho 26 anos, solteiro e sem filhos.

Link para compartilhar

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Olha, posso te falar sobre aluguel x compra. Se vale a pena optar por um ou por outro, sugiro colocar tudo na balança: seus gastos atuais, quanto vai gastar, e até considerar um financiamento. O raul tem um video explicando em qual cenário ele consideraria comprar e qual cenario ele consideraria alugar, mas é necessário colocar na sua realidade. 

Trabalho em uma imobiliária e construtora. Na minha visão, se você quer ter um imóvel próprio, comece olhando os imóveis na planta. Estou planejando comprar um na planta porque sai MUITO mais barato do que depois da construção. Claro, é importante procurar construtoras conhecidas na sua região, aquelas que estão há anos no mercado e sempre construindo. Uma dica: se decidir comprar um imóvel assim, construa um relacionamento com os engenheiros e com a construtora. Para quem eles conhecem e confiam, as condições de compra costumam ser facilitadas. Não é só uma questão de amizade, mas de manter o nome limpo e se fazer conhecido no mercado como um bom pagador. Lembre-se de que um imóvel na planta leva de 1 a 3 anos para ficar pronto.

Se decidir que não é o momento para comprar e preferir alugar, recomendo entrar em contato com uma imobiliária da região (não precisa ser a maior, mas uma com boa reputação no atendimento). Explique sua situação, descreva o imóvel que busca (número de quartos, se tem móveis, garagem, banheiros, localização) e deixe uma margem para negociação. Às vezes, você quer um bairro específico, mas o vizinho pode ter ótimas opções. Mesmo que seja urgente, mostre que está disposto a esperar pela melhor oportunidade.

Os imóveis para locação mudam todos os dias. Sempre tem gente saindo e entrando. Se você não precisa mudar hoje, compensa deixar seus dados com uma imobiliária. Assim, quando surgir um imóvel que atenda suas necessidades, eles entram em contato com você.

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0

Como você trabalha em home office, já considerou se mudar para uma cidade ou região próxima em que o custo de vida seja mais baixo?

Muitas vezes na cidade ao lado você já encontra aluguéis de imóveis equivalente por menos de 70% do valor da sua cidade. Isso é especialmente verdadeiro para as maiores regiões metropolitanas.

Link para compartilhar

• 0
13 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Boa noite, pessoal!

Queria uma opinião/ajuda do que poderia/deveria fazer em uma situação que estou passando...

Atualmente moro de aluguel em uma kitnet alugada, contudo não é um lugar que me deixa feliz pois é, a sensação que fica é que não tem isolamento acústico nenhum (Ouço conversa dos vizinhos, barulho de banheiro, musica alta, gemeç@o durante os atos carnais kkkk), já ouvi de tudo. Isso me deixa desconfortável em trazer alguém pra me visitar (inclusive tenho irmãos menores de idade que evito de trazer aqui) e também pelo fato de trabalhar em Home Office , o que acaba agravando toda a situação pois acabo ficando desconfortável dentro da minha casa. Alem do mais, vem me causando raiva, insatisfação e em momentos, querer fugir na mesma hora do ambiente. (Psicológico tá sendo afetado kkk)

Estou em busca de um novo lugar para morar, porém o valor dos aluguéis eu to achando meio alto, tendo em vista o valor que pagaria em uma parcela de financiamento em um imóvel que seria meu. Só que para a ideia do financiamento eu teria que pegar o valor da minha reserva de emergência + FGTS para dar de entrada e ficaria "Limpo" de recursos, tendo que recomeçar.

O que vocês me dizem? Continuo procurando um lugar para alugar e vou juntando mais dinheiro até lá ou já meto a cara num financiamento e vou pagamento algo que será meu?

Cara, acho que se for pensar financeiramente não faz tanto sentido...
(Até pela taxa de juros atual)

MASSS eu acho bastante plausivel que você se mude porque a vida foi feita pra ser vivida, só que não usaria a reserva de emergência, talvez seja melhor procurar um novo lugar pra morar alugando msm, ou financiar sem depender da reserva

Mesmo que isso aumente um pouco os 30% dos custos fixos até porque esse novo aluguel vai ter uma parte consideravel de conforto e até prazeres pra você, pensando que vai te possibilitar trazer visitas, trabalhar com mais calma, ter mais paz

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0

tem um ponto q é relevante e q quase ngm fala

aluguel é uma maneira de vc morar em um imóvel onde vc ainda nao tem condições de comprar.

Então nunca esqueça de que alem da parte da grana, reflita na localização e sobre a sua qualidade de vida.

eu sempre falo tb q na duvida, nao financie nada, pra se livrar é mais dolorido.

• Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
14 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Boa noite, pessoal!

