Jump to content
  • 1

Dúvida Módulo 2 - Aula 1

Convidado Anônimo

Pergunta

Pessoal, acabei de entrar no módulo 2 e estou com uma dúvida que tenho certeza ser muito básica (até por isso postei anonimamente, dá vergonha de passar de medíocre aqui rs).

Entrei na ferramenta de gastos que a plataforma oferece e nas aulas o Raul sugere que todo domingo seja imputado lá na ferramenta os gastos que tive. A minha dúvida é: na renda do mês eu coloco aquilo que vou receber ao longo do mês corrente ou aquilo que recebi no mês anterior? Eu sou CLT e recebo meu salário em dois momentos: dia 15 e dia 31. Sempre foi assim e com isso eu tenho uma miscelânea de datas de vencimento, pagamento de contas, etc.  Coisas do mês seguinte que já adianto e pago com o salário do mês vigente, coisas do mês vigente que pago com o salário do mês vigente, enfim. 

Entendendo agora que essa bagunça não deve ser positiva em termos de organização financeira (rs), qual seria a melhor forma de tentar se organizar aqui ou o que é mais "comum"? Eu junto meus salários no dia 31 já guardando para gastos do mês seguinte ou eu uso meu salário do mês vigente para gastos do mês vigente?

Link para compartilhar

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
3 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Pessoal, acabei de entrar no módulo 2 e estou com uma dúvida que tenho certeza ser muito básica (até por isso postei anonimamente, dá vergonha de passar de medíocre aqui rs).

Entrei na ferramenta de gastos que a plataforma oferece e nas aulas o Raul sugere que todo domingo seja imputado lá na ferramenta os gastos que tive. A minha dúvida é: na renda do mês eu coloco aquilo que vou receber ao longo do mês corrente ou aquilo que recebi no mês anterior? Eu sou CLT e recebo meu salário em dois momentos: dia 15 e dia 31. Sempre foi assim e com isso eu tenho uma miscelânea de datas de vencimento, pagamento de contas, etc.  Coisas do mês seguinte que já adianto e pago com o salário do mês vigente, coisas do mês vigente que pago com o salário do mês vigente, enfim. 

Entendendo agora que essa bagunça não deve ser positiva em termos de organização financeira (rs), qual seria a melhor forma de tentar se organizar aqui ou o que é mais "comum"? Eu junto meus salários no dia 31 já guardando para gastos do mês seguinte ou eu uso meu salário do mês vigente para gastos do mês vigente?

Boa tarde, Anônimo!

Antes de mais nada, pode parar com isso de se esconder por conta de "dúvida básica", "dúvida besta" e seus derivativos Hahaha

Brincadeira a parte. Se não se sentir confortável em postar publicamente, tudo bem. Compreendemos. Mas saiba que aqui na comunidade não tem dúvida básica, dúvida sei lá o que. Toda dúvida é bem vinda. E o objetivo aqui tanto nós da moderação como todos os colegas da comunidade é ajudar. 

Então fica tranquilo que realmente todas as dúvidas são válidas. Inclusive essa sua dúvida é muito pertinente!

Vamos lá.

A ideia da ferramenta do orçamento doméstico é ter uma visão clara de para onde está indo o seu dinheiro. E penso que quanto mais simplificarmos seu uso, mais eficiente será.

Existem dois modos aqui de se operar:

- Lançar pela data da compra (regime de competência como conhecido contabilmente falando);
- Lançar pela data da fatura (regime de caixa também um modelo contábil).

Eu particularmente gosto do regime de caixa. Acho muito ais prático operar na data em que o dinheiro entra ou sai. Este modelo no seu cenário, seria: recebi o meu primeiro pagamento do mês dia 15 e foi um total de R$3.000. Então no dia 15 entrou essa grana e nos próximos dias, todas as compras que eu fizer, lançarei como no dia que de fato fiz a compra. "Ah mas a fatura só vence mês que vem". Se eu considerar o valor desprendido como hoje que eu fiz a compra e pensando no bom uso do cartão o qual só devo fazer a compra se eu tiver o dinheiro para pagar a vista (mesmo parcelando depois), eu já estou de certa forma "reservando" meu dinheiro para pagar a fatura lá na frente.

Ainda compartilhando um pouquinho mais do que faço por aqui. No começo do mês eu sei já de valores fixos que entrarão como renda aqui em casa. Logo, através deles eu já sei quanto eu devo gastar em cada categoria. Aqui a brincadeira já começa bacana pois eu sei o quanto eu posso direcionar para cada categoria e assim vou fazendo.

