Jump to content
  • 0

Análise scutllebut


Leonardo Hauck

Pergunta

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
1 hora atrás, Leonardo Hauck disse:

Oi pessoal, gostaria de saber de vocês, vocês demoram aproximadamente quanto tempo para aplicar a análise scutllebut em uma empresa ? 
E quais documentos do RI vocês utilizam para responder as perguntas ? 

Bom dia, @Leonardo Hauck !

A depender do tempo disponível para estudar a empresa, um mês fácil  😅

O formulário de referência é um documento interessante pois ali é possível pegar já diversas informações de cunho de riscos, projeções da empresa, gestão administrativa, em alguns até mesmo formas de remuneração da diretoria e controladores, dentre outros. Não é necessário ler o documento inteiro, até porque normalmente ele tem umas 400 páginas ou mais Haha. Mas tem informações legais para pescar e com prática, você vai indo direto aos pontos. O sumário no começo do documento ajuda.

Depois tem os relatórios do 4T do ano que costuma mostrar um fechamento completo do exercício bem como guidance para o próximo. Aqui é um trabalho de ir avaliando alguns anos da empresa para entender como foram seus resultados ao longo do tempo bem como entender como ela fez tais resultados. Ler relatórios intermediários a isso como os outros relatórios trimestrais mostra este andamento mais de perto. Pois ali, poderemos ver o momento em que as empresas fizeram investimentos, colheram frutos de algum investimento/projeto anterior, encarou alguma adversidade, etc.

Reforçando que talvez nem todas as perguntas sejam respondidas lendo os relatórios. Tem algumas que são bem difíceis de se conquistar as informações. Mas lembrando que para colocar o método e prática, não é preciso responder todas as perguntas. Claro que quanto mais conseguir melhor. Mas entenda o método como um refinamento dos estudos sobre uma empresa e não necessariamente um obrigação. 

 

Por fim, até recomendo a leitura do livro "Ações comuns, lucros extraordinários" que é o livro sobre este método. Nele o Fisher explorar mais o porquê de cada pergunta e o que procurar, que tipos de visão ter, o que se atentar e exemplos reais de empresas que ele estudou. Estamos falando de épocas diferentes, mas os conceitos que ele ensina podem ser muito bem aplicado hoje em dia. Por exemplo: a segunda pergunta fala sobre continuar desenvolvendo processos e produtos que aumentariam seus lucros, desempenho, crescimento, etc. Uma empresa que investe forte nisso no que podemos chamar de seu tronco principal e algumas de suas ramificações tende a ser muito mais eficiente do que empresas que tentam novas empreitadas, produtos e/ou serviços que fogem muito de seu ramo principal de atividade. Imagine, por exemplo, uma empresa que faz máquinas começar a investir em compra e venda de terrenos apenas para lucrar com isso. Percebe o quão distante fica uma atividade da outra? Aqui poderemos ter um perigo. Quais as chances de isso dar certo e o quanto a empresa entende deste novo ramo que é tão diferente do que se atua?

Por isso vale muito a pena a leitura!

 

Espero que ajude!

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...