Entendo totalmente a sua situação, eu moraria em um apartamento com paredes finas igual papel (as maravilhas do dywall e na época da pandemia quando todos estavam em casa rs), o vizinho de cima tinha duas crianças pequenas, os casais em volta começaram a brigar de tanta convivênia, ou seja, eu ouvia tudo, era um parto para conseguir fazer uma reunião ou me concentrar). O desconforto de morar em um lugar que não te dá privacidade e afeta o psicológico realmente não vale a pena, especialmente quando você passa muito tempo em casa, como no home office. Mas, também entendo o dilema de usar sua reserva de emergência + FGTS para dar entrada em um imóvel, já que isso deixa você "limpo" financeiramente.

Aqui vai uma sugestão: se você já tem a condição de arcar com o financiamento e a renda necessária, pode ser interessante considerar a compra de um imóvel, especialmente porque, no longo prazo, vai ser algo que será seu. A grande vantagem de financiar é que, no final, você terá um patrimônio. No entanto, o risco é que você ficará sem aquela reserva financeira para emergências, o que pode ser complicado se surgir algum imprevisto. Vai depender muito da questão do seu trabalho também, você tem uma renda que conseguiria repor essa emergência de forma mais rápida? Você está "estável" no seu trabalho, tem perspectiva de crescimento? Seu setor é um setor que realoca rápido se você vier a perder o trabalho? É um setor aquecido? Tem boas perspectivas de salário? Ou você trabalha por conta? São muitas questões envolvidas, já que você estaria assumindo uma dívida de longo prazo.

Se você optar por essa via, seria bom garantir que você tenha alguma forma de recompor essa reserva o mais rápido possível, ou se preparar para ter uma reserva menor, só para cobrir emergências básicas, até porque haverão os gastos com financiamento, documentação do imóvel e sempre quando nos mudamos existem outros valor envolvidos (arrumar algo do imóvel, instalação de itens, montador, mudança, pintura - até para entregar o imóvel atual, ou seja, tem que colocar tudo isso no papel).

Outra opção seria continuar procurando algo para alugar que caiba no seu orçamento por enquanto, enquanto junta mais dinheiro para um financiamento com uma entrada maior, o que deixaria as parcelas mais acessíveis e você mais tranquilo. Ou até buscar um amigo para dividir um imóvel maior em um local melhor, de preferência alguém que tenha um estilo de vida/ritmo parecido com o seu. E também depende de onde você mora, eu moro em SP e adquirir um imóvel na capital tem custado um rim em regiões que nem tenderam a se valorizar tanto. Se você trabalha de home office pode buscar outras regiões (ou até cidades, mas aí eu faria a experiência de alugar um imóvel antes de comprar se for em algum local que você não conheça).

Se você tiver uma boa oportunidade no financiamento e puder equilibrar sua vida financeira, talvez seja o momento de partir para a compra, mas se a ansiedade de ficar sem reservas estiver pesando, continuar alugando e economizando mais um tempo pode ser uma boa para não arriscar demais. O que importa é encontrar o equilíbrio entre conforto e segurança financeira.

Eu buscaria um novo aluguel, caso for ficar muito em cima do lápis seus gastos, já que é home office avalie outras regiões e essas questões que citei. Hoje eu moro em um apartamento que é bem tranquilo de barulho. Também tentaria sair das zonas mais barulhentas, centrais, etc. As vezes o barulho vem de fora (buzina, carro, bar à noite, etc).

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
1 hour ago, Fabio Curvelano disse:

Cara, acho que se for pensar financeiramente não faz tanto sentido...
(Até pela taxa de juros atual)

MASSS eu acho bastante plausivel que você se mude porque a vida foi feita pra ser vivida, só que não usaria a reserva de emergência, talvez seja melhor procurar um novo lugar pra morar alugando msm, ou financiar sem depender da reserva

Mesmo que isso aumente um pouco os 30% dos custos fixos até porque esse novo aluguel vai ter uma parte consideravel de conforto e até prazeres pra você, pensando que vai te possibilitar trazer visitas, trabalhar com mais calma, ter mais paz

Fabio pontuou bem, a taxa de juros agora não incentiva em nada entrar em um financiamento.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
15 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Boa noite, pessoal!

Por ser solteiro e sem filhos, eu diria para você ouvir os gemidos por mais alguns meses, quem sabe um ano, até o cenário melhorar um pouco, enquanto isso ia pesquisando moradia de seu agrado e lá na frente, com um montante maior financiaria seu apartamento com um taxa menor e em menos parcelas.

• HAHAHAHA 1
Link para compartilhar

• 0
Just now, Jaimson Bispo disse:

Por ser solteiro e sem filhos, eu diria para você ouvir os gemidos por mais alguns meses, quem sabe um ano, até o cenário melhorar um pouco, enquanto isso ia pesquisando moradia de seu agrado e lá na frente, com um montante maior financiaria seu apartamento com um taxa menor e em menos parcelas.

A hora de passar por algumas raivas e desconfortos é agora, jovem solteiro e sem filhos, depois vai ver que esses meses a mais de aperto te deu uma condição bem melhor.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...