Espero que ajude e estamos aqui em caso de mais dúvidas  =)

• Aí cê deu aula... 4
Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Anônimo, assim como o @Eddy Paulini não existe dúvida medíocre, toda dúvida é válida, pois quem sabe revisa, quem não sabe aproveita a resposta também. Estamos todos aprendendo, fique tranquilo =)

No caso da ferramenta de gastos e o que o Raul sugere, a ideia é registrar TUDO que rola no mês: o que entra, o que sai e pra onde vai. Então, quando ele fala da renda do mês, você coloca o que vai receber no mês vigente. Ou seja, os pagamentos do dia 15 e do dia 31 entram como renda do mês corrente.

Eu também prefiro o regime de caixa. Coloque o que você vai receber no mês corrente, ou seja, seu salário do dia 15 e do dia 31. Mesmo que o salário do dia 31 vá ser usado pro próximo mês, no regime de caixa ele ainda conta como renda do mês que você recebeu. A ideia é que você use o salário que entrou no dia 31 pra bancar os gastos do mês seguinte. Isso é super comum e uma boa prática pra criar previsibilidade nas suas finanças. Assim, você deixa de viver no aperto de “vou pagar com o que entra no dia tal”.

Todo domingo, atualize a ferramenta com base no que você gastou e no que realmente entrou no período. Isso te mantém no controle sem precisar chutar ou antecipar nada que ainda não aconteceu. Adotar o regime de caixa vai te ajudar a enxergar claramente o que tá rolando no mês e separar bem os gastos do mês corrente do planejamento do próximo. Além disso, esse modelo de usar o salário de hoje pros gastos de amanhã cria um colchão de segurança que é ótimo pra evitar estresse com contas e datas de pagamento.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
59 minutes ago, Jediael Arnaldo De Freitas Silva disse:

Pow....a minha dúvida era parecida com essa sua, mas era em relação as parcelas do cartão. Mas com as resposta acima, ja deu uma "luz" de como lançar as compras parceladas do cartão

Boa tarde, @Jediael Arnaldo De Freitas Silva !

Apenas dando um pitaquinho aqui e compartilhando como faço.

Vamos imaginar que fiz hoje uma compra de um relógio de R$ 300. Como não tinha um desconto considerável a vista (para mim no mínimo 10%), eu parcelo o máximo possível sem juros. Mas isso é feito com a premissa de que eu tenho os 300 mango para pagar a vista. Caso contrário, ao invés de estar adquirindo meu relógio, eu estaria é adquirindo uma dívida.

Então, seguindo. Fiz a compra hoje, o valor já entra na fatura do cartão. Vou lançar no meu diagrama com a data de hoje os 300 que eu desprendi. Para o diagrama vai ser como se eu já tivesse então gasto os 300. Só que eu só vou pagar a primeira parcela no mês que vem. Então no mês que vem eu já tenho meu dinheiro reservado para isso. Percebe?

E porque gosto de fazer isso. Aqui em casa temos uma boa noção de nossos custos e quanto pagamos de contas no mês na média. Claro que varia um pouco, imprevistos podem acontecer, etc, mas segue uma linha. Com isso, sempre temos um dinheiro rendendo um pouquinho em uma conta de bancão. Quando chega a época da fatura, todo o dinheiro reservado rendeu uns trocos. O pagamento é feito lindamente! E o controle doméstico fica rendodinho.

Espero que ajude!

• Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
3 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Rapaz, a dúvida não é básica. É boa. Pelo menos eu fiquei com a mesma dúvida, mas resolvi fazer uma média puxando para baixo no que retiro por mês e usar sempre o mesmo número, mas se fosse usar variando como você pensou, não ia saber colocar.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
5 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Meu lindo, o que eu sugiro, e nem é pelo recebendo é pra organizar seu fluxo...

Mês 1 vc recebe no dia 15 e 31, e esse dinheiro vc organiza para ser o dinheiro que vai pagar suas contas do mês seguintes todas. Então dia 1 do "mês 2", tu sabe qunato tem de dinheiro. Junta suas contas todas no dia 1 ou 5. Paga tudo. E os entrar de dinheiro no mês 2, fica pra pagar as contas do mês 3 e assim em diante. Assim, tu não se perde nas contas, no fluxo, com saldo negativo e etc.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...