Jump to content
  • 0

Materiais básicos na carteira visando valorização de patrimônio: análise de Klabin/Suzano/Irani

Nilton C M Brum Jr

Pergunta

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1

Há uns 8 meses (antes de fazer o curso da AUVP) fiz um estudo sobre a Irani, apenas com o conhecimento que tinha no momento e achei interessante alguns pontos que vou comentar abaixo. Só vou deixar de pré-aviso que não aprofundei muito e depois apenas acompanhei superficialmente com uma olhadinha nos resultados trimestrais. Pode ser que algo já esteja incoerente ou tenha mudado sem eu ter acompanhado mais profundamente.

• A empresa vem investindo na plataforma GAIA, que visa melhorar a sustentabilidade e operacionalidade da empresa. Espera-se resultados no futuro. Parte da alavancagem está relacionada com a plataforma;
  • Acompanhando o Linkedin e redes sociais da empresa, percebe-se que os colaboradores estão bem engajados e acredito que seja uma boa empresa para se trabalhar;
  • É uma empresa com boas práticas ESG, principalmente no quesito da sustentabilidade, caso isso seja relevante para ti;
  • Em 2023 teve um lucro não recorrente elevado por algum benefício fiscal que não recordo ao certo;
  • O setor de embalagens e papelão ondulado em si não é tão perene, mas acredito que tenha potencial para se manter, principalmente com a tendência a diminuirmos o uso do plástico;
  • É uma empresa que não possui uma vantagem competitiva sólida, pois o preço das aparas e do dólar afetam bastante o resultado financeiro da empresa.

Com certeza tem muito mais coisas para serem analisadas, estou apenas comentando a minha percepção que tive na época. Salvei no ''assistir mais tarde''. Voltarei a estudar ela mais para frente, quando minha carteira estiver mais sólida hehehe, talvez acabe aportando uma pequena parte da ponta da pirâmide. Espero ter ajudado de alguma forma.

• Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
40 minutes ago, Lourenco Joao Vicenzi disse:

Há uns 8 meses (antes de fazer o curso da AUVP) fiz um estudo sobre a Irani, apenas com o conhecimento que tinha no momento e achei interessante alguns pontos que vou comentar abaixo. Só vou deixar de pré-aviso que não aprofundei muito e depois apenas acompanhei superficialmente com uma olhadinha nos resultados trimestrais. Pode ser que algo já esteja incoerente ou tenha mudado sem eu ter acompanhado mais profundamente.

• A empresa vem investindo na plataforma GAIA, que visa melhorar a sustentabilidade e operacionalidade da empresa. Espera-se resultados no futuro. Parte da alavancagem está relacionada com a plataforma;
  • Acompanhando o Linkedin e redes sociais da empresa, percebe-se que os colaboradores estão bem engajados e acredito que seja uma boa empresa para se trabalhar;
  • É uma empresa com boas práticas ESG, principalmente no quesito da sustentabilidade, caso isso seja relevante para ti;
  • Em 2023 teve um lucro não recorrente elevado por algum benefício fiscal que não recordo ao certo;
  • O setor de embalagens e papelão ondulado em si não é tão perene, mas acredito que tenha potencial para se manter, principalmente com a tendência a diminuirmos o uso do plástico;
  • É uma empresa que não possui uma vantagem competitiva sólida, pois o preço das aparas e do dólar afetam bastante o resultado financeiro da empresa.

Com certeza tem muito mais coisas para serem analisadas, estou apenas comentando a minha percepção que tive na época. Salvei no ''assistir mais tarde''. Voltarei a estudar ela mais para frente, quando minha carteira estiver mais sólida hehehe, talvez acabe aportando uma pequena parte da ponta da pirâmide. Espero ter ajudado de alguma forma.

Reforçou minha aversão haha Tenho a impressão de que a qualquer momento qualquer uma das duas poderá "engolir" a Irani, se não for com uma aquisição, será com a ocupação do espaço dela no mercado. Apesar de ter espaço para crescer, ela não parece ter nenhum diferencial que a torne competitiva em relação à Klabin por exemplo. Que por sua vez é independente na sua cadeia de produção e poderia a qualquer momento esmagar a Irani no mercado de papelão ondulado. Se crescer mas não sobreviver, não adianta...

Editado por Nilton C M Brum Jr
  • Brabo 3
Link para compartilhar

• 1

Klabin: 

Pontos positivos

1 - Setor perene - instituição solida mercado consolidado - plastico x papelão

2 - História de crescimento - empresa centenária e verticalizada com muita vantagem competitiva

3 - Custo de dívida muito baixo e com um fluxo constante de dividendos 

4 - Portfólio bastante diversificado de produtos

5 - Payout alto e patrimonio elevado

Pontos negativos

1 - Altos investimentos no curto prazo aumentou a alavancagem

2 - Alta dependência do cambio - exportações

3 -  Muitas etapas do seu operacional (manufatura, silvicultura, logística)

4 - Cenário macro -esfriando afeta nas encomendas de embalagens e afins 50% marketing share vem da const. Civil e cenario externo

5 - Precisa de melhorias na governança corporativa - Investimento de expansão são valores muito altos, custos e outros 

Claro que não é uma recomendação de compra, hoje no meu criterio está um pouquinho caro, mas tento fazer esse exercicio em cada empresa que vou aportar, 5 pontos positivos x 5 negativos. 

Editado por Clelmo Rodrigues Lucio
  • Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...