Jump to content
  • 0

Investir em renda váriavel pela PJ?

Leonardo Souza

Pergunta

Queria abrir uma conversa aqui com os empresários que já investem o dinheiro da empresa em renda fixa, se pensam ou também diversificam o caixa em renda variável.

Entendo ser um altíssimo risco, mas minha ideia é investir em algum índice como um ETF (se for possível) como IVV ou IVVB11.

E na renda fixa, hoje está em CDB, mas não sei se vale a pena arriscar em LCI e LCA, por exemplo, para buscar um pouco mais de rentabilidade.

• Brabo 2
Link para compartilhar

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

@Leonardo Souza, tudo bem?

Em regra geral, não vale a pena investir pela PJ, além das opções de investimentos serem menores que para a PF (ex.: PJ não pode aplicar em LCI e LCA), a empresa sempre pagará 34% entre IR e CSLL sobre o rendimento do investimento, ou seja, se em um investimento houver a cobrança de 15% na fonte sobre o que rendeu, será pago depois pela empresa a diferença que é de 19%.

Agora, se a ideia é ter um rendimento nos valor que a empresa utiliza para o dia-a-dia e para futuras inovações, o ideal é que o valor do caixa, de até 22 dias, seja investido em Compromissada e o restante em boas aplicações como CDB's. 

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
On 10/01/2025 at 16:43, Samuel Dambros disse:

@Leonardo Souza, tudo bem?

Em regra geral, não vale a pena investir pela PJ, além das opções de investimentos serem menores que para a PF (ex.: PJ não pode aplicar em LCI e LCA), a empresa sempre pagará 34% entre IR e CSLL sobre o rendimento do investimento, ou seja, se em um investimento houver a cobrança de 15% na fonte sobre o que rendeu, será pago depois pela empresa a diferença que é de 19%.

Agora, se a ideia é ter um rendimento nos valor que a empresa utiliza para o dia-a-dia e para futuras inovações, o ideal é que o valor do caixa, de até 22 dias, seja investido em Compromissada e o restante em boas aplicações como CDB's. 

Boa, não sabia sobre o CSLL, continuo no simples e vi que isso já está inclusive no imposto composto, mas no lucro presumido ou real é realmente cobrado um valor bem mais relevante. Ideal é seguir no CDB mesmo.

Link para compartilhar

• Criar novo...