Jump to content
  • 0

Sugestões sobre Minha Primeira Carteira de Ações

Luan Carlos Gerlach

Pergunta

Boa tarde, pessoal!

Estou montando minha primeira carteira de ações e decidi focar em setores perenes, conforme sugerido pela AUVP Analítica. Minha estratégia é selecionar uma boa empresa dentro de cada setor. Gostaria muito de ouvir a opinião de vocês sobre as escolhas que fiz.

Se trocariam alguma empresa, poderiam me explicar o motivo e sugerir uma substituição? Abaixo está a lista que montei:

Saúde

Serv.Méd.Hospit..Análises e Diagnósticos: ODVP3

Utilidade Pública

Energia Elétrica: CMIG3

Água e Saneamento: SBSP3

Materiais Básicos

Papel e Celulose: KLBN11

Financeiro

Bancos: BPAC11

Seguradoras: BBSE3

Holdings Diversificadas: ITSA3

Bens Industriais

Motores, Compressores e Outros: WEGE3

Material Rodoviário: POMO3

Consumo Não Cíclico

Agricultura: AGRO3

Cervejas e Refrigerantes: ABEV3

Estou aberto a sugestões e feedbacks. Desde já, agradeço a colaboração de todos!

• Brabo 3
Link para compartilhar

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
1 hora atrás, Eddy Paulini disse:

Boa tarde, @Luan Carlos Gerlach !

Parabéns pelos estudos!

Eu deixaria somente um adendo com relação a CMIG. As ações ON do ativo não possuem muita liquidez. Isso gera muitas oscilações de preços o que pode prejudicar a construção do seu preço médio. E se correr para as ações PN, não valem a pena por conta da falta de tag along.

Na minha opinião, não é uma empresa interessante para quem é investidor buy and hold. 

E não consigo opinar sobre POMO3 pois nunca estudei o ativo.

No mais, sua carteira está bem legal!

Ok, obrigado pela sugestão! Vou dar uma olhada e provavelmente substituir o CMIG3 por uma opção mais interessante.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
1 hora atrás, Eddy Paulini disse:

Boa tarde, @Luan Carlos Gerlach !

Parabéns pelos estudos!

Eu deixaria somente um adendo com relação a CMIG. As ações ON do ativo não possuem muita liquidez. Isso gera muitas oscilações de preços o que pode prejudicar a construção do seu preço médio. E se correr para as ações PN, não valem a pena por conta da falta de tag along.

Na minha opinião, não é uma empresa interessante para quem é investidor buy and hold. 

@Eddy Paulini Desculpe a pergunta, mas o que considera uma boa liquidez? Acima de quantos milhões?

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
28 minutes ago, Pedro Henrique Vaz Ghisolfi disse:

@Eddy Paulini Desculpe a pergunta, mas o que considera uma boa liquidez? Acima de quantos milhões?

@Pedro Henrique Vaz Ghisolfi pode perguntar a vontade! Trocar uma ideia é sempre bom  =)

Para mim, uns 2 milhões diários já é bacana.

Mas ainda sobre a CMIG e as ações ON tem o fator free float. São poucas ações negociadas em bolsa em comparação as PN o que gera a oscilação das cotações. Aqui que deixo de ver com bons olhos. Fora que se a empresa não está dando tanta liquidez para as ações ON que são as ações na posse dos controladores, entendo que a empresa não está buscando novos sócios o que vai um pouco contra nossa ideia de investir que é justamente nos tornarmos sócios (não sócios controladores, claro. Mas pequenos sócios) e crescermos junto da empresa.

• Brabo 4
Link para compartilhar

• 0
1 hora atrás, Felipe Braz Sant'anna disse:

O que te chamou atenção no BPAC11? É mais curiosidade pois nunca olhei este banco para investir

Dentre os bancos, considerei que o Itaú já estava representado na minha carteira pela Itaúsa, e o Banco do Brasil pela BB Seguridade. Entao, acabei optando pelo BTG (BPAC11) ao invés de Bradesco ou Santander que foram as outras opções que escolhi.

Editado por Luan Carlos Gerlach
  • Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
On 08/01/2025 at 17:56, Eddy Paulini disse:

@Pedro Henrique Vaz Ghisolfi pode perguntar a vontade! Trocar uma ideia é sempre bom  =)

Para mim, uns 2 milhões diários já é bacana.

Mas ainda sobre a CMIG e as ações ON tem o fator free float. São poucas ações negociadas em bolsa em comparação as PN o que gera a oscilação das cotações. Aqui que deixo de ver com bons olhos. Fora que se a empresa não está dando tanta liquidez para as ações ON que são as ações na posse dos controladores, entendo que a empresa não está buscando novos sócios o que vai um pouco contra nossa ideia de investir que é justamente nos tornarmos sócios (não sócios controladores, claro. Mas pequenos sócios) e crescermos junto da empresa.

Maravilha, muito obrigado @Eddy Paulini

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
On 08/01/2025 at 15:29, Eddy Paulini disse:

@Luan Carlos Gerlach gostei da tua carteira também!!

POMO3 consigo opinar um pouquinho.. já estudei o ativo e já trabalhei em um projeto na sede da empresa. Tenho no portfolio desde final de 2020 e venho aportando nela. Gosto porque conheço a gestão e acho eficiente, com mercado sólido e um produto de qualidade com uma fábrica de primeira.

Ela ficou "andando de lado" uns 2 anos desde que investi, mas agora tá uma curtição. Compra forte aí, bora pressionar esse book de oferta!!

image.png.47caa813ceb60ec34f031f4498f68148.png

image.png.cf23a72040d2d2863ea384e149ee74be.png

• Brabo 4
Link para compartilhar

• Criar novo...