Jump to content
  • 0

Tesouro Selic

Lucas Maximiliano Novo

Pergunta

Olá tudo bem?

A pergunta pode parecer meio tosca mas infelizmente eu não entendi muito bem rsrs.

Quando eu entro para investir no Tesouro Selic (no BTG) aparece duas opções: Tesouro Selic 2027 e 2029

Tesouro Selic 2027 está com uma taxa de juros de 0,05% e o Tesouro Selic 2029 está com uma taxa de juros de 0,11%

A minha dúvida é a seguinte, essa taxa de juros ela é anual ou mensal? Além disso atualmente em 09/01/2025 a taxa Selic não está em 12,25%? Por qual razão seria o valor de 0,05% e por qual razão possui uma diferença de 0,06% de um para o outro Tesouro Selic? 

• Brabo 2
Link para compartilhar

1 resposta para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
5 minutes ago, Lucas Maximiliano Novo disse:

Olá tudo bem?

A pergunta pode parecer meio tosca mas infelizmente eu não entendi muito bem rsrs.

Quando eu entro para investir no Tesouro Selic (no BTG) aparece duas opções: Tesouro Selic 2027 e 2029

Tesouro Selic 2027 está com uma taxa de juros de 0,05% e o Tesouro Selic 2029 está com uma taxa de juros de 0,11%

A minha dúvida é a seguinte, essa taxa de juros ela é anual ou mensal? Além disso atualmente em 09/01/2025 a taxa Selic não está em 12,25%? Por qual razão seria o valor de 0,05% e por qual razão possui uma diferença de 0,06% de um para o outro Tesouro Selic? 

Boa noite, @Lucas Maximiliano Novo !

Rapaz, fica frio que aqui não existe pergunta tosca. Toda dúvida é bem vinda e válida. E vamos esclarecer ela!

O que você está vendo aí nestes títulos é um deságio. De forma resumida é uma taxinha a mais sendo paga pelo título que rende exatamente o percentual da Selic que como bem comentou é hoje de 12,25%. 

Essas taxas são sempre demonstradas de forma anual para facilitar cálculos. Mas o rendimento é diário. Existe um valor equivalente que vai ser rendido diariamente para o título considerando que o rendimento anual é hoje de 12,25% + deságio.

O deságio vai ser na prática para atrair investidores. Por conta inclusive deste deságio (ou ágio) é que o tesouro Selic tem a marcação a mercado, mas como este percentual prefixado é pequeno, a marcação é insignificante.

Espero que ajude!

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...