Jump to content
  • 0

Empresa com nota negativa no diagrama do cerrado

Leonardo Hauck

Pergunta

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
1 hour ago, Leonardo Hauck disse:

Olá pessoal, tenho uma dúvida sobre o que fazer quando uma empresa que eu decidi colocar no topo da pirâmide fica com uma nota negativa no diagrama do cerrado, pois as empresas com nota menor que 0 não consideradas no diagrama, então como eu decido quanto vou aportar naquela empresa ? 

Bom dia, @Leonardo Hauck !

Empresas de topo de pirâmide normalmente terão notas baixas mesmo. Aqui não tem muito como fugir. Se foi uma empresa que você estudou a fundo, decidiu realmente se tornar sócio dela e assumindo o risco, o diagrama fará a parte do racional dizendo que neste momento a empresa não está viável para receber investimentos. O risco está muito alto e as chances de dar problema estão aí.

Se quiser realmente ainda assim investir nela, deixe a nota positiva. Mas isso não vejo com bons olhos. O diagrama serve justamente para evitarmos qualquer viés emocional nos investimentos e dar essa "burlada" nele é fazer com que ele deixe de nos prevenir do emocional. 

• Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar

• 0
3 horas atrás, Leonardo Hauck disse:

Olá pessoal, tenho uma dúvida sobre o que fazer quando uma empresa que eu decidi colocar no topo da pirâmide fica com uma nota negativa no diagrama do cerrado, pois as empresas com nota menor que 0 não consideradas no diagrama, então como eu decido quanto vou aportar naquela empresa ? 

Se a empresa que você quer no topo da pirâmide tá com nota negativa no Diagrama do Cerrado, é um sinal de alerta, porque ela não tá atendendo os critérios básicos da análise. O ideal seria revisar o que tá pesando na nota negativa: pode ser um problema de endividamento, margem apertada, governança ou algum outro ponto crítico. Então, empresas de topo da pirâmide tendem mesmo a ter notas mais baixas no Diagrama do Cerrado. Isso é quase padrão, porque elas geralmente carregam mais risco – e o diagrama tá ali justamente pra ser o "freio de mão" racional, apontando que, no momento, a empresa não tá viável pra receber aportes. Ele não tá "contra" você investir, mas sim alertando que o risco é alto e as chances de dar ruim estão presentes.

Agora, se você ainda acredita muito nela, mesmo com a nota negativa, uma saída é ajustar o percentual de aporte baseado no risco maior. Em vez de colocar um peso grande, dá pra destinar uma parte menor do seu capital, tipo algo mais simbólico, até que ela melhore os fundamentos e a nota suba. Assim, você se expõe sem comprometer muito sua estratégia.

Se você estudou a fundo, acredita na tese e tá disposto a assumir esse risco, aí é questão de ajustar. O que você pode fazer é deixar a nota positiva no diagrama. Isso não significa ignorar os problemas, mas sim que você tá ciente do risco e tá disposto a investir mesmo assim. Mas, claro, com cautela – coloca um peso menor nos aportes e acompanha a empresa de perto.

No final das contas, o diagrama é uma ferramenta pra te ajudar a ser mais racional, mas quem decide o caminho é você. Só lembra de equilibrar a convicção com o tamanho do risco que tá disposto a carregar.

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• Criar novo...