Igor Da Fonseca Silva Postado 8 de Janeiro Compartilhar Postado 8 de Janeiro Boa tarde! Estava precisando tirar uma dúvida básica. Caso eu compre uma debênture, cri ou cra, e queira vender antes do vencimento. O que acontece com o investimento, quais perdar eu tenho nesse caso? 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
2 Daniele Vilela Postado 8 de Janeiro Compartilhar Postado 8 de Janeiro 1 minute ago, Igor Da Fonseca Silva disse: Boa tarde! Estava precisando tirar uma dúvida básica. Caso eu compre uma debênture, cri ou cra, e queira vender antes do vencimento. O que acontece com o investimento, quais perdar eu tenho nesse caso? Igor, quando você compra esses ativos, o ideal é segurar até o vencimento, porque aí você recebe exatamente o que foi prometido (juros, correção, etc.). Mas se decidir vender antes, algumas coisas podem acontecer. Debêntures, CRIs e CRAs não têm resgate antecipado pela emissora, então, pra sair do investimento antes do vencimento, você precisa vender no mercado secundário. É como um "mercado paralelo" onde outros investidores podem comprar de você. O preço que você vai conseguir depende de como o mercado está no momento. Esses ativos são marcados a mercado, ou seja, o preço deles varia ao longo do tempo, dependendo das condições econômicas, como: - Taxa de juros: se os juros subirem, o valor da sua debênture/CRI/CRA pode cair (porque os investidores preferem títulos novos com juros mais altos). - Risco do emissor: se a empresa ou projeto parecer mais arriscado, o preço também pode cair. Se você vender quando o mercado estiver ruim, pode perder dinheiro. Por outro lado, se o mercado estiver favorável, dá pra vender por mais do que você pagou. Se vender antes, você não vai receber todos os juros que ganharia segurando o título até o final. Então, é bom avaliar se o valor que está sendo pago no mercado secundário compensa ou não. E tem a tributação: tem IR. Lembrando que as debêntures têm cobrança de Imposto de Renda sobre o lucro, com a tabela regressiva (22,5% a 15%, dependendo do tempo que você ficou investido). Já os CRIs e CRAs são isentos de IR, então isso não entra no cálculo. Ou seja, vc pode ganhar ou perder dinheiro dependendo do preço no mercado secundário. Pode ter prejuízo se o mercado estiver ruim ou se os juros subirem. Se for debênture, ainda tem o desconto do IR no lucro. Por isso, antes de vender, dá uma olhada no preço atual, avalia as condições do mercado e vê se faz sentido pra você. Se o plano era manter até o vencimento, tente pensar bem antes de sair. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
1 Eddy Paulini Postado 8 de Janeiro Compartilhar Postado 8 de Janeiro 1 minute ago, Igor Da Fonseca Silva disse: Boa tarde! Estava precisando tirar uma dúvida básica. Caso eu compre uma debênture, cri ou cra, e queira vender antes do vencimento. O que acontece com o investimento, quais perdar eu tenho nesse caso? Boa tarde, @Igor Da Fonseca Silva ! O problema destes investimentos é que eles não possuem liquidez. As chances de você vender antes do vencimento são praticamente zero. 1 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
1 Daniele Vilela Postado 8 de Janeiro Compartilhar Postado 8 de Janeiro 3 minutes ago, Igor Da Fonseca Silva disse: @Daniele Vilela Muito obrigado! Entendido 100%. Você saberia dizer se os Corporatives Bonds do mercado americano funcionam iguais quanto a liquidez? De nada, fico feliz que tenha entendido! 😊 Sobre os Corporate Bonds no mercado americano, a liquidez pode variar bastante dependendo do emissor, do tipo de título e da demanda no mercado secundário. Diferente de ações, que geralmente têm alta liquidez em bolsas como a NYSE ou NASDAQ, os bonds são negociados no mercado de balcão (OTC), então a liquidez pode ser menor e menos previsível. Bonds de empresas bem conhecidas (como Apple ou Microsoft) tendem a ter mais liquidez porque atraem maior interesse de investidores, esses podem ser negociados com mais facilidade, mas ainda assim, o preço pode variar dependendo das condições do mercado. Bonds de empresas menores ou com crédito mais arriscado (high yield/junk bonds) têm liquidez mais baixa. Pode ser mais difícil encontrar um comprador rapidamente. Já bonds mais próximos do vencimento tendem a ter maior liquidez, porque o risco de mudanças na taxa de juros ou inadimplência é menor. A liquidez no mercado secundário depende da demanda por aquele título específico. Você pode vender antes do vencimento, mas talvez precise aceitar um desconto no preço pra atrair compradores. E só pra complementar, apesar de menos líquidos que ações, os Corporate Bonds geralmente têm liquidez maior que outros produtos como CDBs ou debêntures no Brasil, devido à escala do mercado americano. 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Igor Da Fonseca Silva Postado 8 de Janeiro Author Compartilhar Postado 8 de Janeiro @Daniele Vilela Muito obrigado! Entendido 100%. Você saberia dizer se os Corporatives Bonds do mercado americano funcionam iguais quanto a liquidez? Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Igor Da Fonseca Silva Postado 8 de Janeiro Author Compartilhar Postado 8 de Janeiro @Daniele Vilela Braba! Ajudou muito! 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Pergunta
Igor Da Fonseca Silva
Boa tarde! Estava precisando tirar uma dúvida básica.
Caso eu compre uma debênture, cri ou cra, e queira vender antes do vencimento. O que acontece com o investimento, quais perdar eu tenho nesse caso?
Link para compartilhar
Top Posters For This Question
3
2
1
DIAS POPULARES
8/Jan
6
Top Posters For This Question
Igor Da Fonseca Silva 3 posts
Daniele Vilela 2 posts
Eddy Paulini 1 post
DIAS POPULARES
8/Jan 2025
6 posts
Os mais famosos desse tópico
Eddy Paulini
Boa tarde, @Igor Da Fonseca Silva ! O problema destes investimentos é que eles não possuem liquidez. As chances de você vender antes do vencimento são praticamente zero.
Daniele Vilela
De nada, fico feliz que tenha entendido! 😊 Sobre os Corporate Bonds no mercado americano, a liquidez pode variar bastante dependendo do emissor, do tipo de título e da demanda no mercado secundár
Igor Da Fonseca Silva
Boa tarde! Estava precisando tirar uma dúvida básica. Caso eu compre uma debênture, cri ou cra, e queira vender antes do vencimento. O que acontece com o investimento, quais perdar eu tenho nesse
5 respostas para essa pergunta
Recommended Posts