Jump to content
  • 0

Dúvidas quanto a declaração de IR e outros impostos.

Convidado Anônimo

Pergunta

Entrei na AUVP após receber uma herança, na época não declarei nada pq a herança na verdade foi uma doação financeira do meu avô que ainda está em vida, mas que devido sua velhice adiantou a herança para evitar encargos e tudo mais. Atualmente tenho uma carteira diversificada mas não balanceada ainda, sem contar que gastei certa parte em reforma em um apartamento que alugo por temporada e comprei um carro também, fora que no início que recebi essa grana cometi o erro de alterar um pouco meu padrão de vida, enfim. Minha dúvida é em relação a declaração de imposto de renda na época foi um valor de 750k e hoje em dia tenho um dois aptos no meu nome, 1 carro popular e 500k em patrimônio investido em cripto, renda fixa e variável e internacionais. Estou dentro da faixa de renda que precisa declarar imposto? ( Lembrando que atualmente minhas duas rendas são o imóvel que alugo e uber )

Link para compartilhar

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
54 minutes ago, Convidado Anônimo disse:

Entrei na AUVP após receber uma herança, na época não declarei nada pq a herança na verdade foi uma doação financeira do meu avô que ainda está em vida, mas que devido sua velhice adiantou a herança para evitar encargos e tudo mais. Atualmente tenho uma carteira diversificada mas não balanceada ainda, sem contar que gastei certa parte em reforma em um apartamento que alugo por temporada e comprei um carro também, fora que no início que recebi essa grana cometi o erro de alterar um pouco meu padrão de vida, enfim. Minha dúvida é em relação a declaração de imposto de renda na época foi um valor de 750k e hoje em dia tenho um dois aptos no meu nome, 1 carro popular e 500k em patrimônio investido em cripto, renda fixa e variável e internacionais. Estou dentro da faixa de renda que precisa declarar imposto? ( Lembrando que atualmente minhas duas rendas são o imóvel que alugo e uber )

Boa tarde, Anônimo!

Todo e qualquer patrimônio deve ser declarado. Para a receita ficaria estranho você ter bens que vieram "do nada".

Não sei se você já fazia declaração de IR antes (entendi que não fez), seria bom fazer. Para estar dentro dos eixos e não correr risco de cair em uma malha fina e dar dor de cabeça depois.

O melhor no seu caso é o auxílio de um bom contador. Ele vai te ajudar a direcionar o que é melhor a ser feito para evitar azia. Além de que ele pode melhor que qualquer um avaliar outros pontos que talvez nem saibamos.

Assim você regulariza tudo e anda na linha.

Espero que ajude!

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Com base no que você mencionou, você está dentro da faixa de quem precisa declarar o Imposto de Renda, sim. Se a sua renda anual total (de aluguel e do Uber, por exemplo) for superior a R$ 28.559,70, você está obrigado a declarar. Ou seja, mesmo que o valor da herança tenha sido um valor alto, o que importa para a declaração de IR são os rendimentos anuais. O fato de ter imóveis e outros bens, como o carro e o patrimônio investido, também impacta a declaração. Se o valor do seu patrimônio for superior a R$ 300.000, você também precisa declarar, independentemente de ter ou não recebido rendimentos. O valor que você recebe do aluguel do apartamento entra como rendimento tributável. Então, você precisa incluir esses rendimentos na sua declaração e pagar os impostos sobre isso. A doação que você recebeu do seu avô precisa ser declarada como herança recebida (mesmo que tenha sido antecipada). Dependendo do valor, pode haver isenção de impostos sobre a doação, mas ela precisa ser declarada.

Recomendo que você consulte um contador especializado para te ajudar com todos os detalhes, já que tem uma situação mais complexa (com imóveis, criptoativos e a doação).

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...