Jump to content
  • 0

Existe padrão no corte da taxa de juros?

Daniel Satoy

Pergunta

Olá! Eu estava assistindo a Aula 7 do Módulo 3 que fala sobre marcação a mercado, onde o Raul fala sobre o ganho que a gente tem no Tesouro IPCA+ com o corte da taxa de juros (Taxa Selic).

Nesse contexto, fico com duvida no seguinte: Existe algum padrão ou datas específicas que acontecem o corte na taxa de juros?

Me desculpe se foi uma dúvida muito besta kk sou muito leigo sobre isso ainda ;-;

Desde já, agradeço!

:)

• Brabo 2
Link para compartilhar

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
6 minutes ago, Daniel Satoy disse:

Olá! Eu estava assistindo a Aula 7 do Módulo 3 que fala sobre marcação a mercado, onde o Raul fala sobre o ganho que a gente tem no Tesouro IPCA+ com o corte da taxa de juros (Taxa Selic).

Nesse contexto, fico com duvida no seguinte: Existe algum padrão ou datas específicas que acontecem o corte na taxa de juros?

Me desculpe se foi uma dúvida muito besta kk sou muito leigo sobre isso ainda ;-;

Desde já, agradeço!

:)

Boa noite, @Daniel Satoy !

O que existe de padrão é a reunião do COPOM a cada 45 dias onde se é discutido e decidido o percentual da taxa de juros que no caso é discutido a Selic Meta. Será taxa básica de juros que vemos aplicada.

Agora o quanto ela sobe, desce, mantém, etc, isso é totalmente imprevisível. Existe o boletim focus que dá uma prévia de quais são as expectativas mas nem sempre é acertado. A taxa pode subir devagar como 0,25%, 0,5% ou de forma mais abrupta como 0,75 ou 1%. O mesmo vale para as quedas.

Como existem muitas variáveis a serem consideradas para essa decisão, a mesma fica imprevisível.

Espero que tenha ficado claro!

PS: dúvida besta nada, rapaz! Todas as dúvidas aqui são bem vinda e nos dedicaremos a esclarecer elas  =)

Se tiver mais dúvidas é só mandar!

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 1
1 minute ago, Daniel Satoy disse:

Entendii!

Muito obrigado Eddy! Me ajudou demais! 🙏

@Daniel Satoy apenas a título de curiosidade. No site do banco central é possível ver o histórico da taxa. Vou deixar o link abaixo para você dar uma olhadinha. Vai perceber que a regra é não ter regra  😂

https://www.bcb.gov.br/controleinflacao/historicotaxasjuros

• Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
3 minutes ago, Eddy Paulini disse:

@Daniel Satoy apenas a título de curiosidade. No site do banco central é possível ver o histórico da taxa. Vou deixar o link abaixo para você dar uma olhadinha. Vai perceber que a regra é não ter regra  😂

https://www.bcb.gov.br/controleinflacao/historicotaxasjuros

Olooko!! Agradeço demais!

Realmente kk  não tem regra nenhuma mesmo 😂

• Brabo 1
  • HAHAHAHA 1
Link para compartilhar

• Criar novo...